Para se adequar as necessidades do atual mercado, é
preciso que o profissional esteja preparado para ter resiliência,
flexibilidade, multidisciplinaridade, coragem, criatividade e percepção , e
além desses fatores, o comércio exterior está em constante mudança, e tudo
indica que 2020 será o ano definitivo para o início de uma estabilização que
visa a redução de burocracia e uma estrutura que permita menores custos nas
operações logísticas.
Segundo o Presidente-executivo da Associação de
Comércio Exterior do Brasil, 2021 será o ano do comércio exterior no Brasil. Ou
seja, a profissão está se valorizando cada vez mais, com isso, o profissional
também precisará mudar e entrar em um nível de excelência que consiga
participar de forma competitiva de mercado de trabalho.
“O Brasil volta a ser um participante do mercado
internacional efetivo e não apenas simbólico, como é hoje” –
Presidente-executivo da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José
Augusto de Castro.
Com base nas seis características acima, podemos
analisar algumas tendências para profissionais de comércio exterior nos
próximos anos, são elas:
1- Capacidade de interpretar e apresentar
informações;
O mercado espera do profissional de comércio
exterior uma grande capacidade de analisar, interpretar e apresentar dados. Um
software pode trazer muitas informações sobre os mais diferentes aspectos do
comex, mas de nada adianta se por trás desse software não existir uma pessoa
qualificada que o interpreta e consegue entender e transmitir essas
informações.
No comércio exterior o fluxo de informações é muito
grande e a gestão dessas informações deve ser impecável, sem isso, toda a
operação logística pode ser afetada.
Para entender e apresentar resultados para diferentes
tipos de pessoas é necessário: Criatividade e Percepção.
2- Inteligência emocional e trabalho com propósito;
O ambiente de comércio exterior pode ser
estressante, o profissional possui muitas responsabilidades e negocia o tempo
todo. Sempre tenta ser cuidadoso para evitar erros e assim se manter dentro do
tão temido deadline.
Algumas situações podem abalar o profissional, e é
por esse motivo que a inteligência emocional é essencial. É fundamental saber
se relacionar com as adversidades e se comunicar com clientes e fornecedores. O
relacionamento será uma grande estratégia para empresas nos próximos anos.
Para se manter motivado no mercado ou em qualquer
área, é necessário trabalhar por um propósito, entender exatamente o que se faz
e o porquê. A pior coisa que pode acontecer para uma pessoa é trabalhar apenas
para pagar boletos.
Para ter inteligência emocional é necessário:
Resiliência.
3- Colaboração entre profissionais;
A colaboração entre profissionais de comércio
exterior é essencial para conhecer novas habilidades e entender a operação como
um todo. Eles devem entender que ajudar um colega de trabalho significa
colaborar para concretizar um objetivo principal.
Para a colaboração entre profissionais é
necessário: Flexibilidade.
4- Autogestão;
A autogestão é um fator chave, porque apesar da
tendência ser um ambiente colaborativo, será necessário saber se auto
gerenciar, para isso é necessário que o profissional possua autoconhecimento em
analisar as próprias habilidades, bem como conhecer suas fraquezas.
Nesse modelo há a igualdade de condições na empresa
para tomadas de decisão, porque a tendência é a hierarquia diminuir, e haverá
uma estrutura mais horizontal.
Para se auto gerenciar no ambiente de trabalho é
necessário: coragem.
O mercado exige que o profissional de comex possua
conhecimento em diversas disciplinas diferentes, para isso é necessário
participar de cursos, eventos e se interessar por outras áreas, se quiser
garantir espaço no mercado de trabalho.
Existem três áreas que o profissional de sucesso
deve dominar e que não compõe o escopo de sua profissão: Tecnologia e
inovação; Vendas e Negociação; Estratégias de marketing, incluindo personal
branding. Para conhecer cada vez mais é necessário ter a capacidade da
multidisciplinariedade.
LogComex
Nenhum comentário:
Postar um comentário