O marketing está em ascensão dentro das empresas. A
área, que antes era vista como gasto e não um investimento, evoluiu. Por meio
do desenvolvimento de novas técnicas e métricas que são cada vez mais apuradas
para otimizar os motores de buscas e a leitura do comportamento do consumidor
na web,
o departamento finalmente parece ter atingido o status
estratégico que merece.
Com a revolução digital e o empoderamento do
consumidor, que se tornou mais bem informado e exigente, a área passou a ir
muito além da simples presença de marca. Hoje, esses profissionais são
responsáveis por zelar pela credibilidade, reputação e também pelas vendas de
uma empresa, que sofrem impacto direto e instantâneo ao menor sinal de deslize.
Segundo o estudo Global Marketing Trends 2020,
feito consultoria empresarial Deloitte, as tecnologias digitais facilitaram a
navegação dos consumidores, mas também criaram uma “dívida de experiência”
entre as marcas e seus clientes. Por isso, tornou-se tão importante valorizar a
relação humana, algo que só as experiências podem proporcionar. Um exemplo na
prática são as lojas-conceito, super ‘instagramáveis’ e coloridas, que fazem o
público até esquecer que está consumindo um produto. A compra fica mais leve,
intuitiva, prazerosa e até mais humanizada.
Então vamos falar de habilidades? A seguir,
elenquei 5 características que serão imprescindíveis para os profissionais de
marketing que queiram garantir sua empregabilidade neste início de nova década.
São elas:
#Atualização contínua - Saber
identificar tendências como essas que falei anteriormente e ter ideias que
possam se converter em resultados são, portanto, habilidades essenciais para o
profissional de marketing nos próximos anos. Mais do que nunca, ele precisa
estar conectado com o público do segmento para o qual irá trabalhar, conhecer e
saber utilizar as novas tecnologias. Seja por meio de leituras, cursos ou
workshops, ele precisa estar por dentro das mudanças e disposto a abraçar as
novidades, sem medo de arriscar. Ele deve ter em mente que todo aquele conteúdo
que consumir vai ajudá-lo a antecipar inovações e atuar de forma mais ativa, e
não reativa.
#Resiliência - O mercado também começa a
valorizar um equilíbrio entre as hard skills, capacitações técnicas que
podem ser comprovadas por meio de diplomas, e as soft skills,
aquelas habilidades pessoais e comportamentais. Não adianta possuir todo o
conhecimento técnico do mundo se o profissional não souber adaptá-lo a
diferentes situações e se integrar à cultura da empresa. Além disso, a
digitalização vai exigir trabalhos com maior inteligência e senso crítico.
#Foco no cliente - O
profissional de marketing precisa ser orientado ao serviço. O cliente é o foco
de todo esse processo. É para ele que devemos desenhar as melhores ações de
planejamento, entendendo assim quais são as dores e motivações de compra e ir
ajustando todos os processos de forma contínua e próxima.
#Minerador de dados - Não dá
mais para simplesmente tentar prever os comportamentos ou mesmo lançar
campanhas com base nos resultados passados. Saber interpretar dados em tempo
real para antecipar tendências e tomar decisões imediatas e mais assertivas são
funções cada vez mais demandadas para este profissional.
#Persuasão - Aquele que souber
apresentar bem suas ideias, negociar e dialogar com clareza terá vida longa no
marketing. Ser um bom influenciador é fundamental tanto no ambiente interno das
empresas, quanto na divulgação do projeto para o público. O que os
profissionais dessa área mais precisam é de capacidade para criar, combinar
ideias e transmitir conhecimentos de diferentes maneiras, para diferentes
públicos.
Por fim, digo que manter-se curioso e faminto por
novos conhecimentos são características importantes para os profissionais de
marketing. Acredito que sabendo empregar todas as habilidades que mencionei, o
profissional de marketing certamente terá muito sucesso no ano que se inicia!
Desejo boas festas a todos e um ótimo início de
ano!
Felippe
Virardi - formado em administração de empresas, executivo
com mais de 10 anos de experiência na área de marketing e vendas e headhunter na
Trend Recruitment, consultoria boutique de recrutamento e seleção para
marketing e vendas.
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