Pesquisar no Blog

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Intestino fora do ritmo pode atrapalhar o foco de mulheres multitarefas




Bom funcionamento intestinal pode estar entre as respostas para a falta concentração no trabalho, nas atividades de casa ou até nos momentos de lazer
O acúmulo das funções de mãe, esposa e profissional fez das mulheres mestres em estarem envolvidas em diversas atividades simultâneas. Muitas vezes, entretanto, torna-se mais difícil manter o foco nas inúmeras tarefas do dia.  O funcionamento alterado do intestino pode ser uma das causas da falta de atenção e perda do foco.
A dificuldade em manter-se no foco quando o intestino está fora do ritmo é uma das principais queixas das mulheres entrevistadas pelo SIM Brasil (Saúde Intestinal da Mulher Brasileira), um estudo conduzido pela Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) para entender como a saúde intestinal impacta o dia a dia das mulheres no País. Entre os resultados da pesquisa, 8 em cada 10 brasileiras disseram que não conseguem manter o foco em atividades cotidianas quando estão fora do ritmo.
A psicóloga Pamela Magalhães explica que esse fato acontece quando a mulher não está atenta às suas necessidades primárias e se desconecta dela mesma, preocupando-se apenas com aquilo que está por vir, para dar conta de toda a rotina, esquecendo até de cuidar de si mesma.
“Ao não encontrar tempo para ir ao banheiro, pode surgir a proliferação de gases e o intestino ficar fora do ritmo. Com isso, o corpo sinaliza o tempo todo que existe algo que precisa ser eliminado e, consequentemente, dificulta a sua atenção e a entrega por completo nas atividades programadas para o dia. Logo, uma parte da cabeça pensa no desconforto e a outra tenta corresponder àquilo que deveria estar realizando”, comenta Pamela.
No estudo SIM Brasil, esse perfil foi identificado como a mulher “indisciplinada”, que não aceita o problema, fala sobre os incômodos com frequência, e só tem uma atitude curativa quando o desconforto aparece. Ela deixa que isso afete a organização da sua rotina, mas tem dificuldade de mudar os hábitos e se privar do que considera prazeres da vida.
Pamela dá a receita para solucionar a questão: “a mulher precisa entender que o intestino existe e quando ele dá o primeiro sinal de que precisa ir ao banheiro, ela deve dar atenção. Ir ao banheiro precisa fazer parte da sua rotina, de acordo com o tempo de cada uma, seja uma vez por dia ou três vezes na semana, mas todo o intestino precisa ter o seu tempo”, orienta.

Fundo emocional
Durante as pesquisas SIM Brasil, as entrevistadas que relataram ter o intestino fora do ritmo, por exemplo, relacionaram o desconforto às tensões emocionais, por causa do emprego ou de problemas familiares. Segundo a psicóloga, todo desconforto intestinal sempre tem um fundo emocional. Ela lembra que quando as pessoas estão em um momento muito bom da vida, dificilmente o trânsito intestinal é impactado.
 “Quando o desconforto é crônico, ou seja, é reincidente, é recomendado ir a um médico e procurar uma psicoterapia, por exemplo. Não  podemos entender o intestino como algo à parte no organismo, assim é importe analisar os acontecimentos no dia a dia que estão deixando o intestino fora do ritmo, ”finaliza Pamela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados