O mundo está cada vez mais conectadonas redes sociais, Pinterest, Instagram, Facebook, LinkedIn, Youtube, twitter todas possuem seus adeptos e claro, são excelentes oportunidades de negócio, para quem sabe utiliza-las.
Porém para ter sucesso com essa excelente ferramenta, não basta sair postando, é interessante definir metas objetivos e realizar um bom planejamento.
Duvida frequente entre os usuários, o que postar? Como postar? Onde postar?
Segundo Ana Lima especialista em marketing de influência em meio a tantas opções de conteúdos e usuários nas redes sociais é preciso dar uma atenção especial ao plano de posts para se destacar.
Para montar um planejamento de conteúdo autêntico e adaptado às necessidades de cada negócioAna Lima costuma usar em suas consultorias o conceito de 6W2H.
6W2H nada mais é do que algumas perguntinhas que precisamos responder para facilitar todo processo de objetivo e planejamento de conteúdo.
Why – por que fazer conteúdo?
What – sobre o que devo escrever?
Where – onde vou distribuir?
When – com qual frequência devo produzir e distribuir conteúdos?
Who – quem escreve ou produz?
For whom – para quem escrever?
How – como produzir?
Howmuch – quanto custa produzir?
Planejamento éuma etapa importante para seu conteúdo chegue até seu público alvo negligencia-la é perder dinheiro, finaliza Ana Lima.
Why – por que fazer conteúdo?: em outras palavras, qual é o seu objetivo? Você pode querer gerar awareness, ser referência, proporcionar proximidade,. "A ideia é casar o seu produto/serviço com o seu marketing de conteúdo.
What – sobre o que devo escrever?: As referências para os conteúdos vêm de várias fontes como brainstorm; time de vendas, atendimento e suporte; sites externos; fornecedores; clientes, busca de palavras-chave e datas ou acontecimentos que servem de mote.
Where – onde vou distribuir?: conteúdos voltados para distribuição orgânica devem estar focados em palavras-chave, enquanto as mídias sociais pedem ofertas mais leves e divertidas. Email requer outro tipo de mensagem, mais objetiva.
When – com qual frequência devo produzir e distribuir conteúdos?: "Cada canal determinará muito a regularidade da produção", afirmou André. Encher a caixa de entrada dos Leads não é uma boa opção, mas produzir vários posts focados em SEO é interessante, pois só aparecerão quando o tema do artigo for buscado.
Who – quem escreve ou produz?: Pode ser a equipe de marketing, "Na RD, os conteúdos são distribuídos entre as áreas. Dependendo do tema, o autor é uma pessoa de produto, por exemplo", disse. Há ainda a opção de recorrer a freelancers e agências. "Nesse caso, as chances de receber um bom post aumenta se enviar um estrutura de texto com os tópicos a serem abordados, além de alguns links de referência."
For whom – para quem escrever?: Tenha sempre em mente quais são as personas do seu negócio.
How – como produzir?: além de eBooks, você pode recorrer a vídeos, podcasts, posts e ferramentas, como quiz. Em qual canal a sua audiência está e qual formato faz mais sentido para ela?
Howmuch – quanto custa produzir?: é preciso avaliar o orçamento total para executar o projeto. Por exemplo, além de prever a compra de uma ferramenta, deve-se pensar se será necessário alguém para operá-la.
Ana Cláudia Barbosa Lima ou apenas Ana Lima - empresária, sócia da empresa Ana Lima Comunicação, consultora de marketing de conteúdo, RP e palestrante. Graduada em Publicidade propaganda e Administração de Empresas Especialista em marketing, marketing de influência, marketing de conteúdo.
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