Pesquisar no Blog

sábado, 30 de junho de 2018

Férias escolares: pais devem redobrar proteção das crianças na internet


Especialistas da ESET apontam que, durante as férias, as crianças gastam mais tempo conectadas e, consequentemente, ficam mais expostas a riscos


No Brasil, o mês de julho é sinônimo de férias escolares. Como consequência, as crianças e adolescentes passam mais tempo conectados na internet, seja para jogar, assistir vídeos ou navegar nas redes sociais, e ficam mais expostos a ataques e golpes virtuais.

Os especialistas da ESET – empresa de soluções de segurança da informação – recomendam que os pais redobrem os cuidados com as crianças na internet durante as férias de julho. Isso porque, elas ficam mais expostas a códigos maliciosos e golpes praticados por cibercriminosos.

Com o objetivo de garantir que os pequenos estejam protegidos enquanto estão conectados, os especialistas de ESET reuniram as principais orientações a serem seguidas pelos pais, sejam eles tecnológicos ou não:


Proteja o equipamento

Uma das primeiras coisas que devemos fazer quando consideramos segurança do computador, tablet ou smartphone usado para acessar a internet é ter certeza que ele tem uma solução de segurança da informação instalada e atualizada.


Melhore suas senhas

Gaste algum tempo revendo e melhorando suas senhas - se necessário - ou use a senha de administrador, caso ela seja complexa. Se você já fez isso, ou sente que está pronto para ficar mais tecnológico, aplique o fator duplo de autenticação – ou seja, que combina a senha com outra forma de validação, como a biometria.


Proteja sua privacidade

Se você estiver preocupado com casos de monitoramento online, existem formas simples de se precaver, como proteger sua webcam quando não estiver sendo utilizada ou usar filtros de tela.


Utilize configurações

Configure os dispositivos para bloquear automaticamente, em um curto período de tempo quando não estiver em uso, e ative a função que permita rastrear o equipamento em caso de perda, roubo ou furto.


Acompanhe-os em suas primeiras experiências na web

Assegure que você esteja presente em seus primeiros passos. Os primeiros contatos da criança com a Internet são uma boa oportunidade para sentar-se com eles e guia-los através dessa nova aventura.


Defina condições para o uso da Internet

Em primeiro caso, devem se estabelecer as regras para a utilização de. Supervisar a quantidade de horas e fixar horários permitidos são boas práticas para esta medida.


Seja um bom exemplo

As crianças geralmente tomam o exemplo dos pais em seu comportamento, seja na Internet ou não. Se os demais membros da família mantém uma conduta positiva, ela será transmitida automaticamente aos filhos.


Utilize ferramentas de Controle dos Pais
 
Aproveite que a tecnologia existe e use-a a seu favor. As ferramentas de controle dos pais permitem bloquear sites que contenham material potencialmente ofensivo. Em alguns casos, é possível impedir o acesso a determinada categoria de páginas.


Ensine a não compartilhar informações que possa identifica-los

É importante esclarecer aos seus filhos que, no mundo virtual, nem todas as pessoas são amigas e que algumas podem lhes fazer mal. Por isso, é necessário não compartilhar informações como: Endereço, telefone, locais que frequentam ou onde estudam etc. Por sua vez, a criança deveria estar devidamente autorizada por seus pais, antes de compartilhar fotos familiares na Internet.


Informar sobre abusos imediatamente

O cyber bullying é a manifestação dos abusos pessoais através da Internet. Seus efeitos, assim como os abusos fora da web, ferem a criança psicologicamente de forma recorrente e repetitiva. Por isso, deve-se orientar a criança para informar seus pais imediatamente, no caso de ocorrer algo desse tipo.


As transações financeiras on-line são para os adultos

Comprar pela Internet não deve representar um problema, quando feito de forma prudente. O envio de informações pessoais financeiras deve ser realizado sob a supervisão dos pais até que os filhos compreendam as medidas a serem tomadas.

“Os pais e responsáveis precisam estar cientes dos riscos da internet para que possam alertar e proteger as crianças enquanto estão conectadas”, afirma Camillo Di Jorge, Country Manager da ESET no Brasil. “A única forma de garantir que os pequenos estejam protegidos na web é orientá-los sobre como se comportar na internet e utilizar soluções de segurança da informação instaladas em todos os equipamentos”, conclui.







ESET

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados