A Black Friday
já é de fato um fenômeno no varejo brasileiro. Em poucos anos a data ganhou
proporções incríveis e já representa uma fatia considerável do faturamento
mensal da maioria das lojas virtuais, além de ser sempre o melhor dia de vendas
do ano.
Apesar disso,
a falta de preparo para a data continua sendo um pecado recorrente de muitos
dos sites. Em parte, isso é compreensível. Se trouxéssemos isso para o mundo
offline, um exemplo equivalente seria de um restaurante que está acostumado a
atender entre 100 e 130 clientes por dia e em apenas um único dia do ano, esse
número sobe para 1 mil. Não é fácil ajustar a casa para suportar tantos
clientes a mais. Ainda assim, muito pode ser feito para não se perder nesse
aumento abrupto da demanda.
1) - Não dá para vender offline: é
essencial estar com a infraestrutura preparada para o grande aumento de tráfego
esperado durante a Black Friday. Utilizar serviços de terceiros para
cacheamento de vídeos e imagens a fim de aliviar a carga no seu próprio
servidor, bem como desativar páginas de busca quando possível de modo a
minimizar consultas complexas a bancos de dados, pode fazer toda a diferença na
hora de manter seu site online. Outras medidas simples e eficazes incluem
realizar upgrade nas configurações dos servidores utilizados e preparar
redundâncias para serem ativadas assim que necessário.
2) - Explore o retargeting: você
passou o ano todo buscando novos clientes e buscando fidelizar sua base. Agora
é a hora de usar esse público ao máximo. Muitos clientes dizem não
disponibilizar um investimento específico para a Black Friday, uma vez que a
demanda aumenta naturalmente. Entretanto, fazer uma venda para alguém que
esteve indeciso há pouco tempo ou que comprou um produto no seu site, é
extremamente provável na Black Friday. Retargeting é, portanto, o que os
financistas chamam de “low hanging fruit” ou a oportunidade mais fácil de ser
agarrada nessa data.
3) - E-mail é rei: sem dúvida
apenas com ações de e-mail marketing podem te ajudar muito nessa data. É um dia
em que os consumidores estão dispostos e até motivados a revisar toda a sua
newsletter para comprar um produto interessante.
4) - Já guardou estoque? Um dos
erros mais comuns e que vai deixar seus consumidores mais tristes é ter um
estoque muito pequeno de produtos. Você pode deixar sua marca de fora da rota
dos sites que o cliente terá o hábito de buscar por produtos de seu interesse.
5) - Cuidado com o efeito
barragem: já é percebido um desaquecimento das vendas no pré-Black Friday.
Entretanto, ações nos dias anteriores com motes como “ Preços de Black Friday”
ou ações muito forçadas nos dias anteriores, podem gerar decepções com a sua
marca e a ajudar a acumular ainda mais o desejo de compra dos consumidores nos
dias anteriores à data.
6) - Aumente o senso de urgência:
propagandas com o número de peças ainda em estoque ou tempo de duração da
promoção ajudam a aumentar a urgência do consumidor para comprar naquele
instante e parar de continuar a busca pelo produto.
7) - Repense o boleto: certamente
você perderá vendas por não permitir essa forma de pagamento nesse dia
específico. Mas por outro lado, muitas pessoas acabam “reservando” os produtos,
mesmo não tendo tanto interesse ou certeza de que irão mesmo comprar. Isso
certamente dificultará a sua gestão de estoque no dia.
Túlio Kehdi - sócio fundador da Raccoon, uma das maiores
agências de marketing de performance do Brasil. Com uma carteira de clientes
composta por marcas como Fast Shop, Discovery Channel, Connect Parts, EZTEC,
Grupo Samba, Kabum e eFácil, a Raccoon oferece às marcas uma equipe composta
por engenheiros, matemáticos e estatísticos que permitiram a Raccoon atingir um
aumento de 20% na performance destes clientes em investimentos em marketing
online. Com 50 pessoas compondo sua estrutura, a agência tem sua base
operacional na cidade de São Carlos e escritório comercial em São Paulo.
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