Pesquisar no Blog

sexta-feira, 29 de junho de 2018

Copa: problemas de saúde que podem ser potencializados durante o evento


 A Copa interfere na vida de milhões de pessoas. Modificando seus hábitos alimentares e deixando os nervos à flor da pele em razão das emoções vivenciadas durante os jogos.



Neste contexto, a Doctoralia, plataforma líder que conecta pacientes e profissionais de saúde, reuniu alguns especialistas membros da plataforma para comentar problemas de saúde que podem se manifestar ou se intensificar durante esse período. Confira:

Problemas cardíacos

Na hora de torcer, é importante ter cuidado com as grandes emoções que podem afetar o coração.

De acordo com o Doutor Alexandre Galvão, cardiologista membro da plataforma Doctoralia, a adrenalina aumenta os batimentos cardíacos e a pressão arterial. “Existem grupos que devem ficar mais receosos e atentos com esse excesso de adrenalina como, por exemplo, hipertensos ou pacientes que já tiveram um infarto do miocárdio”, comenta Galvão.
  
Crise de ansiedade

As pessoas estão acompanhando os jogos com afinco e, muitas vezes, apostando nos resultados de diversas maneiras. Para os muito ansiosos, porém, toda essa tensão e expectativa podem ser prejudiciais.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo e o quinto em casos de depressão. “As pessoas propensas a esse tipo de transtorno podem ficar ansiosas com facilidade. Dependendo da força da ansiedade, pode ocorrer palpitação no coração, falta de ar, angústia no peito, suor frio nas mãos e até mesmo insônia. Caso sinta todo esse desconforto, o recomendado seria passar por uma avaliação médica”, explica Doutor Rafael Lopes, psiquiatra membro da plataforma Doctoralia.
 
Gastrite nervosa e problemas estomacais

Caso o Brasil chegue à final, serão no total sete jogos, que equivalem a 630 minutos de emoção. Isso sem contar as possíveis prorrogações ou disputas de pênaltis.

Durante as confraternizações, as pessoas aproveitam para exagerar nas bebidas e frituras. Trocando a alimentação do dia a dia por possíveis petiscos, o que pode acarretar em problemas estomacais.  “Balancear a alimentação é necessário, mas é normal, às vezes, sair um pouco da rotina, ainda mais nessas confraternizações. Esse tipo de alimentação pesada causa trânsito intestinal e digestão pesada, podendo acarretar em problemas estomacais e certos desconfortos”, comenta a Doutora Cassandra Lopes, endocrinologista e nutróloga membro da plataforma Doctoralia.
 
O fato do Brasil inteiro parar para ver os jogos pode atrapalhar a rotina e, inclusive, não se sabe ao certo quais serviços estarão funcionando em horários alternativos durante os jogos. Quando o paciente precisa agendar por meio de ligação, só é possível fazer isso durante o horário comercial. Quando falamos de saúde, a praticidade é fundamental e a Doctoralia disponibiliza, de forma gratuita e anônima, a oportunidade de agendar qualquer consulta médica durante 24 horas por dia, 7 dias por semana, todos os dias do ano.
 
Como se manter mais saudável durante os jogos?
·         Não exagere no consumo de bebidas alcoólicas e refeições gordurosas;
·         Evite excessos e saiba seus limites;
·         Beba muita água;
·         Siga os horários corretos das refeições;
·         Opte por petiscos mais saudáveis durante os jogos;
·         Tente não abusar de suas condições físicas e psicológicas.




Doctoralia
  www.doctoralia.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados