Pesquisa independente aponta que 52% dos brasileiros estão acompanhando o reality show global
Mais de 86% dos fãs do
programa sentiram raiva, tristeza e preconceito nas últimas duas semanas
A cultura do
cancelamento em rede nacional está incomodando e despertando gatilhos nos
brasileiros. Em pesquisa independente realizada pela Hibou, empresa de
monitoramento de consumo, com mais de dois mil respondentes, 87% dos
brasileiros acredita que sim, o que acontece dentro da casa do BBB21 é
cancelamento. Dos 52% dos brasileiros que estão acompanhando o reality, 86% já
sentiram emoções negativas fortes em duas semanas de programa, em ordem de
expressividade, são mais comuns os sentimentos de raiva, tristeza, preconceito,
humilhação, indignação, nojo, repúdio e falta de empatia. 6,7% dos entrevistados
está pensando em parar de assistir ao programa, sendo 50% por achar o conteúdo
pesado.
A pesquisa mediu a
presença da cultura do cancelamento no dia a dia dos brasileiros. O significado
da expressão "cancelamento" foi reconhecida por 61,8% dos brasileiros
e as opiniões variam. Após a explicação do termo para todos os entrevistados,
44% entendem que cancelar não é algo novo, mas o que é novo é o repúdio ao ato
por meio das redes sociais.
Antes de sair
cancelando, 55,1% dos brasileiros acredita que é preciso entender os dois lados
da história e para 54,7% isso pode se tornar uma arma na mão de pessoas mal
intencionadas.
38% dos brasileiros sofreu algum tipo de cancelamento em algum momento da vida. Entretanto, mesmo com a indicação de repúdio ao ato, 50,7% das pessoas já ocuparam o papel de "cancelador" contra uma marca ou empresa, 52,7% com artistas ou páginas nas redes sociais e 48,6% com pessoas da sua relação direta.
O que merece ser
cancelado segundo os brasileiros
Seja na mesa do
almoço, no escritório ou em casa, 74,5% entende que o ato de cancelar é o mesmo
que bullying. Dentre os temas que justificariam essas atitudes 88,6% acredita
que maus tratos a animais merecem cancelamento, 86,8% maus tratos a crianças,
86,1% estupro, 82,7%, maus tratos a idosos, 80,6%, violência doméstica, 78,1%
assédio sexual, 75,5% racismo, 68,6% desvio de dinheiro público, 65,7%
discriminação sexual é cancelável, entre outros.
Mas afinal, por que o
brasileiro assiste BBB?
De maneira geral,
sobre o entretenimento que esse tipo de programa proporciona: para 51,4% o que
chama mais atenção é a possibilidade de bisbilhotar o comportamento das
pessoas, 49,4% gosta mesmo é dos conflitos por opiniões e atitudes distintas e
39,8% adora as provas de líder e anjo. Uma fatia de 25,3% relaxa assistindo ao
BBB, 22,5% gosta mesmo é das festas, 19,9% assiste para ter assunto com os
amigos, 19,6% simplesmente acompanha a rotina do dia a dia na casa e 8,5% fica
de olho nos casais que se formam.
"Apesar de ser um
conteúdo de grande entretenimento, com as últimas polêmicas da casa,
consideradas as mais pesadas e complexas de todas as edições, 6,7% dos
entrevistados está pensando em parar de assistir ao programa, principalmente,
em função da ausência de um clima feliz (51,3%), conteúdo pesado (50,6%), muita
discussão boba e pouca diversão (43,8%) e cansaço do assunto de cancelamento
(36,9%)", conclui Ligia Mello, sócia da Hibou e coordenadora da pesquisa.
Metodologia
Um total de 2467
pessoas responderam de forma digital, entre 5 e 6 de fevereiro, em território
nacional, garantindo 95% de significância e 2% de margem de erro nos dados
revelados. A faixa etária é acima de 20 anos, englobando o público ABCD, sendo
56% casados e 58% mulheres.
Hibou
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