Pesquisar no Blog

domingo, 28 de fevereiro de 2021

Remoção de tatuagem: especialista tira as principais dúvidas

Foi-se o tempo que fazer tatuagem era algo predominantemente  masculino ou comum só entre algumas tribos urbanas, como motociclistas e roqueiros. Hoje em dia, a tatuagem se tornou um acessório e está cada vez mais comum fazer desenhos que tenham um significado associado ao estilo de vida, gostos pessoais e até situações específicas, como o nascimento de um filho. 

Mas, assim como ficou mais fácil fazer uma tattoo, também aumentou o número de pessoas arrependidas e que buscam a remoção de algo feito no impulso. Felizmente, com o avanço da medicina, já é possível remover a tatuagem de forma segura para a saúde da pele

Atualmente, existem três tratamentos mais utilizados para remover tatuagens: Laser, Dermoabrasão e Cirurgia Plástica. Entre eles, o mais comum é o Laser, por ter uma grande eficácia e ser menos invasivo que a cirurgia, por exemplo. E, apesar de não ser um procedimento tão novo, a remoção de tattoo é sempre um assunto carregado de dúvidas.  Por isso, o CEO da Academia da Pele, Dr. Eduardo Kanashiro, reuniu as principais questões que envolvem o procedimento: 

 

    1. Doi?
      O incômodo varia de acordo com a região, tamanho e cores do desenho, bem como da sensibilidade de cada um. Mas a boa notícia é que existem maneiras de diminuir a dor, como com a aplicação de anestesia - tanto tópica quanto injetável. Em alguns casos, também pode ser utilizada a chamada sedação consciente com óxido nitroso, um gás que deixa a pessoa mais relaxada e menos incomodada.
    2. Quantas sessões são necessárias?
      Essa é a pergunta campeã entre os pacientes que optam pela remoção de tatuagem. Não existe uma regra, pois o tamanho e as cores influenciam muito nesse processo. Mas costuma-se partir de um mínimo de oito sessões. Uma informação importante é: as aplicações precisam de intervalos que variam de 30 a 60 dias, por isso, dependendo do tamanho do desenho, a remoção completa pode levar até dois anos.
    3. Todo mundo pode fazer?
      Não, nem todos. Gestantes e lactantes, nunca podem. Outras contraindicações estão ligadas a doenças e tipos de pele, como problemas de cicatrização.
    4. Pode ser feita em qualquer época do ano?
      Poder, até pode, mas a região não deve ser exposta ao sol nas duas semanas seguintes ao procedimento. Por isso, dependendo do estilo de vida e até da profissão do paciente, não recomendo começar esse processo no verão. 
    5. Existe algum preparo para antes e depois das aplicações?
      Sim. Para o antes, é fundamental que a tattoo esteja bem cicatrizada e com a pele da região bem hidratada. O laser também não pode ser feito em peles queimadas do sol. No pós, além de não expor a região ao sol, como falamos, a conduta mais comum é indicar pomadas para ajudar na cicatrização e compressa de gelo no local. Também não é indicado usar roupas ou acessórios que causem atritos na região pelos primeiros 15 dias.  

 

“A remoção de tatuagem é um avanço muito positivo para a medicina já que é totalmente compreensível que todos temos fases da vida em que algumas coisas podem não fazer mais sentido E remover essa marca vai além de só apagar um desenho, é algo que impacta diretamente na autoestima do paciente que não vê mais significado naquela escolha. Só reforço que o procedimento precisa ser feito com profissionais qualificados para a segurança do paciente”, diz Dr. Eduardo. 

 


Dr. Eduardo Kanashiro - Médico com especialização em Cirurgia Geral pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), Cirurgia Plástica pela Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) e Cirurgia Crânio Maxilo Facial pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Além da Academia da Pele, o Dr. Eduardo também é fundador da Clínica Due e foi Investidor Anjo e board advisor da MedRoom, startup brasileira focada no desenvolvimento de aplicações para treinamento em saúde com realidade virtual, vencedora do BIG Starter 2017 com o melhor jogo de educação e finalistas no Serious Games Showcase & Challenge 2017, vendida recentemente para o Grupo Anima. O médico também pertence à associação de investidores anjo BR Angels, formada por mais de 100 CEOs e empreendedores de grande relevância nacional e internacional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados