Pesquisar no Blog

quinta-feira, 28 de março de 2019

Você é um líder com foco em resultados? Aprenda cinco dicas valiosas que podem salvar sua gestão de um naufrágio


Michael Page mostra como os novos gestores devem se comportar diante dos múltiplos desafios impostos ao cargo 

                                                   
Se você é aquele tipo de gestor obcecado por resultados, acompanha planilhas constantemente, adora observar gráficos e não abre mão de metas ambiciosas, então está na hora de refletir um pouco mais sobre a sua relação com a equipe. Pode ser que esse modelo de gestão que você tanto acredita talvez não seja a melhor estratégia de liderança para compartilhar com seus colaboradores. 

“As demandas para cargos de média e alta gerência vêm crescendo e o foco em resultados continua sendo altamente cobrado. Mas a busca incessante por metas e a falta de tato com os colaboradores podem resultar em problemas para a equipe ou mesmo na queda de um líder em potencial. O resultado para empresa? Custos em excesso e trabalho para treinar e realocar uma nova liderança. Hoje um líder deve ser inspirador, ter habilidade nas relações humanas, saber quando desacelerar os processos em prol da saúde mental e física de seus profissionais”, explica Ricardo Basaglia, diretor geral da Michael Page. 

De acordo com o executivo, há um estudo das companhias Kronos Incorporated e Future Workplace apontando que 95% das causas de alta rotatividade nas organizações é o excesso de trabalho e a exaustão. “Das dez qualidades vistas num líder, pelo menos seis tem ligação com relações humanas, como escutar, saber dar um feedback ou a capacidade de delegar funções sem sobrecarregar os colaboradores”, completa.
 
Veja abaixo cinco dicas elaboradas pelo consultor que podem engajar e ajudar líderes a atingir o potencial máximo de seus colaboradores e equipe:


- Peça feedback  

Pergunte como está o balanceamento entre resultado e foco em pessoas. Você pode perguntar, por exemplo, “o que eu posso fazer para demonstrar que eu aprecio o seu trabalho”?  


- Identifique formas de se conectar com sua equipe  

Desenvolva práticas e implemente-as como conversas regulares sobre plano de carreira com os colaboradores, agende coffee breaks para conhecer melhor sua equipe, mesmo que seja fora do expediente e sem caráter profissional. O mais importante é que esses esforços sejam genuínos e naturais.


- Tire um tempo para reflexão 

 Repare em tempo real quanto você está sendo impaciente ou indo rápido demais sem considerar a velocidade dos demais colaboradores. Isso fará de você um líder mais presente, além de cuidar da sua própria saúde mental. Pergunte a si mesmo “o que eu estou tentando evitar”? ou “qual é o meu grande medo em diminuir um pouco a velocidade dos processos”?


- Monitore a si mesmo 

Ser um grande líder requer uma pausa para refletir e escolher uma abordagem diferente. Isso pode significar simplesmente não enviar um e-mail nos finais de semana ou feriados falando sobre seu grande projeto, mas também o reconhecimento de uma grande conquista ou mesmo um serviço diário, que mesmo trivial, foi bem executado por um colega de trabalho. 


- Compartilhe conhecimento com a sua equipe

Interrompa sua rotina, sempre que possível, para compartilhar conhecimento ou ensinar algo novo para sua equipe. Certamente a troca de informações será enriquecedora e a partir de uma simples conversa, novos projetos inovadores podem começar. Esteja aberto para escutar também o que os colaboradores podem ensinar.

O alto nível de eficiência e cobrança de um líder em sua equipe acaba tirando o foco nos indivíduos. Com os líderes preterindo a construção de relacionamentos saudáveis, acabam deixando de ser uma inspiração para sua equipe. Eles acabam não demonstrando empatia e alienando grandes potenciais criativos. Ser altamente focado em resultados e perseguir metas é importante para qualquer líder, mas sem uma balança equilibrada entre metas e relações humanas o sucesso certamente será limitado e nunca atingirá seu potencial máximo”, finaliza Basaglia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados