Com aumento das vendas digitais, consumidores ficaram ainda mais informados. Profissionais precisam desenvolver habilidades neste novo processo
A compra da casa própria é um dos principais
sonhos dos brasileiros. De acordo com levantamento da Brain Consultoria
Estratégica, 40% dos brasileiros pretendem comprar a casa própria em até dois
anos. O número é bem maior que os 20% registrados no início da pandemia. O
aumento do interesse por imóveis pode ser explicado pela taxa de juros
atrativa, que deixou o investimento em imóveis mais acessível, e pelo fato de o
próprio consumidor passar a ver a casa própria de forma diferente durante a
pandemia.
Grande parte desse público mudou a forma de
encontrar imóveis. Influenciados pela pandemia, os novos consumidores passaram
a buscar por casas e apartamentos pela internet, acelerando uma tendência que
já vinha crescendo para aquisições de menor valor e bens de consumo. Segundo
levantamento do Google realizado no final de 2020, o número de pesquisas
relacionadas a imóveis em outubro teve uma alta de 34% em comparação com o
mesmo período de 2019.
Para o gestor de empresas e especialista em inovação,
Marcos Henrique Santos, essa aceleração de tendência também provocou mudanças
na forma de atuação dos corretores de imóveis. Antes da pandemia, boa parte do
fechamento dos negócios imobiliários era feita de maneira presencial nos
estandes de venda, nos decorados, nas construtoras ou nas imobiliárias.
“Houve uma intensificação no uso de ferramentas
digitais para se alcançar os potenciais compradores, sendo que o corretor
passou a utilizar mais a internet, aplicativos e videoconferências. Já as
incorporadoras passaram a compreender a importância dos canais digitais e
também passaram a investir mais na alimentação de seus conteúdos, como passeios
virtuais, oferecendo mais informações sobre seus empreendimentos e dos locais
onde estão localizados pela internet e mídias digitais”, explica o
especialista.
Dessa forma, os potenciais compradores, já
munidos das informações, passaram a chegar nos corretores e nas incorporadoras
mais informados e, até certo ponto, decididos sobre a compra. “Portanto, o
corretor de imóveis deve estar ainda preparado para agregar a esse consumidor
decidido e bem informado”, completa o fundador da Launch Machine, empresa
especializada em lançamentos imobiliários.
Marcos acredita que o corretor de imóveis ainda
tem papel de identificar o imóvel ideal para cada cliente, após identificar
suas principais necessidades. "Ele precisa ainda estar capacitado a criar
conexão com o cliente à distância. Nos canais on-line, o primeiro passo é
estabelecer a confiança, elemento fundamental para que o cliente evolua para as
outras fases do processo", diz. Ainda de acordo com levantamento do
Google, 28% das pesquisas relacionadas às pesquisas por novos imóveis no
buscador revelavam que a atual moradia não atendia mais às necessidades dos
moradores. Já 25% buscavam realizar o sonho da casa própria.
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