Pesquisar no Blog

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Espera pela vacinação pode piorar a saúde mental das pessoas

Falta de previsibilidade causa ainda mais ansiedade e estresse


Com a vacinação em vista, muitos acreditaram que 2021 seria um ano muito melhor, mas com um processo lento a caminho e novos picos de contaminação, principalmente na Europa, não só tem assustado as pessoas, como tem causado muita ansiedade para a chegada da vacinação na população geral.

A vacinação teve início no Brasil no dia 17 de Janeiro, mesmo assim, a faixa com maior parte da população, segundo o IBGE é dos 20 aos 34 anos, e essa parte da população não está nas primeiras fases de planejamento para receber a vacina, que conta inicialmente com os profissionais da saúde e a terceira idade, grupos mais afetados pela pandemia.

Segundo a psicóloga Eloize Franco da Silva, profissional da Clínica Arte Psico, todos esses fatores estão resultando em pessoas mais ansiosas e estressadas, com alterações no sono e na concentração. “Fora isso, ainda há o sentimento de impotência por não poder ajudar amigos e familiares e o fato de não poder vê-los”.

Para conseguir diminuir a ansiedade é preciso manter pensamentos positivos e questionar a veracidade dos pensamentos negativos, realizar atividades físicas e uma boa alimentação. É importante ter momentos de lazer na rotina, fazer atividades que sejam prazerosas, e tentar manter o pensamento no presente.

Controlar a respiração e evitar antecipar eventos futuros, outro ponto necessário é “aceitar a sua condição atual e não se culpar por isso, pensamentos que questionem o motivo disso estar acontecendo ou o que poderia ter feito diferente são disfuncionais e prejudiciais para a saúde mental”, completa a especialista.

Durante a pandemia, traumas de diversos tipos foram vivenciados pela população, o que leva a uma piora da saúde mental do indivíduo “E só um profissional pode ajudar com a saúde da nossa mente, a vacina trará saúde física, mas nem tudo se resolverá com a imunização. Alguém especializado ajudará na adaptação da nova rotina, a aceitação e o manejo para lidar com a ansiedade”, finaliza Silva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados