Pesquisar no Blog

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Sintomas de Covid-19 podem mascarar doenças ainda mais mortais

Divulgação
Perto de alcançar a marca de 2,5 milhões de mortes pela Covid-19, a pandemia não dá sinais de que está perto do fim. Com 250 mil óbitos, o Brasil é o segundo país com maior número de mortes, atrás apenas do Estados Unidos - que alcançou mais de 500 mil. Entre tantos casos que entram e saem dos hospitais com sintomas semelhantes, um deles chama a atenção e levanta um importante alerta: a morte da estudante paranaense Ellen da Rocha Posselt, de 17 anos. 


A jovem faleceu vítima de meningite bacteriana, uma semana depois de apresentar os primeiros sintomas. Segundo os familiares, inicialmente, os médicos trataram a doença como Covid-19. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a taxa de mortalidade da meningite, caso a doença não seja tratada corretamente, é de 70 a 90% dos casos. 

De acordo com o infectologista e professor do curso de Medicina da Universidade Positivo, Marcelo Ducroquet, alguns sintomas da meningite e da Covid-19 são similares. “Na fase inicial, as duas doenças têm sintomas iguais, como febre e mal-estar. Depois, pacientes com Covid-19 apresentam problemas respiratórios, como tosse e falta de ar. Já a meningite faz o paciente ter sonolência, dores de cabeça e confusão mental - o que é incomum em pacientes com coronavírus”, explica. 

Segundo Ducroquet, é possível confundir a Covid-19 com outras doenças, como dengue, pneumonia e pielonefrite - infecção nos rins. “O mesmo aconteceu em 2009, na pandemia de H1N1. Por isso, nesse período, não podemos deixar de pensar em outros diagnósticos. Nem todos os pacientes com febre estarão com coronavírus, portanto, os médicos precisam ficar atentos a outros cenários”, alerta.

 


Universidade Positivo

universidade.up.edu.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados