Pesquisar no Blog

quinta-feira, 28 de março de 2019

De repente declínio hormonal


Independente dos cuidados com a saúde, naturalmente, homens e mulheres, após os 30 anos, passam a ter alterações hormonais importantes.

Só para citar alguns exemplos de hormônios que começam a entrar em declínio, destaque para a melatonina, hormônio responsável pelo sono de qualidade, o sono reparador e fundamental para o funcionamento adequado das funções físicas e psíquicas do corpo humano. Não é à toa que, após os 30 anos de idade, muitas pessoas passem a se queixar de insônia.

Outra baixa importante é a testosterona. No homem é bem visível, pois envolve acúmulo de gordura, perda de massa muscular, falta de ânimo, de disposição, dificuldade de concentração e queda de libido.

Nas mulheres, a menopausa também é marcada pela queda abrupta dos níveis hormonais, como o estrogênio e a progesterona, pré-dispondo a doenças cardiovasculares e a osteoporose. Além disso, pode causar acúmulo de gordura, perda da qualidade da pele, secura vaginal e alterações de humor.

A boa notícia é que com o acompanhamento médico, de forma adequada e individualizada, é possível que esses hormônios sejam repostos, evitando, inclusive, o uso de muitos medicamentos.

Terapia, exercícios físicos regulares, alimentação saudável baseada em vitaminas e antioxidantes, também contribuem para o tratamento. O maior erro continua sendo o consumo de hormônios de maneira indiscriminada e sem prescrição médica.

Não seja negligente com sua saúde e garanta desde cedo uma longevidade saudável. 











Dr. Renato Lobo – médico pela Faculdade de Medicina da USP, especializado em Nutrologia Esportiva, Medicina Integrativa, Modulação Hormonal e Longevidade. Para mais informações: www.drrenatolobo.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados