Almejada oportunidade profissional pode estar em
contatos feitos em redes sociais específicas
Divulgação |
Nas mídias sociais
profissionais, perfil estruturado atrai recrutadores e oportunidades
Para muita gente – mais especificamente 11,9
milhões de pessoas –, 2019 não foi um ano nada próspero em termos
profissionais. Esse é o número de pessoas atingidas pelo desemprego, segundo a
última divulgação do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)
sobre a questão.
Se antes a busca por um emprego consistia em bater
porta a porta de empresas com a pastinha de currículos embaixo do braço, hoje
se apresentar à uma oportunidade está à apenas um clique, através das redes
sociais profissionais. Nelas, estão milhões de empresas, recrutadores e,
consequentemente, de oportunidades à espera do perfil que melhor se encaixe às
vagas disponíveis.
Para começar o ano com o almejado dinheiro no bolso
proporcionado pelo trabalho, a especialista em Marketing Digital e
Empreendedorismo, Liliam Leal, fala que o primeiro passo para se destacar é
otimizando a estrutura do perfil – o cartão de visitas na rede. “O perfil não é
seu currículo, mas sim uma poderosa ferramenta de marketing pessoal e de
apresentação. Você pode usá-lo de forma criativa para conectar pessoas, contar
histórias e conquistar resultados”, fala.
Para começar, nome completo e foto que passe
seriedade. “Fotos descontraídas, de passeios, cabem para outras redes sociais,
não as profissionais”, salienta Liliam.
Ao preencher os campos disponíveis para suas
informações, seja o mais completo possível e foque em palavras chaves
relacionadas à sua área de atuação. “Assim, quando recrutadores buscarem por
aqueles termos, seu perfil aparecerá entre os primeiros resultados”, explica
Liliam.
Nessas redes sociais, os amigos são chamados de
“conexões”. Escolha conectar-se-com pessoas e empresas que estejam dentro da
sua área de interesse para que o networking possa ter êxito.
Veja outras dicas dadas pela especialista para
potencializar sua rede social profissional:
Publique conteúdo relevante: Evite
“memes”, frases de “bom dia”, “boa noite” e conteúdo viral em exagero. Antes de
compartilhar qualquer conteúdo, seja seu ou de outra página, reflita se será
algo que irá agregar na rede.
Tendo bons textos postados, aumentam as chances de
que eles sejam compartilhados, o que elevam também sua visibilidade e
credibilidade.
Escreva artigos: Artigos
com temas que estejam dentro de sua área de atuação funcionam como uma eficaz
ferramenta de networking que o ajudará a ganhar credibilidade, além de
potencializar sua audiência para outros usuários da rede.
Para escrever um artigo atraente ao público,
utilize de empatia e pesquise assuntos que suas conexões tenham interesse; faça
publicações frequentes (ao menos, uma vez por semana), afinal, quem não é visto
não é lembrado; e compartilhe o link da sua publicação em outras redes
sociais para atrair ainda mais usuários ao seu perfil.
Maximize sua rede com vídeos: Há
previsões que até 2020, ⅔ do uso do
celular seja com consumo de conteúdo em vídeo. Boas formas de utilizar esse
recurso é compartilhando dicas profissionais para as suas conexões, ou trazendo
ao debate temas relativos à área, com base em notícias, pesquisas e chamando
seus usuários a interagirem, trazendo suas análises sobre o assunto em questão.
Participe de grupos relacionados à sua área: Grupos são
uma excelente forma de criar visibilidade, com participação ativa e relevante.
Ao interagir nos grupos, você se faz conhecido, atraindo mais visitantes e
seguidores ao seu perfil.
Liliam Leal - pós-graduada em Consultoria e
Tecnologia Web e especialista em Empreendedorismo pela LDS Business College. A profissional atua com cursos e consultorias para
alavancar resultados nas mídias sociais, com foco em Visibilidade e Vendas, e
ministra palestras com foco em Marketing Digital e Mídias Sociais.
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