Mudança de hábitos e rotina trouxe modificações no consumo da moda. Destaque para as roupas confortáveis que se tornaram 91,4% mais populares
A pandemia trouxe muitas mudanças na
vida de todos, seja em relacionamentos, rotina ou trabalho, e isso não seria
diferente com a nossa maneira de se vestir. No isolamento social, a maioria das
pessoas deixou o dress code da empresa de lado para investir em looks mais
simples e confortáveis. E, na esteira desse comportamento, os hábitos de
consumo mudaram.
Com mais tempo em casa e conectadas, as
pessoas também estão mais propensas a pesquisar sobre produtos e serviços na
internet. De acordo com o Google Survey, 88% dos shoppers conectados da
categoria pesquisam online antes de efetivar uma compra. Além disso, três a
cada quatro consumidores no Brasil compram produtos de moda e beleza em
plataformas online.
Um estudo recente do Google (Beauty
Fashion Trends) indicou que a busca por conforto cresceu seis vezes mais do que
por tendência, com 23,1% respondendo que se sentem confortáveis com roupas que
não dificultam os movimentos. As chamadas roupas de ficar em casa ganharam
popularidade: nesse contexto, pesquisas pelo termo “moletom”, por exemplo,
tiveram um aumento de 91,4%. Em seguida, vem a camiseta, com 44,3%, e a
legging, com 43,7%. Muita gente também se rendeu ao pijama, que virou o
uniforme oficial para o home office. Isso explica as pesquisas por "pijama
para usar todo dia" terem subido mais de 1.000% ano a ano.
Ainda com os escritórios transportados
para a sala e os quartos de casa, além de reuniões que, quando exigem câmera
ligada, mostram apenas o torso e a camisa, o foco foi centralizado na parte de
cima do corpo. Com isso, acessórios como brincos, colares e lenços, que mais
aparecem na chamada de vídeo, tiveram alta de 30%.
A pandemia também abriu espaço para um
salto na procura de roupas e acessórios esportivos. Segundo o estudo, as buscas
pelo vestuário cresceram 73% no último ano. Esse aumento tem relação com as
mudanças de hábitos dos brasileiros, visto que uma parcela tem se dedicado aos
exercícios dentro de casa ou a caminhadas ao ar livre, por exemplo. De uma
busca no Google Shopping para a comparação de preços a vídeos tutoriais de
corrida no YouTube, as pessoas estão em busca de respostas sob medida, como que
tênis
masculino ou feminino comprar? Qual a melhor
roupa para o treino?
Uma coisa é certa: mesmo após a
pandemia, as vidas indoor e outdoor devem seguir unidas, considerando que 60% disseram
comprar moda para usar dentro e fora de casa.
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