Movimentos de autoaceitação, inclusão e a necessidade de quebrar tabus devem impulsionar cada vez mais transformações no setor de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos; tema foi debatido por institutos de pesquisas e players do mercado no último dia da Semana ABIHPEC de Mercado
A Semana ABIHPEC de Mercado 2022
chegou ao seu último dia (16) com um saldo extremamente positivo pelas
reflexões que proporcionou à audiência. O evento, promovido pela Associação
Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, abordou
durante cinco dias, temas de impacto na indústria de HPPC. Trouxe especialistas
para apresentar um profundo panorama global do consumo, tendências tecnológicas
e de inovação, novos olhares para sustentabilidade, movimentos sociais, com
destaque à promoção de inclusão e diversidade.
Nesse último dia do evento, Claudio Viggiani, presidente do
Instituto ABIHPEC, falou sobre os projetos de incentivo à capacitação
profissional em serviços relacionados à beleza, de pessoas em situação de
vulnerabilidade social, com a realização de oficinas de formação. Também
exaltou o “De Bem Com Você -- a Beleza contra o câncer”, programa
de estímulo à autoestima de mulheres em tratamento oncológico; além da
valorização do empreendedor negro, por meio do projeto Beleza Negra que
oferece capacitação em gestão e em serviços de beleza.
O setor de HPPC vive em constante transformação e um dos
impulsos é a diversidade, hoje um movimento que está levantando questionamentos
da sociedade em relação aos padrões estéticos de beleza retratada,
questionamento feito principalmente pela geração mais jovem, que faz com que as
marcas reflitam sobre os conceitos de produtos e traduzindo em campanhas de
marketing essa nova realidade, mais inclusiva, pautada na diversidade.
Em um levantamento apresentado por Amanda
Caridad, analista da Mintel, em pesquisa realizada pelo
instituto com mulheres jovens de 16 a 24 anos, 47% afirmaram que a promoção da
igualdade (raça, gênero) é um indicador importante de uma marca ética. “A
demanda por uma beleza inclusiva é uma medida mandatória e as marcas precisam
dar atenção a isso”, afirmou Amanda.
O movimento de autoaceitação pelo qual o consumidor vem passando
em relação à vários aspectos como cor da pele, textura do cabelo, marcas de
expressão da idade e identidade de gênero, é considerado um grande
impulsionador de inovação para o setor de HPPC. Mesmo que a indústria de
Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos seja considerada uma das pioneiras na
abordagem dessas pautas e na promoção de mudanças, ainda há um forte apelo de
consumidores, para que elas sejam ainda mais inclusivas.
De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto
Locomotiva, 76% dos brasileiros acreditam que seja papel das marcas e empresas
apoiar a diversidade. Nos dados apresentados por Renato
Meirelles, presidente da empresa de pesquisa, 52% da população
brasileira afirma se sentir ofendida quando comerciais apresentam homens e
mulheres no padrão hegemônico de beleza.
No encerramento da Semana ABIHPEC de Mercado, Karla Brandão,
diretora de Gestão, Comunicação e Marketing da ABIHPEC mediou um bate-papo com Regiane
Bueno, vice-presidente de Marketing da Coty, e Denise
Coutinho, diretora de Marketing da Natura. As executivas
refletiram acerca da importância dos temas de diversidade e inclusão e falaram
sobre ações afirmativas realizadas pelas respectivas empresas.
Regiane Bueno disse que está na mão das marcas a chance de
promover a quebra de tabus existentes na sociedade. Um deles, mencionado por
ela, é o olhar baseado na crença de que o homem não pode ser vaidoso e cuidar
de si. O convite à reflexão tem levado homens a se abrirem para a possibilidade
de experimentar o uso de esmaltes, por exemplo, como mostrou a pesquisa da
Mintel, em que 31% dos homens afirmaram fazer as unhas para ocasiões especiais.
Denise Coutinho destacou que é preciso valorizar a beleza presente em suas diferentes formas e idades e comentou sobre a importância do combate ao etarismo por meio de campanhas e ações que provoquem a reflexão e a conscientização, dando como exemplo, campanha recente lançada com o mote #MinhaIdadeNãoMeDefine
Associação
Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos - ABIHPEC
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