Estudo aponta que o aumento nos custos das viagens deve incentivar o Staycation no velho continente
À medida que o mundo começa a se recuperar das
restrições do Covid-19, um novo obstáculo tem surgido para os turistas. De
acordo com a pesquisa International Vacation Confidence Index, encomendada
pelo Grupo Allianz Partners, a situação econômica incerta representa o principal
desafio para os viajantes que desejam explorar diferentes países durante o
verão europeu.
O estudo foi realizado pela empresa OpinionWay com
o objetivo de obter uma visão sobre os níveis de confiança em viagens e
identificar os principais desafios enfrentados pelos turistas. Ao total, foram
ouvidas mais de nove mil pessoas na Áustria, França, Alemanha, Itália, Espanha,
Holanda, Suíça, Reino Unido e EUA.
Embora o impacto da pandemia na vida cotidiana
pareça estar diminuindo na maioria dos países, metade dos entrevistados afirmam
que a alta nos custos das viagens deve desencorajar as escapadas no verão
europeu. Da mesma forma, 47% disseram que sua situação financeira tem diminuído
as ambições para os roteiros no exterior. Enquanto isso, aqueles que não estão
planejando viajar pela Europa nos próximos meses, afirmaram que o principal
motivo é o custo das viagens.
Apesar da inflação, os orçamentos previstos para as
férias de verão continuam bastante altos e semelhantes aos vistos no inverno
passado. Entre os entrevistados, 27% não poderão viajar para o exterior por
causa do aumento dos preços e 16% preferem economizar seu dinheiro a se
aventurarem país afora.
Outras preocupações que afligem os turistas são a
crise de saúde (45%), a guerra na Ucrânia (42%), obrigações pessoais (43%) e
profissionais (32%).
“Staycation“ é o novo normal
O Covid-19 obrigou a fechar as fronteiras de muitos
países e fez com que os viajantes passassem a explorar roteiros domésticos,
tendência que veio para ficar, apesar da reabertura. O termo Staycation, junção
entre as palavras Stay (permancer) e Vacation (férias), é usado para se referir
a viajantes que buscam programas turísticos em sua própria cidade. A Itália
(81%), Espanha (75%) e os Estados Unidos (67%) lideram o ranking dos países com
a maioria dos entrevistados que planejam viajar dentro de seu próprio
território durante essas férias. Na Áustria (58%) e na Suíça (57%), no entanto,
os entrevistados consideram principalmente viajar para o exterior.
O impacto do custo de vida nos orçamentos das
férias de verão
O orçamento médio previsto entre os americanos para
as férias de verão deste ano é de longe o mais alto, em € 3.061 ($ 3.222). No
entanto, mais da metade (57%) diz que o aumento dos preços pode significar que
serão forçados a revisar seus orçamentos para gastar menos. Enquanto quase
todos os espanhóis e italianos concordam que as férias de verão são
importantes, ambos declaram os orçamentos mais baixos, em € 1.585 e € 1.607,
respectivamente. Nesses países o medo da inflação também é alto. Dois terços
dos espanhóis (66%) e mais da metade dos italianos (59%) disseram que este
aumento de preços provavelmente causará um impacto negativo em suas férias
neste verão.
Descanso é o objetivo número um
Os entrevistados em todos os países, exceto
Espanha, citaram que férias relaxantes e repousantes são sua principal
esperança para este verão. No território espanhol, a maioria dos entrevistados
(48%) espera ir para a praia ou beira-mar. Os americanos, no entanto, são mais
propensos a dizer que querem visitar familiares e amigos (28%). Eles devem
dedicar o período para fazer compras (19%), assim como os holandeses (19%).
Enquanto os austríacos (14%) devem aproveitar as férias para praticar um
esporte ou hobby.
Comentando a pesquisa, Joe Mason, Diretor de
Marketing de Viagens do Grupo Allianz Partners, disse: “Tenho o prazer de
compartilhar os resultados da segunda edição do International Vacation
Confidence Index, em que focamos, pela primeira vez, no período de
férias de verão com esta pesquisa internacional. A boa notícia é que a
confiança na capacidade de viajar está amplamente estabelecido em todos os
países pesquisados. As férias de verão são extremamente importantes para as
pessoas e um momento valioso para tirar um tempo para relaxar e se conectar com
a família e entes queridos. À medida que avançamos para o primeiro verão em
três anos com poucas restrições de viagem, devido ao Covid, é particularmente
interessante ver que a pandemia não é mais a principal preocupação dos veranistas.
No entanto, as férias dentro de casa parecem ser uma tendência que veio para
ficar, com muitos planejando ficar em seu país de origem este ano, pois lidam
com o aumento do custo de vida e viagens”.
Para o executivo, a pesquisa é de extrema
importância para o mercado porque fornece uma compreensão abrangente do
comportamento do consumidor. “Estudos como este são fundamentais para nós, da
Allianz Partners, pois garantem que estamos ofertando serviços que atendem às
necessidades em constante evolução de nossos clientes e também nos dão a chance
de ouvir suas preocupações”, finaliza.
Allianz Partners
https://www.allianz-partners.com.br/
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