Pesquisar no Blog

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Oito dicas para ensinar resiliência às crianças




Habilidade é imprescindível para a resolução de problemas e se manter saudável emocionalmente


Aprender a dar a volta por cima e superar as adversidades é importante para o desenvolvimento infantil. A essa habilidade dá-se o nome de resiliência, responsável por boa parte do crescimento emocional saudável das crianças. Mas como ensinar essa competência aos pequenos?

Resiliência não é uma aptidão nata do ser humano, nem mesmo uma carga genética passada de mãe para filho, mas as crianças devem exercitá-la o mais cedo possível e esse ensinamento deve ser repassado pela escola em parceria com a família.

“Devemos ensinar e estimular as crianças para que elas tenham condições de superar experiências de trauma, dor ou até mesmo situações de ansiedade e insegurança, sendo capazes de sair de qualquer situação mais fortes”, explica a coordenadora da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Marista Ribeirão Preto (SP), Marina Mazetti Stucchi Silva.

E para auxiliar os pais a coordenadora dá algumas dicas sobre como ensinar resiliência às crianças:
  1. Construa um espaço em que a criança se sinta valorizada e reconhecida pelo seu esforço e dedicação.
  2. Aposte nos exemplos. Apresente histórias de personagens reais ou fictícios que superaram dificuldades em seu caminho.
  3. Não satisfaça todas as vontades. Mesmo que cuidem do bem-estar da criança, os pais precisam incentivá-la a resolver sozinha alguns desafios, para aumentar sua autoconfiança.
  4. Não superproteja seu filho, como numa bolha. Proteja dos perigos, mas permita que seu filho erre e comece de novo.
  5. Não dê respostas prontas. Em vez de explicar direto todos os “porquês”, instigue seu filho a pesquisar e demonstrar que ele é capaz de descobrir as próprias soluções.
  6. Estimule a perseverança. Aprender esportes ou um instrumento musical, por exemplo, mostra que só se evolui com prática, dedicação, disciplina e superação dos próprios limites.
  7. Anime as crianças a estabelecer metas: uma nota mais alta na escola, um quarto mais arrumado, mais livros lidos por ano, fazer parte do time da escola, e assim por diante.
  8. Estimule a empatia e a positividade. Se colocar no lugar do outro e ver o lado bom das situações ajuda a enfrentar adversidades.



Rede Marista de Colégios (RMC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados