Pesquisar no Blog

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Rio recebe ação com testes gratuitos durante Olimpíadas



População terá acesso a 1.200 exames de perfil lipídico completo


Entre os dias 11 e 15 de agosto, o Rio de Janeiro receberá uma ação itinerante que levará testes rápidos para o diagnóstico do perfil lipídico da população local e dos turistas que acompanham as Olimpíadas. O objetivo é levar esse tipo de informação à população, visando estimular hábitos saudáveis e, mais importante, uma cultura de prevenção e diagnóstico precoce para que os pacientes realizem consultas de rotina ao médico especialista, assim como testes periódicos para controle de indicadores como colesterol e triglicérides.

No total serão 1.200 testes gratuitos que serão levados a pontos-chave do Rio de Janeiro por uma equipe de profissionais de saúde especializados. Em cinco minutos e com apenas uma picada no dedo os pacientes terão acesso a um perfil lipídico completo, com informações sobre colesterol total, HDL, LDL e triglicerídeos, além de medição de glicose e avaliação do risco de doenças cardiovasculares. Os pacientes que obtiverem resultados com alterações serão orientados a buscar atendimento nos serviços de saúde.

A ação é realizada pela Alere, multinacional do segmento de diagnóstico e Point of Care, em parceria com a Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (Socerj). Em todos os endereços, a ação ocorrerá das 9h às 18h ou até o fim do estoque de testes e senhas serão distribuídas para organizar o atendimento da população.

Enfrentando o problema
As dislipidemias, nome médico para as anormalidades na concentração das moléculas gordurosas no corpo, são comuns na população, além de serem consideradas um fator de risco altamente modificável (passível de ser combatido) para doenças cardiovasculares como a hipertensão. Segundo dados do Ministério da Saúde, essa condição afeta cerca de 25% da população adulta do Brasil, chegando a mais de 50% dos brasileiros com mais de 60 anos. 

Essa elevação da pressão ocorre principalmente porque os vasos por onde o sangue circula se estreitam devido ao acúmulo de gordura. Se não tratada, a hipertensão pode provocar complicações no coração, no cérebro e nos rins. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a doença é responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal no País.

De acordo com Ricardo Mourilhe, presidente da Socerj, o controle da pressão arterial evita diversas doenças cardiovasculares, melhora a qualidade e aumenta a expectativa de vida. “Além do tratamento com medicamentos, a mudança do estilo de vida é fundamental para o bom controle da pressão arterial. As principais medidas são fazer atividade física regular (mínimo de 150 minutos por semana), fazer dieta saudável e balanceada com menor quantidade de sódio, parar de fumar e evitar o consumo de álcool (apenas de forma recreativa)”, afirma.


Roteiro:
11 e 12 de agosto
Av. Lucio Costa, 5130 Lj. 03 - Barra da Tijuca

13 de agosto
Shopping Nova América
Avenida Pastor Martin Luther King Júnior, 126 - Del Castilho

14 e 15 de agosto
Rua Conde do Bonfim, 248/250 – Tijuca




Sobre a Alere:
Com sede em Waltham, Estados Unidos, a Alere trabalha fornecendo testes diagnósticos rápidos e Point of Care (testes laboratoriais remotos). Essas informações confiáveis permitem melhores decisões clínicas, operacionais e econômicas para a saúde. A empresa tem como foco testes rápidos de doenças infecciosas, doenças cardiometabólicas e toxicologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados