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quinta-feira, 7 de junho de 2018

Proximidade com líderes: Por que eles precisam se conectar com a equipe?


A hierarquia é algo intrínseco ao mercado executivo. Desde estruturas rígidas a companhias que deixam os cargos mais livres, sempre existirá um chefe e uma equipe.

A posição de líder é primordial para o bom desempenho das atividades e a maneira como o profissional a desempenha pode determinar se a equipe será sólida e unida ou apenas trabalhará para ganhar o salário. E estas duas óticas podem fazer muita diferença no produto final – até mesmo incidindo na alta rotatividade das companhias.

Um dos principais ideais de um funcionário é ser significativo e relevante para a empresa na qual trabalha.

De acordo com o estudo realizado pela ADP em outubro de 2017, Evolution of Work 2.0, mais do que receber um salário no fim do mês, 82% dos colaboradores querem desempenhar um papel importante nas organizações, ter um propósito no que fazem e se sentirem valorizados.

Porém, o sentimento de desvalorização é comum não só no Brasil, mas em todos os 13 países em que a pesquisa foi feita.

O sentimento de desvalorização dos colaboradores é mais comum do que seus empregadores imaginam, influenciando diretamente no desemprenho do trabalho.
Portanto, a proximidade com líderes pode ser uma forma eficaz de fazê-los se sentirem mais seguros e valorizados. Um dos primeiros passos para isso é ampliar a comunicação com os pares.

Criar relações transparentes, saber ouvir os funcionários e conseguir guiá-los diante de problemas, sem julgamentos, são alguns dos métodos que diminuem a barreira entre o líder e seus subordinados.

Muitos executivos julgam estar próximos de seus funcionários, mas os colaboradores nem sempre os conhecem de verdade. Mesmo que este distanciamento esteja se tornando cada vez menos comum, é importante que a transparência e a proximidade com líderes seja sempre levada a sério. E esta conexão precisa ser genuína! Caso seja mero discurso ou superficial, a distância entre funcionários e líderes continuará ampla.

Por isso, é preciso tirar o discurso da prática e realmente abrir esse canal de diálogo. É preciso buscar conexões verdadeiras. Os resultados serão imediatos!






John Mackenzie - gerente sênior de Estratégia e Marketing na ADP para a América Latina.


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