Novos hábitos de
consumo alimentar demandam estratégicas diferenciadas nas vendas e na
experiência dos clientes
Desde o início da pandemia,
houve uma redução drástica no uso de cartões-refeição nas regiões comerciais e
um aumento significativo nas residenciais, segundo a Sodexo Benefícios e
Incentivos. A empresa analisou dados de pesquisa global da organização
mostrando que, antes do isolamento social, 84% do consumo com cartões-refeição
se dava nos locais predominantemente comerciais e apenas 16% em residenciais.
Com o advento da crise sanitária, esse número virou para 31% contra 69% e,
agora, passou a 75% contra 25%.
“Se havia uma rotina
estabelecida nas empresas e que parecia ser inabalável era a da hora do almoço.
Munidos com seus cartões-refeição, os colaboradores escolhiam um restaurante
próximo ao escritório e a vida estava resolvida. Praticidade para o
trabalhador, rotatividade garantida para os varejistas. O que ninguém imaginava
era que, de uma hora para a outra, tudo mudaria – e, ao que parece, de maneira
permanente”, avaliou Antônio Aguiar Tombé, diretor de estabelecimentos da
Sodexo Benefícios e Incentivos
De acordo com o executivo,
com a chegada da pandemia de Covid-19, os restaurantes esvaziaram e as pessoas
passaram a se alimentar em casa. “Quando fazemos um recorte do segmento de
franquias, 43% das lojas que aceitavam o cartão Refeição Pass da Sodexo
chegaram a ficar sem ter transações no cartão em abril de 2020. Mas para ajudar
os estabelecimentos e consumidores neste momento em que houve o isolamento,
passamos a fazer uma rápida conexão com os canais online que ajudaram a manter
as transações com esses meios de pagamento”.
Passados dois anos, assegura
Tombé, os números atestam a eficácia dessa estratégia já que, os hábitos
mudaram efetivamente. “Olhando para os primeiros meses de 2022, 57% dos
franqueados continuam aderentes aos canais on-line que além de terem sido
providenciais para a recuperação das vendas, permanecem muito usados pelos
consumidores. Atualmente, 15% do faturamento desses estabelecimentos se dá por
meio da venda digital dentro de plataformas de delivery ou aplicativos
próprios. Essa é uma estatística que sequer existia antes da pandemia”.
Consumo em regiões
residenciais
De acordo com o diretor da
Sodexo, um outro dado importante foi sobre o número de novas lojas de franquia
que passaram a aceitar os cartões-refeição, principalmente estabelecimentos que
ficam em zonas mais residenciais. “E isso se deve à mudança de comportamento no
trabalho. Com o advento do home office ou mesmo o modelo híbrido, as pessoas
passaram a frequentar restaurantes próximos às suas casas e as lojas de
franquia localizadas nessas regiões enxergaram a oportunidade e a necessidade de
aceitar esses meios de pagamento. E a perspectiva é de que as coisas não voltem
exatamente aos níveis do pré-pandemia. Uma pesquisa global da Sodexo apontou
ainda que 92% dos funcionários preferem ou gostariam de continuar trabalhando
no modelo remoto. E isso está virando uma realidade”.
Na concepção de Tombé, para
as franquias, como para todo o varejo, os desafios que seguem são atrair novos
clientes, aumentar a frequência de compras e o valor médio de consumo. E há uma
série de ações importantes para colocar em prática visando esses objetivos. “Em
primeiro lugar, é fundamental olhar sempre para os canais de venda. É preciso
estar disponível para atender o cliente da forma como ele prefere comprar.
Temos percebido o WhatsApp como instrumento poderoso nos últimos tempos”
Outra dica fornecida pelo
diretor é adotar ações promocionais por meio de parceiros que tenham uma boa
base de consumidores. “A Sodexo, por exemplo, conta com o Sodexo Club, uma
plataforma onde estão conectados os 6 milhões de consumidores da marca, dos
quais 70% acessam o aplicativo todos os dias para consulta de saldo. É
nesse momento que impactamos o trabalhador com promoções aderentes às
necessidades deles”.
Além disso, o executivo
destaca que vale investir em redes sociais, em estratégias de fidelização e no
uso de inteligência de dados para analisar o comportamento do consumidor e
obter insights valiosos para tomada de decisão. “E a captação e a análise de
dados entram como fortes aliadas do varejo. Nesse sentido, a Sodexo desenvolveu
a ferramenta Indexo, uma plataforma de dados importantíssima para analisar o
uso dos benefícios e adequar a oferta com base no comportamento do consumidor.
Os insights valiosos obtidos com o Indexo ajudam o varejo a conhecer o público
e tomar decisões assertivas”.
Para Tombé, a inteligência de
dados é fundamental para que as lojas possam adequar sua oferta. “A Sodexo tem
ampla participação no mercado, com 42 milhões de transações por mês. Dessa
posição, oferecemos nosso know-how e visão estratégica sobre o varejo de
alimentação fora do lar e acesso à nossa base de usuários. Assim, conseguimos
ajudar os franqueados a acompanhar as mudanças de comportamento dos
consumidores, atrair mais clientes e aumentar o faturamento”.
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