Em breve, bastará conversar com o celular ou com o
computador para ver o saldo da conta, pedir um empréstimo, fazer uma operação
de câmbio ou negociar uma dívida. A inteligência artificial já está começando a
ser usada pelas instituições financeiras no Brasil.
Está em implantação em um dos maiores bancos do
país, inicialmente para clientes de maior poder aquisitivo, um recurso no
aplicativo da instituição no smartphone, onde os correntistas terão acesso a um
assistente que permitirá a realização de transações pelo celular por voz, sem
risco de fraude porque a biometria da voz do cliente estará gravada.
Isso será feito por meio da computação cognitiva, uma
tecnologia que se baseia na capacidade dos computadores cruzarem grandes
volumes de dados para gerar análises e respostas por conta própria. A voz do
usuário é memorizada pelo sistema para decodificar padrões, descobrir hábitos e
interpretar comandos. A revolução está só começando.
A Inteligência Artificial exige novas habilidades e
uma nova maneira de pensar sobre os problemas e desafios. Na opinião dos
analistas do Gartner, os CIOs devem garantir que a TI seja proprietária da
estratégia e da governança das soluções de inteligência artificial.
Embora os projetos-pilotos com IA possam começar
com um investimento bastante pequeno, para a implantação da produção completa,
a maior área de investimento é a construção e a retenção do talento
necessário.
Essas habilidades incluem conhecimento técnico em
tecnologias de IA específicas, ciência de dados, manutenção de informações de
qualidade, conhecimento e domínio de problemas e habilidades para monitorar,
manter e governar o ambiente.
Todo esse movimento é necessário porque
a Inteligência Artificial já está presente em nosso dia a dia: nos
aplicativos mais comentados, incluindo RoboAdvisors e RoboTraders no setor
financeiro, Chatbots e Assistentes Pessoais de compras no varejo,
diagnósticos médicos, monitoramento remoto de pacientes e tutores de IA para
educação personalizada.
A Inteligência Artificial não oferece apenas o
potencial para melhorar radicalmente as atividades de negócio existentes, como
também cria o potencial para estratégias de negócios orientadas a dados.
Na visão do Gartner, a velocidade com que IA está
evoluindo continuará a apresentar desafios e preocupações para as empresas, mas
os benefícios compensatórios vão obrigá-las a implantar soluções que incorporem
essa tecnologia no dia a dia.
De acordo com o instituto de pesquisa, esse é o
momento dos gestores definirem estratégias de IA e avaliarem o impacto nos
modelos de negócios e na experiência dos clientes. Porém, não é suficiente
olhar para Inteligência Artificial como um subproduto de outro trabalho
estratégico.
Confira as 6 dicas do Gartner para que os
executivos façam a adoção correta dessa poderosa ferramenta:
- Prepare-se - A maioria das organizações não está bem estruturada para implementar IA. Isso ocorre porque não possuem habilidades internas em Ciência de Dados e planejam confiar plenamente em provedores externos para preencher a lacuna. Cerca de 53% das organizações classificaram suas capacidades de explorar dados como “limitadas” ;
- Gere valor para os negócios - Comece avaliando a relevância da Inteligência Artificial para os mais importantes resultados de seu negócio, criando novas capacidades orientadas por dados, assim como uma nova visão em relação aos desafios operacionais e de TI específicos. Muitas organizações se tornam fãs das capacidades de IA, mas no processo elas falham em determinar os fatores estratégicos que podem gerar real valor;
- Explore o potencial revolucionário na experiência do cliente - A Inteligência Artificial apresenta oportunidades únicas para ganhar insights e criar personalização. Até 2020, 25% dos serviços aos clientes e operações de apoio integrarão assistentes virtuais com tecnologia inteligente em todos os canais de engajamento;
- Aborde impactos organizacionais, de governança e tecnológicos – Tenha como foco desenvolver uma cultura orientada por dados, habilidades em ciência de dadose a capacidade para "Falar Dados" de uma perspectiva de negócios;
- Concentre-se em ampliar a capacidade das pessoas, não em substituí-las - Os grandes avanços tecnológicos são frequentemente associados à redução de pessoal. Os benefícios mais transformadores da IA, em curto prazo, resultarão da sua utilização para permitir que funcionários possam se dedicar a atividades de maior valor;
Escolha
soluções transparentes - Projetos de IA geralmente envolvem software ou
sistemas de provedores de serviços externos. É importante que algumas
informações sobre como as decisões serão alcançadas estejam integradas no
contrato de serviço. Um sistema de IA que produza a resposta certa não deve ser
a única preocupação, os executivos precisam entender porque é efetivo oferecer
uma visão de seu raciocínio ao time,
Odilon Costa - CEO & Presidente da Tree Solution
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