Pesquisar no Blog

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

CÉLULAS-TRONCO AUXILIAM NO TRATAMENTO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES

Material biológico é a esperança para pacientes com problemas cardíacos

 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), as doenças cardíacas representam, hoje, a principal causa de mortes no Brasil, já tendo vitimado aproximadamente 43 mil pessoas em 2021 e podendo chegar a 400 mil até o fim do ano, segundo estatísticas da entidade.

No entanto, estudos recentes envolvendo o uso de células-tronco também mostram que essa é a esperança de pacientes com algum tipo de deficiência no coração, como afirma o Dr. Nelson Tatsui, Diretor-Técnico do Grupo Criogênesis e Hematologista do HC-FMUSP . "A partir dessas células, coletadas do próprio paciente (que muitos já coletaram preventivamente), é possível gerar novas células e substâncias químicas compatíveis biologicamente que regeneram diferentes tecidos do corpo, incluindo o cardíaco".

Entre os principais resultados conquistados pela terapia celular, destacam-se a melhora na capacidade de bombeamento do sangue e estímulo da proliferação de vasos sanguíneos; redução no tamanho do tecido cicatrizado em até 40%; melhora na função cardíaca e, consequentemente na qualidade de vida, além da reparação da área danificada do coração, melhorando assim, a função do órgão. 

O especialista ressalta ainda que pesquisas como essa vem sendo realizadas há tempos, mas que recentemente o tratamento começou a ganhar força. "A terapia com células-tronco já é uma realidade e a ideia é que ela passe a ser reconhecida cada vez mais nos diversos campos da medicina. Para isso, é de extrema importância que a população se conscientize do quão importante é esse material. Infelizmente grande parte dos materiais ricos em células-tronco, tais como o sangue e o tecido do cordão umbilical, ainda não são extensivamente coletados", diz Tatsui.


 

Criogênesis

https://www.criogenesis.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados