Pesquisar no Blog

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Pediatra dá passo a passo para um volta às aulas tranquilo


 iStock

 Preocupações vão desde mudança de rotina a alimentação e espaço físico da escola


Após um período de descanso, com mudanças na rotina, inclusive nos horários, pais e crianças começam a se preparar para a volta às aulas. As preocupações com o retorno às atividades escolares vão além da compra do material escolar e envolvem uma série de fatores que interferem diretamente na adaptação da criança.

Nas férias, os filhos tendem a ficar mais tempo com os familiares, por isso, para que a volta à aulas seja de forma tranquila, a médica pediatra, Ana Fonseca, orienta que os pais comecem a adequar melhor a rotina dos pequenos com os horários que serão solicitados na escola. “Isso garante uma transição mais serena”, afirma, chamando a atenção para os períodos de sono. “Gradativamente, os horários de dormir e acordar precisam ser ajustados, pois isso melhora a disposição e a adaptação. Criança com sono fica irritada e não aprende.”

Ela ressalta também que a escola onde a criança irá estudar merece atenção. “Deve-se observar se o local está realmente preparado e adaptado para a faixa etária do seu filho, assim como acompanhar se a higiene e a segurança atendem a suas necessidades e expectativas”, comenta. Assim, um dos pontos que deve ser considerado é alimentação. “A merenda escolar deve fornecer alimentação saudável e balanceada, com produtos in natura ao invés de pacotes a serem abertos”, recomenda. Já para as crianças que levam lanche de casa, a médica reforça que a lancheira deve ser preparada com produtos naturais e sem guloseimas. “O aproveitamento escolar depende também da qualidade dos alimentos consumidos.”

No caso dos filhos com necessidades especiais e que precisam de remédios em horários estipulados, a pediatra explica ser necessário conversar com o professor ou até mesmo com a direção do colégio. “Levar a receita médica junto ao medicamento garante uma fonte segura sobre a dosagem, modo de aplicação e intervalo a ser respeitado.”

Muitas vezes, o primeiro dia em uma nova escola pode ser acompanhado de choro. Ana ressalta que, para a criança, tudo é novo, mesmo quando o local é o mesmo. “Os professores, os colegas e as atividades mudam. Se houver a manutenção de alguma figura de referência, alguém que já estabeleceu vínculo, certamente a adaptação é mais fácil. A presença do pai ou da mãe no período de adaptação, com a possibilidade de participar da rotina e dos cuidados, garante não apenas uma transição mais tranquila, mas principalmente a tranquilidade dos pais no local e nas pessoas a quem estão confiando seus filhos.”

A médica comenta, ainda, que a tranquilidade dos filhos depende da tranquilidade dos pais. “Por isso é preciso ver se a escola atende as suas demandas e expectativas, se está alinhada ao seu tipo de maternagem, observar se acolhem emocionalmente seu filho e se, após a sua ausência, ele é capaz de se entreter com a rotina da escola. Pais seguros passam segurança a seus filhos”, pontua, destacando a necessidade de se respeitar o ritmo de cada criança. “Dar exemplos concretos prevendo a hora do término traz mais segurança, como ‘depois da sua soneca, mamãe virá te buscar’.” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados