No princípio era o desconhecido, uma crise sanitária sem precedentes que o mundo todo não estava preparado para lidar. Um ano depois, há um pouco mais de sabedoria sobre a gravidade da doença provocada pelo novo coronavírus e a necessidade de medidas coletivas. Mas mais ainda: há a esperança da vacina e da superação da pandemia. Mas nós não somos mais os mesmos.
Em uma crise, independente da dimensão, há essa
trilogia em comum: primeiro não sabemos com o que estamos lidando. Há o medo e
a ansiedade de não ter o controle. Depois, apesar das circunstâncias, é preciso
estudar o cenário, conhecer muito bem as adversidades, na medida do possível e
traçar metas. Em seguida, lidar com a realidade, trabalhar dentro das
expectativas e planejar o futuro.
Mas uma crise, é uma crise e afeta as pessoas de
forma diferente. Há quem consegue ser positivo, em meio ao caos, há quem
esmoreça, há quem perca as esperanças e a produtividade, mas existe também as
pessoas que conseguem aprender com as adversidades e superá-las. Que pessoa
você quer se tornar?
Se você está desanimado e perdeu completamente o
rendimento no trabalho e na vida pessoal nesses tempos difíceis, não se culpe.
Cada pessoa tem um modo de vivenciar as experiências. Você não pode controlar
os seus sentimentos. Mas pode controlar como lidar com eles de forma madura e
ampliando o seu autoconhecimento.
Não é um processo fácil, nem rápido, mas aqui vão
três dicas para você começar. Afinal, toda mudança começa com o primeiro passo,
não é mesmo?
1 - Seja realista
Analise o cenário e seja objetivo. Não busque subterfúgios para se
enganar. Se o assunto é sua vida profissional, estude todos os dados e
soluções. Se está empregado, obtenha informações sobre sua empresa. Peça
transparência. Se a empresa pretende fechar ou demitir, os funcionários
precisam estar cientes para poderem planejar sua carreira. Se você é o
empresário, é hora de analisar suas contas e devolver a mesma dedicação que os
funcionários tiveram com o trabalho. Seja honesto. Não fuja da realidade.
Se sua vida pessoal virou uma bagunça com os novos
tempos, é hora de agir. Delegar responsabilidades dentro de casa e não assumir
tudo sozinha é essencial. Várias pesquisas indicam que as mulheres ficaram
muito mais sobrecarregadas do que os homens trabalhando em casa, pois
precisaram assumir mais tarefas além do trabalho, com os filhos e os afazeres
domésticos, por exemplo.
Mas todos que moram na casa devem dividir as
funções igualmente, certo? Converse com o seu parceiro ou com sua família e
combine tarefas que todos podem fazer dentro da sua realidade sem prejudicar a
si mesmo nem o outro.
2 - Não procrastine
Procrastinar é adiar ou atrasar uma tarefa em detrimento de outra mais
importante. O home office ajudou nessa "atividade". Quantas vezes
você ignorou as dezenas de contratos para ler, a soma das contas para pagar ou
a pilha de louças para lavar para assistir apenas um episódio de uma série?
Nosso cérebro adora nos enganar com pegadinhas,
achando que nós merecemos um tempo de prazer: "só mais um
chocolatinho" ou coisas parecidas. Afinal, a vida já está tão
estressante. Mas o fato é que temos que ter o controle da nossa mente se
quisermos nos desenvolver e ter muito claro nossos objetivos.
3 - Defina metas
Para alcançar um objetivo, é preciso desenvolver metas tangíveis. Se
você precisa organizar o orçamento da sua casa ou empresa, mudar de carreira
porque está infeliz ou porque seu trabalho não gera tanta renda quanto antes.
Mudar de casa ou simplesmente render mais na vida profissional e pessoal, a
mudança deve começar em você.
Priorize as tarefas mais importantes, divida-as em
mini tarefas, veja a melhor forma de organizá-las visualmente. Seja no papel,
em um planner digital, em post-it. Ter uma visão clara do que você precisa
fazer para alcançar suas metas, ajuda na produtividade. A medida que você for
colhendo os resultados da sua organização e prioridades, o seu rendimento
aumenta.
A crise não pode ser uma desculpa para a
estagnação. Todos nós, de alguma maneira, estamos sendo afetados por ela e
todos, nós, de alguma maneira, temos algo a aprender.
Toda crise é uma evolução, uma mudança que exige do
indivíduo e do coletivo um esforço de superação e aprendizado. Você pode
escolher paralisar diante do medo ou crescer e evoluir diante da mudança. A
escolha é sempre sua!
Mônica
Moraes Vialle - Sócia e diretora da MOOM Consultoria e Coaching,
empresa binacional com sedes no Brasil e em Portugal. Master coach, consultora,
palestrante e escritora, obteve sua formação de coaching nas mais importantes
instituições nos EUA: Ohio University, Florida Christian University e no
Brasil: Instituto Brasileiro de Coaching - IBC, Sociedade Brasileira de
Coaching - SBC e Instituto Holos. É mentora e consultora em Liderança,
Coaching, Arquitetura, Urbanismo e Real Estate. Mestre em Arquitetura pela
Universidade de Lisboa, em Portugal, graduada em Arquitetura e Urbanismo pela
PUC, técnica em Edificações pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, cursou
MBA em Gestão de Negócios de Incorporação e Construção Imobiliária na FGV, e especialização
em Real Estate. Seu histórico profissional passa por mais de 20 anos em
posições de liderança em empresas importantes no Brasil.
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