Pesquisar no Blog

quinta-feira, 28 de junho de 2018

Segurança do veículo é essencial para viajar nas férias

Realizar a manutenção preventiva evita acidentes e garante mais tranquilidade


As férias escolares estão chegando e, assim, muitas famílias e amigos decidem viajar. Para tudo ocorrer bem, é necessário que o motorista fique atento à manutenção do veículo, evitando possíveis dores de cabeça no caminho. Por isso, Marcos Iombriller, gerente dos Centros Automotivos Porto Seguro, explica os principais pontos dos quais os motoristas precisam estar atentos antes de pegar a estrada.


Cuidado com a bateria

No inverno, o óleo lubrificante demora mais pra dilatar, devido às baixas temperaturas, e exige mais da bateria ao ligar o carro, o que pode levar a um desgaste excessivo. Garantir a qualidade em um Centro Automotivo de confiança é a melhor opção para evitar problemas com a bateria. Uma dica é não ligar o carro com o ar condicionado e o farol ligados, para não sobrecarregar o sistema elétrico.


Atenção com o óleo lubrificante

O óleo lubrificante é essencial para um bom desempenho do veículo com menos esforço, diminuindo assim o atrito das peças, e ajudando a refrigerar o motor. Por isso, é importante conferir semanalmente seu nível por meio da verificação da vareta de óleo, bem como observar possíveis vazamentos. É preciso se atentar também a data de troca do lubrificante e a quilometragem do produto na etiqueta de óleo.


Inspecionar os freios 

A troca do fluido de freio deve estar de acordo com o manual do proprietário, alerta Iombriller. De modo geral, o intervalo entre as trocas é de 40 mil quilômetros. Já as pastilhas de freio e discos devem ser verificados a cada 10 mil quilômetros - o mesmo intervalo se aplica às lonas de freio (em caso de veículos com freio a tambor na roda traseira), ou ao conjunto discos e pastilhas traseiros (em caso de automóveis com freio a disco nas quatro rodas).


Verificação dos pneus

Andar com os pneus muito gastos é extremamente perigoso, pois além de gerar multas, a prática compromete a aderência à pista. Observe os sulcos do pneu, pois dentro deles, estão inseridas pequenas elevações na borracha que funcionam como marcações de segurança. Assim como é preciso ficar atento às pequenas avarias, que podem facilitar rasgos, vazamentos e até desmantelamento da borracha.


Verificação do nível da água

O líquido de arrefecimento é um composto químico responsável pela manutenção da temperatura ideal do motor. O reservatório de líquido de arrefecimento mostra o nível correto por meio de uma marcação, por isso, é importante verificá-lo antes de viajar.


Checagem da iluminação e materiais

É importante sempre verificar as luzes dos faróis, lanterna e sinalização. É necessário que todas estejam funcionando perfeitamente. Também é fundamental verificar se o macaco, triângulo e a chave de roda estão no carro. Iombriller recomenda que os motoristas levem uma bateria adicional ou banco de carga, além de um celular com a bateria carregada, esses cuidados ajudam a acionar uma equipe de socorro em caso de necessidade.


Segurança sempre em primeiro lugar 

Independente da época do ano ou qual seja a viagem, é essencial garantir a segurança do veículo. Sua realização gera apenas benefícios "O principal ponto é a garantia das melhores condições de segurança para a família e o bom funcionamento do carro, esses garantem uma viagem mais tranquila", finaliza.


Centros Automotivos Porto Seguro


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados