Pesquisar no Blog

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

5 dicas para não errar na escolha do imóvel próprio

Comprar o imóvel próprio é o sonho de muitos brasileiros, seja para sair do aluguel ou para fazer um investimento futuro. Esta realização, indiscutivelmente, é um grande passo na vida de qualquer pessoa. 

 

Por isso mesmo, nesta hora, muitas pessoas têm dúvidas em relação qual é o melhor caminho para começar. Pensando nisso, a Arbo Imóveis lista 5 dicas para você encontrar o imóvel ideal. Confira: 

 

1 – Casa ou apartamento: qual o ideal para comprar imóvel?  


O primeiro passo para você não errar na compra do imóvel é pensar em qual tipo de habitação é a ideal para você: casa ou apartamento? É claro que, para essa pergunta, não existe uma verdade absoluta. Depende muito do estilo de vida e das suas expectativas no novo lar. Na prática, tanto uma casa quanto um apartamento apresentam vantagens e desvantagens para os moradores. 

 

2 – Escolha quais são as suas prioridades 


Quando o assunto é comprar um imóvel, o planejamento é essencial. E se engana muito quem pensa que apenas o financeiro vai fazer a diferença no resultado da sua escolha. O planejamento de vida vem antes do financeiro, uma vez que, sem ele, não é possível definir quais escolhas fazem mais sentido para o seu momento atual. Por exemplo, antes de comprar o seu imóvel, é importante definir quais são as prioridades de vida para os próximos anos. É aqui que, além do tipo de habitação, deve-se definir qual o tamanho ideal do imóvel, o número de quartos, bem como verificar se possui área de lazer e a melhor região da cidade que mais se encaixa ao seu estilo de vida. 

 

3 – Comprar imóvel: novo ou usado? 


Imóveis usados costumam ser mais em conta. Apartamentos antigos, por exemplo, tendem a ser mais espaçosos, o que para muitos pode ser uma grande vantagem. Por outro lado, caso opte por apartamentos que já tenham mais de 10 anos, prepare-se para gastar com manutenção e limpeza. Muito provavelmente, serão necessárias algumas “mini-reformas” para deixar o lugar do jeito ideal para você. 

 

Já em relação aos imóveis novos, apesar de gastar um pouco mais, eles tendem a se valorizar muito mais no futuro, seja pela estrutura mais moderna ou pelo simples fato de ainda não terem sido usados. Além disso, caso o seu desejo seja comprar para alugar, os novos devem ser o seu foco, já que é muito mais fácil alugar um imóvel deste tipo em detrimento aos usados. As desvantagens de se comprar um apartamento novo ficam por conta do preço mais elevado. 

 

4 – Procure ajuda de um profissional 


Procurar imóveis no lugar certo ou contar com a ajuda de um bom corretor de imóveis é parte essencial da compra do imóvel. Um bom profissional, que é devidamente certificado para auxiliar em transações imobiliárias, conhece o mercado e pode auxiliar nas decisões dos compradores. 

 

5 – Avalie como irá fazer o pagamento


Após escolher e visitar o seu imóvel, verifique quais são as possíveis formas de pagamento. Após isso, volte para casa e faça as contas. Saiba que existem inúmeras maneiras de pagar por uma casa ou por apartamento, o que depende do contrato firmado entre o proprietário e o comprador. O ideal, claro, é sempre efetuar o pagamento à vista, mas sabemos como essa realidade não está ao alcance de todos. Então, pesquise outras opções de pagamento, como o financiamento imobiliário e o consórcio imobiliário. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados