Pesquisar no Blog

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Conheça 5 sinais de que seus pés precisam de atenção





Para manter os pés sempre bonitos, hidratados e sem asperezas e calosidades, são
necessários cuidados; a consultora  da MIP Brasil Farma explica quais são eles.
Manter uma rotina de cuidados com os pés é fundamental, considerando que são eles que sustentam o nosso corpo e, por isso, são exigidos praticamente durante o dia todo. Embora sejam anatomicamente projetados para sustentar o peso do corpo, os pés podem acabar sofrendo algum tipo de desgaste natural, o que muitas vezes é notado por meio de sinais físicos, que podem se acentuar caso não sejam tomadas algumas medidas de prevenção.
De acordo com a podóloga Cláudia Andrea Olindino, consultora da marca de cuidados com os pés Footner, da MIP Brasil Farma (http://mipbrasilfarma.com.br/footner), é necessário adotar alguns hábitos para compensar o esforço diário sofrido pelos pés.  “Cuidar dos pés é fundamental durante o ano todo, inclusive no inverno, época do ano em que eles são mais esquecidos, já que eles ficam menos visíveis do que no verão”, explica a especialista. No entanto, segundo ela, negligenciar os pés nessa época é um equívoco. “A rotina deve ser mantida sempre, com práticas simples que os deixam saudáveis e bem tratados”. 
Confira 5 sinais de que você pode estar dando pouca atenção aos seus pés, segundo a especialista: 
  • Ressecamento e asperezas: Se a pele do seu pé estiver ressecada, é sinal de que você precisa caprichar mais na hidratação. Lixar os pés pode agravar o problema, pois ele acaba rachando ainda mais. Por isso, o certo é esfoliar e hidratar. A consultora recomenda o uso de Footner meias esfoliantes, que faz um peeling nos pés, deixando a pele macia como pele de bebê, e Footner espuma hidratante, que deixa a pele macia sem ficar escorregadia. 
  • Calosidades: O uso e sapatos apertados e não arejados pode aumentar a incidência de calosidades nos pés, e se você já tiver esse tipo de problema é sinal de que precisa aumentar os cuidados. O primeiro passo é parar totalmente  o uso de calçados inadequados, e dar sempre preferência aos que proporcionam conforto. Para tratar as calosidades, a podóloga indica Footner  caneta contra calosidades, desenvolvida especialmente para eliminar as calosidades nos pés e nas também nas mãos, e que vem acompanhada de uma lixa diferente, que deixa a calosidade porosa para que o produto atue e suavize a pele endurecida. É a maneira mais prática e eficaz de combater os calos.
  • Calcanhares ásperos: Pele endurecida e áspera na região dos calcanhares é outra queixa comum entre as mulheres e homens que não mantém rotina de cuidados com a pele dos pés. Ela é causada pelo próprio atrito dos pés com os calçados.  Nesse caso, a recomendação é usar Footner meias esfoliantes, para eliminar as células mortas, que formam a pele endurecida, e o Footner creme reparador de calcanhares para manutenção do tratamento. Dermatologicamente testada, a meia acelera a renovação da pele dos pés e reduz a aspereza em apenas uma aplicação. A esfoliação mais intensa acontece até os 5 primeiros dias após a aplicação, e o processo completo pode levar até 10 dias. Já o creme reparador de calcanhares reduz significativamente a aspereza e o aspecto ressecado dos calcanhares, aumentando a maciez e melhorando a aparência geral dos pés.
  • Odor: Outro sinal frequente de mal cuidado com os pés e que costuma causar óbvio desconforto é o mau odor. Para prevenir esse problema, vale evite usar meias de nylon, preferindo as de lã ou algodão. Outra dica é alternar os sapatos, pois usar todos os dias o mesmo par pode acentuar o odor. É importante também guardar os calçados em um local em que possam ficar arejados, e mantê-los sempre limpos. Usar um desodorante ou talco também pode ajudar a manter os pés sem qualquer odor. 
  • Aparência das unhas: Para que as unhas dos pés estejam sempre saudáveis, também são necessários cuidados. É recomendável cortá-las no máximo a cada 15 dias, além de mantê-las sempre limpas. É interessante visitar também um podólogo, ao menos uma vez ao mês. Mudanças no aspecto das unhas (como alteração na cor ou descamação) podem ser sinais de doenças de pele, como a micose, que é causada por fungos e costuma ser mais frequente nas áreas quentes e pouco ventiladas, como é o caso dos pés. Nesse caso, recomenda-se procurar um dermatologista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados