Pesquisar no Blog

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Intervalo para criança trocar de máscara na escola tem de ser menor

Pediatra também reforça necessidade de medidas de higiene e alerta que pequenos só devem usar álcool gel com supervisão de adulto


Freepik
Recomendada para ser usada a partir dos 3 anos de idade — ou antes se a criança aceitar — as máscaras exigem cuidado maior quando utilizadas em ambiente escolar, alerta a médica pediatra Simone Paiva Laranjo Martins, do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) .


Segundo ela, quando se trata de jovens e adultos o tempo médio de uso da máscara é de três horas. "Mas no caso das crianças menores as máscaras têm de ser trocadas sempre que ficar úmidas e/ou suja, o que costuma ser mais frequente nesta faixa etária e explica a necessidade de troca a intervalos mais curtos".

Para Simone, o uso e a troca frequente de máscara é a forma mais efetiva de diminuir a transmissão da Covid-19 na escola, acompanhada das medidas de higiene recomendadas. A médica alerta, porém, que caso a criança não tolere o uso das máscaras antes dos seis anos de idade, não é necessário forçar.

A pediatra também falou sobre a preocupação dos pais com a retomada das aulas presenciais. "A volta às aulas trouxe para as famílias uma preocupação maior sobre a segurança das crianças ao retornarem à escola frente à pandemia".

A especialista ressalta que as famílias devem manter as crianças em casa enquanto for possível acompanhar o ano letivo por atividades curriculares online. Mas também afirma que, se observadas medidas adequadas de distanciamento social e higiene, não há problema na volta às aulas.

Para a doutora Simone Paiva Laranjo, quanto mais cedo as crianças forem acostumadas com as medidas de higiene será melhor. "A limpeza das mãos deve preferencialmente ser feita com água e sabão. O uso de álcool gel por crianças, entretanto, só pode ser adotado se supervisionado por um adulto".

A pediatra faz um alerta importante: se houver qualquer sintoma típico de um quadro infeccioso, é preciso afastar a criança da escola e procurar o serviço médico rapidamente.

 


Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados