Pesquisar no Blog

quarta-feira, 27 de junho de 2018

Uma em cada cinco pessoas sofrerá com diabetes tipo 2 em 2045


Obesidade, sobrepeso e sedentarismo são as principais causas da doença
 

Falta de rotina, alimentação exagerada, sedentarismo ou problemas genéticos Em geral, estas são as principais causas da obesidade. Além disso, ela é fator para uma doença que vem crescendo nos últimos anos: diabetes tipo 2. De acordo com a projeção apresentada no Congresso Europeu de Obesidade 2018, uma em cada cinco pessoas (22%) será obesa em 2045. Os dados indicam ainda que uma em cada oito pessoas (12%) sofrerá com diabetes tipo 2. 

Vanderli Marchiori, consultora em nutrição da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), explica que no caso de diabetes tipo 2, o ganho de peso vai gerando um processo inflamatório, que ativa reações e podem inibir a ação da insulina. "O organismo de quem tem a doença produz uma quantidade insuficiente de insulina ou não consegue utilizá-la da maneira adequada para desempenhar bem suas funções. Por causar poucos sintomas, a pessoa muitas vezes demora anos para receber o diagnóstico de diabetes, o que pode causar complicações graves no coração e no cérebro", explica. 

Estimular mudanças no estilo de vida, como a prática de atividades físicas regular e a escolha de alimentos com o índice glicêmico (IG) baixo e os integrais (fontes de fibras como pães, macarrão e biscoitos) ajudam a amenizar os sintomas da doença e são partes essenciais do tratamento da pessoa com diabetes e obesidade. 

Por isso, na hora de escolher o cardápio opte por uma alimentação saudável e equilibrada incluindo todos os nutrientes, como os carboidratos, proteínas e lipídeos no prato. "É necessário que o paciente faça acompanhamento com um profissional especializado para entender exatamente o quanto de cada nutriente o paciente precisa. O carboidrato, por exemplo, é recomendado consumir entre 45 a 60% da quantidade de Kcal diárias, não podendo ser inferior a 130 g/dia, mas cada caso é um caso", diz Vanderli.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados