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Pesquisa de mercado, definição de metas e adesão à
venda online são algumas das dicas para alavancar os negócios
De acordo com dados do Sebrae, 24,4% das micro e pequenas empresas fecham as portas antes de completar dois anos de funcionamento. Considerando um período de quatro anos, o índice de falência é de quase 50%. Os principais fatores para isso são a falta de planejamento estratégico e o não levantamento de informações do mercado em que estão competindo.
É por isso que um plano de ação é importante. Traçar estratégias ajuda a diminuir os custos de uma empresa e aumentar os lucros, principalmente no ramo farmacêutico. Para drogarias, um plano de ação é uma espécie de manual, com um cronograma que engloba atividades diárias e metas que devem ser alcançadas a curto, a médio e a longo prazo. Esse plano deve ser seguido pela gestão farmacêutica e implantado na cultura do negócio.
“É o plano de ação para drogarias que permite que o estabelecimento busque superar metas, garantindo o sucesso do empreendimento. Além disso, o plano de ação serve para reduzir os riscos de más decisões que podem trazer reflexos no fluxo de caixa do negócio e comprometer a saúde financeira da empresa”, explica Carlos Soccol, diretor de marketing da MyPharma, startup especializada que auxilia farmácias nas vendas e-commerce com ferramenta especializada para loja virtual.
Com metas traçadas, fica mais fácil evitar que as decisões posteriores
saiam do que foi pré-estabelecido no plano de ação. “Estar no mercado significa
competir. Por isso, é importante que o plano de ação para drogarias não tenha
apenas o objetivo de sobreviver no mercado, mas crescer e ter competitividade”,
reforça.
Como montar um plano de ação para drogarias
Para montar um plano de ação para farmácias e drogarias, é preciso que todos os sócios estejam reunidos e algumas perguntas precisam ser respondidas, como, por exemplo; onde estou; em que lugar eu quero chegar e como eu quero chegar lá. Se essas perguntas forem respondidas com facilidade pelos sócios, isso quer dizer que todos têm uma visão nítida de como está o mercado farmacêutico. Desta forma, traçar um plano de ação pode ser uma tarefa mais simples. Em caso de dificuldade, é preciso fazer uma análise aprofundada, para entender os objetivos do negócio. As respostas dessas três perguntas vão nortear o plano de ação para a drogaria.
O primeiro passo para traçar o planejamento estratégico de uma drogaria é definir missão, visão e valores da empresa. A missão engloba o porquê da existência do estabelecimento. Já a visão se trata de onde seu negócio quer chegar em alguns anos. Os valores são os princípios que devem estar presentes na atuação da empresa.
Depois dessa definição, é preciso traçar os
objetivos estratégicos para o ano. “Se for o primeiro ano da empresa no mercado
farmacêutico, você pode definir esses objetivos por meio de uma boa pesquisa de
mercado, além de projeções de crescimento. Se não for o primeiro ano da
empresa, os objetivos podem ser definidos a partir dos resultados do plano de
ação do ano anterior ou a partir de feedbacks da equipe e dos consumidores”,
reforça o diretor de marketing da MyPharma, Carlos Henrique Soccol.
Feedback e metas
A definição dos objetivos estratégicos não parte do “feeling” do gestor,
mas de dados objetivos e de feedbacks do negócio. E esse feedback precisa ser
colhido com colaboradores e com clientes, por meio de questionários e de
pesquisas de satisfação.
Depois disso, a dica é definir metas específicas e pontuais. Se, por
exemplo, um dos objetivos específicos for o aumento de 30% nas vendas da linha
de verão, algumas das metas seriam: garantir que sejam oferecidos produtos
dessa linha para todos os clientes que entram na loja, ter pontas de gôndolas
dedicadas a essa linha, ter placas indicando a necessidade de uso diário desses
produtos e deixar o produto carro-chefe da linha disponível para consulta no
caixa e no checkout da farmácia.
“O importante é que cada objetivo específico tenha
metas que devem ser alcançadas para o sucesso do plano de ação. Entender os
resultados passados é fundamental para definir um plano de ação para a
drogaria. Além de estar atento para as tendências e, principalmente,
investir no mercado farmacêutico online, que se tornou destaque nos últimos
anos e, em 2020, teve um crescimento de 137%”, conclui o diretor de marketing
da MyPharma, Carlos
Henrique Soccol.
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