O ano de 2020 trouxe mudanças drásticas para o marketing digital, ressignificando a forma como empresas e clientes se relacionam. A pandemia do Covid-19 trouxe uma série de novos cenários para a atuação de empresas nas redes sociais, ampliou o tráfego de pessoas nos canais de relacionamento, forçando empresas e marcas que ainda não haviam implementado a transformação digital, implantá-la.
Por isso, ficar por dentro das tendências e implementá-las em sua própria
estratégia de marketing é essencial. Além disso, isso é uma das melhores
maneiras de sair ou permanecer à frente de seus concorrentes no mercado. Veja a
seguir algumas tendências de marketing estratégico para 2021:
Propósito: apenas
as marcas que compreendem profundamente o porquê existem estarão bem
posicionadas para navegar esses tempos complexos e de transformação sem
precedentes. O propósito de uma marca é uma afirmação clara do motivo
fundamental dela existir. É uma declaração de intenção de como ela quer
influenciar positivamente as pessoas e transformar a realidade e o mercado. Ele
também mostra o motivo da marca existir e que diferença ela quer fazer na vida
das pessoas e, em consequência, no mundo. E isso é algo poderoso, que engaja e
motiva todos que tem contato com ela.
Agilidade: um
mundo cada vez mais digital é um dos motivos mais que suficientes para uma
estratégia de marketing ágil capaz de ser adaptada de acordo com as mudanças do
mercado.
Experiências humanas:
as organizações precisam ter visão de serem uma entidade humana que espelham e
suportam os valores das pessoas que elas foram criadas para servir. Hoje, além
de comprar, os consumidores buscam criar experiências com a marca, para assim,
se tornar um público fiel.
Confiança:
para construir confiança nesses tempos turbulentos, as marcas precisam olhar
além dos dados demográficos e entender o que as pessoas realmente valorizam.
Participação:
hoje é necessário criar estratégias de engajamento para gerar conexão com os
consumidores em níveis profundos de emoção e empatia. Não basta apenas vender,
é preciso participar e interagir com o seu público.
Fusão: as
marcas podem cumprir melhor seu propósito ao criar experiências inovadoras
através da fusão de competências entre indústrias.
As marcas que levarem essas tendências em consideração sairão na frente e
conseguirão conquistar mais pessoas, construindo relacionamentos que geram mais
e melhores negócios. Hoje as empresas representam algo muito maior do que
aquilo que vendem, por isso as marcas que comunicam seus propósitos e
demonstram comprometimento, têm maior probabilidade de atrair consumidores,
influenciado nas decisões de compra e melhorando a sua competitividade no
mercado.
D.J Castro - Especialista em marketing
digital e Sócio-proprietário da Nexia Brading.
Nenhum comentário:
Postar um comentário