Pesquisar no Blog

domingo, 28 de fevereiro de 2021

. POR QUE EU PAREI DE PERDER PESO? Especialista em Emagrecimento Desmistifica o Efeito Platô e Mostra como Superar Este Desafio.

 Por Que Deixamos De Perder Peso Mesmo Quando Seguimos Rigorosamente Uma Dieta Equilibrada E Praticamos Exercícios Físicos Regularmente?

 



É muito comum durante o processo de perda de peso, com uma alimentação balanceada e uma rotina de exercícios diários, que em algum momento sejamos pegos pelo “efeito platô”. Quem nunca se sentiu feliz pelos ótimos resultados na jornada pela perda de peso e por um estilo de vida mais saudável e, de repente, apesar de todos os sacrifícios, depois de vencer as tentações, você deixa de perder peso? O sentimento de frustração é enorme e você se pergunta “onde foi que eu errei?”.


O importante é não desaminar com o seu propósito de perder peso e de ter uma alimentação mais saudável como estilo de vida. Soluções existem”- afirma a Dra. Bruna Marisa, médica, especialista em emagrecimento, pós graduada em medicina ortomolecular, com diversos títulos em medicina esportiva e membro da SBEM.

Depois de passarmos por uma dieta prolongada, o nosso corpo acaba se adaptando às novas condições alimentares e de condicionamento físico. É como se o nosso corpo entendesse que o melhor a se fazer é diminuir o ritmo do seu metabolismo e gastar menos calorias. Com isso, ele se estabiliza e paramos de perder peso. Pronto, você acabou de entrar no efeito platô.

Não importa o tipo de dieta que você faz, e também não adianta querer brigar com o seu corpo. O efeito platô pode ser um exemplo de autopreservação, uma reação natural e por isso é preciso entende-lo- explica a Dra. Bruna.

A literatura mostra que somente 5% dos obesos que emagrecem, permanecem magros e certamente você quer ser um desses, certo? Então, é preciso lembrar que manter-se magro é um desafio que durará o resto da vida e não somente alguns meses.

Você deverá entender algumas coisas e mudar as estratégias sempre que isso acontecer. O Ideal é ter um suporte profissional. Vejamos algumas dicas da Dra. Bruna Marisa, autora do E book Os 3 pilares do Emagrecimento Saudável e duradouro:

  • A primeira coisa que as pessoas pensam sobre o efeito platô é o seguinte: “Parei de perder peso na balança”, mas isso precisa ser bem avaliado com a bioimpedância ou com as dobras cutâneas, porque às vezes a pessoa está emagrecendo, ganhando massa magra, perdendo gordura, fazendo essa troca, que na verdade é importantíssima, mas o peso se mantém o mesmo, então, esse seria o “ efeito platô enganado” - que não existe – pois o número na balança não é importante.
  • Outra coisa importante é mudar as estratégias tanto de treino quanto alimentares, periodicamente, geralmente a cada dois meses, mas isso precisa ser feito com o acompanhamento de um profissional. Eu por exemplo, costumo dar estratégias para os dias de semana e para os finais de semana, pois é muito necessário dar novos estímulos ao nosso corpo, para ver como ele vai responder.
  • Agora, o que eu coloco sempre como o fator chave e o pilar mais importante para o emagrecimento real e duradouro é a mudança de mentalidade. Para manter-se magro, é necessário ter uma mente que pense “magro”. Eu não só preciso mudar minha alimentação e atividade física, mas preciso fazer disso, o meu estilo de vida consciente, pois sem mudança de mente, não há mudança de vida. Seu emagrecimento será passageiro. – Enfatiza a médica especialista em emagrecimento, medicina ortomolecular, com diversos títulos em medicina esportiva, além de palestrante sobre o tema, Bruna Marisa.


“Vale lembrar que é fundamental manter-se hidratado, cuidar do seu intestino, desinflamar o seu corpo, manter os seus hormônios em equilíbrio e dormir bem

. Estes são hábitos que você terá que levar pelo resto de sua vida.

Somente dietas restritivas não ajudarão por muito tempo, ao contrário. Você irá precisar restringir cada vez mais a quantidade de calorias para manter-se magro e é impossível fazer isso pra sempre.

Por isso é importante que sua dieta seja baseada em comida de verdade, proteínas, gorduras boas, fibras e sempre que necessário, mudar a sua estratégia alimentar com ajuda profissional, seja para evitar o efeito platô, a perda de nutrientes ou mesmo distúrbios alimentares” – completa a Dra. Bruna Marisa.

 



Dra. Bruna Marisa - médica, pós graduada em Endocrinologia, membro da SBEM, pós graduada em Medicina Ortomolecular, especialista em Emagrecimento e Low Carb, com vários cursos na área de Medicina Esportiva, onde também atua. Autora do E-Book: Guia de Emagrecimento Definitivo e Duradouro.

www.drabrunamarisa.com.br

Instagram: @drabrunamarisa

https://youtube.com/drabrunamarisa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados