Pesquisar no Blog

sexta-feira, 29 de março de 2019

MITOS E VERDADES: O QUE VOCÊ SABE SOBRE A HIGIENE BUCAL DO SEU CACHORRO?



 
Deveria ser comum, mas realizar a limpeza dos dentes do pet ainda é uma dificuldade para muitos donos. O veterinário Ricardo Cabral, da Virbac, esclarece as principais dúvidas sobre como manter a saúde bucal dos cães em dia

 
Sortudo é o dono do cachorro que permite que escovem seus dentes tranquilamente. Essa tarefa costuma ser estressante para ambos, sendo muitas vezes deixada de lado. “Além do fato de não ser uma atividade fácil, o maior problema é que muitos proprietários ainda não têm a devida consciência da importância de manter uma boa higiene bucal. Por outro lado, temos também pessoas que não sabem realizar a limpeza dos dentes dos cães corretamente”, comenta Ricardo Cabral, veterinário da Virbac - indústria farmacêutica dedicada à saúde animal. Para esclarecer dúvidas, Cabral explica os principais mitos e verdades sobre o tema. Confira:   

 
- Manter a higiene bucal é fundamental para evitar diversos problemas de saúde do pet

Verdade. Não realizar a escovação diariamente pode causar leves inflamações na gengiva que - se não tratadas - podem evoluir para gengivite grave, reabsorção do osso alveolar e até a perda de dentes. O acúmulo de bactérias pode também cair na corrente sanguínea e levar até a alterações sistêmicas.

 
- É necessário escovar os dentes do cachorro todos os dias

Verdade. O ideal é escovar os dentes com frequência, pois a placa bacteriana pode se formar em apenas 12 horas. Recomenda-se a escovação pelo menos uma vez por dia, de preferência de noite, quando o pet já terá realizado todas as refeições, brincado bastante e estará cansado e sonolento. Para os cães que não permitem a escovação diária, ou quando isso não for possível, o dono pode oferecer outras opções que auxiliam na limpeza dos dentes como petiscos, ossinhos e enxaguante bucal, que deve ser colocado na própria água do cachorro, mas sempre mantendo a escovação com a maior frequência possível.

 
- Não é necessária uma rotina para escovar os dentes. O importante é escovar!

Mito. É muito importante criar uma rotina, escovando os dentes todos os dias no mesmo horário, assim o animal se acostumará com a atividade e a tarefa ficará cada vez mais fácil de ser realizada.


- Utilizar os produtos de uso humano de vez em quando não faz mal

Mito. Não se deve utilizar escova de dente e pasta de dente de uso humano, de jeito nenhum. As escovas para cachorro possuem cerdas mais suaves e especialmente anguladas, evitando que machuque a gengiva e a boca do pet, e garantindo um resultado melhor.

Ao contrário de nós, o cachorro ingere a pasta utilizada na hora da escovação e, por isso, utilizar o creme dental de uso humano é o que traz mais riscos. Isso porque a sua composição contém flúor, que pode ser tóxico para o animal e causar doenças graves. Além disso, as pastas humanas possuem sabão na sua composição, que pode causar também uma irritação da mucosa gástrica dos cães, levando a um desconforto abdominal e em casos mais graves, úlceras gástricas. 

 
- É normal cachorro ter bafo

Mito. O mau hálito é sinal de que algo está errado e é preciso ficar atento! A falta de higiene bucal é uma das principais causas da halitose, que é o principal sinal da proliferação de bactérias que geram o odor. Se a saúde bucal do pet estiver em dia e mesmo assim o mau hálito permanecer, é importante ir ao veterinário pois a halitose pode ser causada também por algum problema gástrico ou endócrino.


- Qualquer pasta de dente para cachorro serve

Em tese, verdade. Na prática, mito. No mercado, existem diversas opções de pastas de dentes para cães que, em sua maioria, garantem hálito fresco e uma boca limpa. Mas nem todas previnem formação da placa bacteriana, do cálculo dentário (tártaro) e das doenças periodontais e sistêmicas secundárias. É preciso ficar atento ao rótulo e às recomendações dos veterinários para não desperdiçar o tempo e energia realizando uma escovação com produtos que não garantem a saúde bucal completa do seu pet. Mesmo sendo pastas veterinárias, algumas delas podem conter sabão na composição. Prefira produtos com tecnologia e diferenciais que garantam resultados mais eficientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados