Pesquisar no Blog

quinta-feira, 28 de março de 2019

Cinco mentiras sobre medicamentos


No Dia da Mentira, a rede de farmácias Extrafarma desvenda os mitos mais comuns relacionados aos medicamentos


Todos os medicamentos fazem mal ao estômago se tomados em jejum 

Mentira: Ingerir medicamentos com o estômago vazio pode até facilitar sua absorção pelo organismo, e em alguns casos essa é a recomendação. Mas é preciso tomar cuidado, pois alguns tipos de medicamento com acidez elevada podem sim irritar o estômago se tomados em jejum. “O ideal é sempre seguir a recomendação de um médico ou farmacêutico, que estão preparados para identificar o horário mais indicado para a ingestão”, diz Thais Pereira, farmacêutica da rede de farmácias Extrafarma.


É seguro tomar medicamentos vencidos se não estiverem com aparência alterada

Mentira: Mesmo que a cor e cheiro do medicamento estiverem sem alterações, sua ingestão não é indicada se o prazo de validade estiver expirado. Isso porque não há estudos confiáveis que indiquem que os medicamentos mantêm sua eficácia após o prazo recomendado. Em alguns casos, o consumo pode ser até prejudicial para a saúde, provocando reações adversas no organismo.


Medicamentos fitoterápicos não possuem efeitos colaterais

Mentira: Qualquer tipo de medicamento pode causar efeitos adversos, mesmo os classificados como fitoterápicos. Além de poder sobrecarregar o fígado em casos de consumo excessivo, os fitoterápicos podem interagir com substâncias presentes em outros medicamentos, causando reações indesejadas ou prejudicando o tratamento.


Não é preciso completar o tratamento se os sintomas desaparecerem

Mentira: O fim dos sintomas não indica a cura da doença. Em muitos casos, como em tratamentos que exigem antibióticos, a interrupção do tratamento antes do tempo indicado pelo médico pode até tornar as bactérias mais resistentes.


O melhor local para guardar os medicamentos é o banheiro, para que estejam sempre à vista

Mentira: Por ser um local úmido e muitas vezes abafado, o banheiro não é a opção ideal para manter os medicamentos. Para que não tenham sua composição alterada, os medicamentos devem ser mantidos em local fresco e arejado, longe da luz e de fontes de calor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados