As franquias do segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar atingiram crescimento superior a 10,5% em 2021 e, no segundo trimestre de 2022, as redes desse mercado já registraram o terceiro melhor desempenho de todo o franchising, com alta estimada de 20,1%. Os dados são da ABF – Associação Brasileira de Franchising.
Os negócios da área de saúde têm se apresentado como uma excelente maneira de diversificar investimentos. Inclusive, tenho notado um movimento interessante de investidores que já possuem negócios em outros segmentos de mercado, como alimentação e moda, por exemplo, buscando alternativas para ampliação do leque.Para investir em um negócio do setor de saúde, será necessário redobrar atenção com uma série de particularidades. Recomendo começar analisando as necessidades da população, os gaps de mercado e avaliando as melhores maneiras de conectar a empresa e os serviços prestados às pessoas. Preencher uma lacuna deixada pelos serviços de saúde disponíveis pode ser um bom caminho.
Também indico que se faça um estudo relacionado ao emprego de tecnologia no negócio. A inovação é a chave para o sucesso de boa parte das empresas na sociedade atual e certamente continuará sendo um dos pilares no futuro. Com a pandemia, houve um avanço considerável no uso da tecnologia na saúde, seja no desenvolvimento das atividades fim, junto aos pacientes, ou na gestão do negócio, que é um ponto especialmente relevante para a operação de uma empresa saudável.
Outro aspecto especial tem relação com a responsabilidade técnica das atividades desenvolvidas na empresa. Vamos supor que você resolva investir na abertura de uma franquia de clínica odontológica. Para operá-la com segurança, seguindo todas as recomendações dos Conselhos de Odontologia, é exigido que um profissional de Odontologia graduado e habilitado tenha participação no negócio e possa atestar todos os procedimentos realizados na clínica.
Atenção aos códigos de conduta ética é outro ponto de relevância. A melhor maneira de se guiar, é acompanhar o que o Conselho Federal da área propuser. Como no nosso exemplo falamos em clínicas odontológicas, o correto, nesse caso, é seguir o Código de Ética do Conselho Federal de Odontologia, que orienta desde a condução de tratamentos até à exposição de informações em redes sociais.
Por fim, mas não menos importante, temos também as questões ligadas à gestão do negócio. Quando se investe em uma franquia, o esperado é encontrar um modelo já testado, com soluções que realmente funcionam. Esse know how é desejado em todas as frentes relacionadas à operação da empresa e, claro, inclui a gestão do negócio. Ao ampliar as áreas de atuação e abrir negócios em segmentos que ainda não haviam sido explorados, ter um ecossistema completo, que ofereça o suporte adequado para gerir a empresa de A a Z é imprescindível, visto que cada setor tem suas particularidades e peculiaridades. Se a franquia oferece soluções de gestão detalhadas, que contemplem administração, financeiro, marketing, gestão de pessoas, tecnologia, social e outras frentes, o franqueado tem mais tranquilidade e segurança para operar e alcançar o sucesso.
É claro que investir em um negócio na área de saúde vai exigir trabalho, atenção, disciplina e, principalmente, atendimento humanizado. Porém, é possível alcançar uma boa lucratividade com um negócio nesse segmento. Só é preciso se dedicar para prosperar!
Faisal Ismail - odontólogo,
sócio-fundador e presidente da rede de franquias de clínicas odontológicas
Odontolatina, que conta, atualmente, com 42 operações no Brasil e no Paraguai – www.odontolatina.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário