Pesquisar no Blog

sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Setembro Púrpura: conscientização do câncer ginecológico

Campanha busca conscientizar mulheres sobre a existência do câncer ginecológico e a importância do diagnóstico precoce


O mês de setembro é voltado para a conscientização do câncer ginecológico que consiste em qualquer tumor maligno desenvolvido no útero, ovário, vulva ou vagina. Pensando nisso, o Hospital Felício Rocho aderiu à campanha Setembro Púrpura.


“Esse tipo de câncer é bastante frequente, porém pouco falado. Nosso intuito com a campanha é alertar às mulheres sobre a existência dos tipos de câncer ginecológicos e ressaltar a importância de se consultar regularmente com o ginecologista. Somente desta forma, teremos a chance de fazer um diagnóstico precoce e com maiores chances de cura”, explica Dra. Karla Schettino, médica ginecologista do hospital de Belo Horizonte.


A ideia do Setembro Púrpura surgiu em 1999, quando a Foudation Women’s Cancer percebeu a necessidade de abordar e conscientizar as mulheres sobre esses tipos de câncer. Desde então, a instituição lidera campanhas no mundo todo.


De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), no Brasil, excluídos os de tumores de pele não melanoma, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre mulheres. Para o ano de 2022 foram estimados 16.710 casos novos, o que representa uma um risco considerado de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres (INCA, 2021). Na maioria das vezes, o câncer ginecológico não apresenta sinais ou sintomas em sua fase inicial.


“Isso cria um grande desafio! Se a mulher for esperar por sintomas para procurar um médico, em geral o diagnóstico é tardio e os resultados do tratamento serão piores”, alerta a médica. A profissional ressalva a importância de ficar atenta à dor pélvica persistente, sangramento vaginal anormal, anormalidades na vulva ou vagina, inchaço abdominal e flatulência, alterações intestinais, dor lombar persistente, febre persistente, perda de peso acentuada e fadiga.


“A presença de um ou mais desses sinais não significa que a mulher tenha um câncer ginecológico, mas significa que ela merece uma avaliação especializada. Por isso, o acompanhamento médico é tão importante para investigar cada caso”.
De todos os tumores ginecológicos, o câncer do colo uterino é o mais frequente na população brasileira, segundo o INCA. E é exatamente ele o único que possui exames de rastreio e medida preventiva específica.


Para a ginecologista, é fundamental que a mulher que tenha indicação realize, de maneira regular, o exame de rastreio, popularmente conhecido como ‘preventivo’ ou ‘Papanicolau’. “Além da consulta anual, vacinar-se contra o HPV também auxilia para evitar o desenvolvimento do câncer do colo uterino” explica. “Com a vacinação em massa contra o HPV, podemos quase que acabar com os casos de colo de útero em alguns anos”, completa.


O tratamento de todo câncer é individualizado, e com os tumores ginecológicos não seria diferente. “Para definir a melhor estratégia, são levadas em consideração algumas características do tumor, como sua localização, qual é o seu subtipo, seu tamanho, se existem metástases. Existem diferentes modalidades de tratamento, como cirurgia, radioterapia, quimioterapia e braquiterapia, podendo ser usadas sozinhas ou associadas”, conclui Dra. Karla.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados