Pesquisar no Blog

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Você sabe o que é e para que serve a Análise do Comportamento

Essa é, hoje, uma das terapias mais indicadas para o tratamento do Transtorno do Espectro Autista


O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por um déficit na comunicação e interação social, e comportamentos restritos. Estas dificuldades afetam não apenas a plena participação do indivíduo na sociedade, como também todo o seu processo de aprendizagem. Com o avanço da medicina e da tecnologia, hoje temos várias terapias e tratamentos que ajudam a minimizar os impactos do transtorno na vida dessas pessoas, e um deles é a Análise do Comportamento Aplicada (ABA). Você conhece? 

De acordo com coordenadora do núcleo de TEA do Núcleo Paraense de Recuperação Motora Cognitiva e Comportamental (NUPA), Giulianna Victoria Yoshie Kume (CRP08/17797), a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) consiste na aplicação dos princípios da ciência na análise do comportamento em contextos de intervenção social. Nela, são utilizados procedimentos para aumentar e refinar o repertório comportamental do paciente com TEA. “O ABA tem como objetivo ensinar e aprimorar habilidades para o indivíduo com TEA. Nesse tratamento, nós investigamos a função do comportamento e utilizamos técnicas que têm como finalidade mudanças comportamentais, facilitando sua aprendizagem e adaptação em sociedade”, elucida. 

Ainda segundo a especialista, essa é uma terapia revolucionária, que possui comprovações de eficácia no tratamento do TEA, sendo a precocidade um fator muito importante, pois quanto antes for realizado o diagnóstico e a intervenção, melhores serão as resposta da criança. Para finalizar, Giulianna alerta sobre a importância de a sociedade conhecer e entender o TEA. “Diante de um transtorno que vem aumentando significativamente, é imprescindível que a sociedade saiba como identificá-lo, bem como desenvolver os mecanismos de intervenção para que autistas possam participar ao máximo da vida em sociedade, possibilitando maior independência e autonomia”.



Sobre o Núcleo Paraense de Recuperação Motora Cognitiva e Comportamental (NUPA)

A clínica é referência no atendimento a pacientes com danos neurológicos e possui equipe especializada em diversas áreas, como: Fisioterapia, Fonoaudiologia, Musicoterapia, Neuromodulação e Terapia Ocupacional. O do NUPA está nos métodos de tratamento avançados, como Theratogs, PediaSuit, Bobath, Integração Sensorial, Contensão Induzida, ABA e DENVER. Para mais informações, acesse as redes sociais Facebook @nupa.belem  e Instagram @nupa.belem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados