Falar sobre depressão é cada dia mais importante,
além da necessidade de dar ao paciente e sua rede de apoio informações precisas
que ajudem na busca por um tratamento efetivo. Pensando nisso a Medley, unidade
de negócios responsável por genéricos da Sanofi, coloca no ar a segunda fase de
sua campanha #PodeContar, que tem como principal missão gerar empatia e
conectar a população com a doença e suas causas.
Este ano, a campanha reforça o poder da empatia e
da criação de uma rede de apoio ao paciente nesta jornada, que é hoje uma das
formas de reverter quadros de ansiedade e depressão generalizados1.
Por isso, a Medley estabeleceu uma parceria com a Quebrando o Tabu,
plataforma produtora de conteúdo conhecida por democratizar principalmente nas
redes sociais assuntos que são considerados polêmicos pela sociedade.
Neste segundo ano, a campanha consistirá em
depoimentos de pessoas reais, que passaram pela depressão em diversas fases da
vida e por razões diferentes, como pós-parto, ansiedade, racismo, além dos
aliados, aqueles que tiveram que lidar com a doença em pessoas próximas.
Através dos depoimentos, a farmacêutica humaniza o tema, gerando identificação
e pertencimento em quem está assistindo e gerando uma ação positiva, seja para
ela mesma, seja para alguém próximo.
Só no Brasil, de acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS),
há mais de 11 milhões de homens e mulheres com depressão, por isso falar sobre
a doença torna-se tão essencial2.
“Nesta segunda fase da campanha, vamos fortalecer o conceito de
#PodeContar tanto no sentido de se abrir para falar a respeito da depressão,
como também de ampliar a formação de uma rede de apoio em prol da empatia”,
explica Denise Mello, Head de Branding da Medley. “Queremos ser parte
importante da jornada do paciente e ajudar a desmistificar a depressão.”
Além dos vídeos e personagens que farão parte
essencial da campanha, a plataforma de conteúdo Pode Contar disponibiliza
conteúdo relevante e científico, em uma linguagem acessível e informativa. “A
campanha é embasada em informações médico-científicas, para que cada um possa
achar conteúdo de credibilidade dentro da plataforma”, completa Denise.
Doença silenciosa e cada dia um problema maior - De acordo
com dados da Federação Mundial para a Saúde Mental, mais de 70%3 dos
indivíduos com depressão não falam ou conversam sobre a doença porque sentem
vergonha de serem julgados e receio de sofrerem preconceitos. Quando uma pessoa
está deprimida, é porque o cérebro está sofrendo alterações químicas que
desencadeiam sentimentos negativos, e ele vai precisar de ajuda para voltar ao
seu funcionamento normal4.
Sobre
a Medley
A Medley (www.medley.com.br),
unidade de negócios da Sanofi, está presente no mercado brasileiro há 23 anos,
sendo pioneira e uma das líderes no segmento de genéricos no país.
Em 2019 a Medley lançou seu novo posicionamento:
“Saúde é a gente que faz”. Com o intuito de convidar as pessoas a repensarem o
que é ter uma vida saudável, a empresa chama a atenção para os detalhes que
ajudam na saúde física, mental e social, empoderando o consumidor a ter uma
vida mais equilibrada.
Referência no setor farmacêutico, a Medley foi
escolhida como a marca de maior confiança, mais inovadora, de melhor qualidade
e com maior intenção de compra do consumidor*. Em 2018 conquistou, pelo nono
ano consecutivo, o Prêmio Marcas de Confiança (Seleções/ Datafolha) e, pela
segunda vez seguida, o Prêmio Top of Mind da Folha de SP.
Referências
- Anxiety and Depression Association of American [homepage na
internet]. Empancing Empathy and Mental Wellness [acesso em 8 Out 2018].
Disponível em: https://adaa.org/learn-from-us/from-theexperts/blog-posts/consumer/embracing-empathy-and-mental-wellness
- IBGE dá início à Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019.
Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/25261-ibge-da-inicio-a-pesquisa-nacional-de-saude-pns-2019
- World Federation for Mental Heatlh and World Organization of Family
Doctors – The Painful Truth. Disponível em: https://wfmh.global/wp-content/uploads/DEPRESSION-AWARENESS-PACKET-ENGLISH-2010.pdf
- Marije aan het Rot, Sanjay J. Mathew, Dennis S. Charney.
Neurobiological mechanisms in major depressive disorder. CMAJ.JAMC.
Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2630359/
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