Pesquisar no Blog

quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Conjuntivite: transmissão fica mais favorecida no verão


Oftalmologista da Cia. da Consulta explica as causas e como se prevenir


Para muitos brasileiros, não existe nada melhor do que aproveitar os dias mais quentes do ano na praia ou na piscina. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados. É nesta época do ano que a transmissão de algumas doenças fica mais favorecida, entre elas, a conjuntivite.
“A conjuntivite nada mais é que uma inflamação na película que recobre a esclera (a parte branca do olho, chamada conjuntiva)”, afirma oftalmologista da Cia. da Consulta, Roberto Tadeu Ferreira. “Seus sintomas são vermelhidão, lacrimejamento, fotofobia, dor e embaçamento visual.”
Segundo o especialista, o verão favorece a transmissão da conjuntivite devido à queda da imunidade. “O verão pode causar uma variedade de alergias, além de provocar maior transpiração e, consequentemente, maior risco de desidratação. Tudo isso contribui para uma queda da imunidade”. Outros fatores, como aglomeração e água contaminada, também contribuem.
A doença é transmissível pelo contato direto. “A pessoa coça o olho, aperta sua mão, encosta em você e, quando você leva a sua mão ao olho, também pode se infectar”. O médico alerta para a importância de lavar as mãos. O vírus que causa a infecção sobrevive por até 72 horas depois de depositados em qualquer superfície por uma pessoa contaminada. Por isso, também é importante não compartilhar objetos de uso pessoal, como lençóis, travesseiros e toalhas.
Os sintomas da conjuntivite podem ser aliviados com compressas com água gelada, que deve ser filtrada e fervida, ou soro fisiológico. No entanto, a infecção só pode ser tratada por meio de pomadas ou colírios antibióticos. Portanto, uma vez contaminado, o paciente deve procurar um oftalmologista imediatamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados