Pesquisar no Blog

quarta-feira, 27 de junho de 2018

5 dicas para os pais conviverem bem com a guarda compartilhada dos filhos


O modelo de guarda compartilhada, que é o indicado pela Lei, está sendo cada vez mais conhecido e utilizado nos processos de divórcio em que há filhos menores. O desafio é que, nem sempre, esse tipo de guarda flui da melhor maneira possível.

 Foi pensando nisso, que o advogado Marcello Rodante, especialista em direito de família e mediação de conflitos, listou cinco dicas fundamentais para facilitar a guarda compartilhada e evitar contratempos entre pais e filhos. Vejam:


1- O respeito entre os pais deve prevalecer, mesmo havendo diferenças de visão – Por mais que o processo de divórcio possa ser muitas vezes difícil e o casal possa carregar mágoas entre si, é necessário levar em consideração que a convivência harmônica e respeitosa não deve ser uma opção, mas uma obrigação, uma missão. Assim, os filhos poderão se sentir bem, seguros e poderão desenvolver melhor suas potencialidades.


2- A rotina dos filhos precisa ser mantida o máximo possível – Manter a rotina dos filhos com horário para dormir, fazer as refeições, estudar e brincar é de extrema importância, assim como decidir quando a rotina possa ser quebrada. Isso evita competições entre os pais, gera harmonia e uma co-parentalidade mais funcional.

 
3- Manter o diálogo e falar sobre assuntos importantes – Manter o diálogo não significa falar todos os dias, mas sempre que necessário, conversar de forma cordial, principalmente quando os assuntos são mais importantes e delicados, como reuniões escolares ou consultas médicas. Não é necessário que pai e mãe estejam presentes, mas ambos precisam saber o que está acontecendo.

 
4- Seja sincero e ouça os filhos sempre que possível – Procure ser sempre sincero ao relatar à outra parte, coisas importantes que aconteceram no dia a dia ou no fim de semana. Mentir ou omitir é um caminho ruim. Caso os filhos já estejam um pouco maiores, vale questioná-los sobre algum fato ocorrido ou decisão a ser tomada. Lembrem-se que crianças aprendem muito com exemplos. Que exemplos vocês estarão dando?

 
5- Seja flexível e aproveite bem o tempo com os filhos – Às vezes é necessário acionar a rede de apoio como babás, avós e tios que podem ajudar no cuidado com os filhos, mas as crianças gostam e precisam da atenção e do carinho dos pais, portanto, aproveitem bem o tempo com elas. Em ocasiões especiais como férias, dia dos pais, dia das mães ou alguma outra situação específica, vale ser flexível e alterar as datas de visita ou o tempo que os filhos permanecem em cada casa. Cuidem dos filhos, sem nenhum dúvida eles são os bens mais preciosos da vida.






Marcello Rodante - Sócio-Fundador da Machado Rodante Advocacia, especialista em Conflitos Familiares, Pós-Graduado em Direito Processual Civil e em Estudos de Paz e Transformação de Conflitos pela UNIBR em parceria com a Cátedra de Paz da UNESCO - Áustria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados