A palavra que regeu 2020 e que ainda irá prevalecer em 2021 é a reinvenção. Quem não ouviu, seja em casa, no trabalho, na televisão ou no grupo de amigos, que determinada pessoa precisou se reinventar na pandemia, que os comerciantes reinventaram seus negócios ou que o próprio mercado precisou reinventar suas atividades?
Porém, para se reinventar é necessário seguir
valores e esses, independente do desafio ou pandemia, mantêm-se os mesmos. Para
quem busca o sucesso, os pilares e caminhos já são conhecidos: são a criação de
oportunidade, paixão, agilidade, humildade, disciplina e colaboração. Basta
saber aplicar cada um deles na sua área, serviço e rotina e a excelência será
uma consequência.
E eu, em uma breve palestra do multicampeão
Bernardinho, pude compreender ainda mais a importância dos princípios. Com
muita didática e exemplos de uma carreira brilhante, ele mostrou que, com
valores básicos, o sucesso se torna parte da jornada. Seja no esporte, como o
voleibol, ou em qualquer setor do mercado, a relevância de mantermos a mente
aberta ao aprendizado e sermos guiados pela paixão pelo trabalho é a
mesma.
E, nesse processo, a cobrança está diretamente
ligada ao resultado. Me surpreendeu quando Bernardinho contou que grandes
líderes podem ser comparados aos pais rígidos, que cobram e, ao mesmo tempo,
cuidam. A cobrança só vem para aqueles que são capazes, mas talvez ainda não
saibam disso. Para quem sabe a importância da disciplina, que nada mais é do
que saber dizer não. Dizer não para aquilo que é fácil e cômodo e buscar
superar-se a cada dia.
Dentro de uma empresa não há medalha de ouro, prata
ou bronze, mas sim retorno e resultados que levam a equipe a excelência, assim
como em um pódio olímpico. Uma venda, um novo produto, uma tecnologia
desenvolvida ou meta batida podem trazer para o ambiente corporativo a mesma
emoção de um atleta em quadra, que após muitos desafios, erros, acertos,
aprendizados e, principalmente, perseverança, chegou ao topo.
E quando chegamos lá? Esse sim é o grande desafio
da trajetória. Para explicar esse cenário, Bernardinho usou o exemplo de uma
montanha: em sua base há espaço para muita gente, mas no topo não. Lá o ar é
rarefeito, é frio e tem muita gente abaixo querendo alcançar o mesmo posto.
Como lá em cima os desafios se multiplicam então, é sim preciso voltar ao
reinventar.
Reinventar a forma de fazer, principalmente. Mas
foi feito sempre assim! Pois é, mas o que nos trouxe até aqui, não será o que
nos levará para o futuro. E, novamente, os valores e o propósito não podem
mudar. O que muda são os formatos, ideias, atitudes, ações e, consequentemente,
os resultados. A necessidade move uma ação. Quando necessário, todos sabem que
é hora de buscar o novo e o diferente, de reinventar.
E 2021 é sim uma oportunidade de reinventar. Mas
nunca será momento de esquecer aquilo que sustenta os grandes negócios, as
grandes ideias. Uma equipe motivada, disposta a aprender sempre, com líderes
atentos e cuidadosos, um time unido e muita sede por fazer acontecer, por criar
o novo e manter a excelência, será sempre medalha de ouro no jogo da vida
real.
Matthias Schupp - CEO da Neodent e EVP do Grupo
Straumann da América Latina
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