Vitrine virtual facilita
aquisição de livros e distribui centenas de exemplares aos usuários do metrô,
em SP
A ação acontece em um bom momento
do mercado livreiro no país: pesquisa revela que os brasileiros leem mais, e
priorizam os livros
Durante
a próxima semana, os usuários da estação São Joaquim do metrô serão
surpreendidos com uma ação de incentivo à educação e cultura. A iniciativa é da
Cia. dos Livros, que montou um stand
para distribuir centenas de exemplares, incluindo best-sellers, lançamentos,
grandes clássicos e até mesmo didáticos e técnicos para faculdade.
Entre
os títulos distribuídos estão, por exemplo, Querido John, The Walking Dead,
Cidade dos Ossos, Diário de um Banana, Harry Potter e a Pedra Filosofal.
Além dessa distribuição, que será realizada
durante toda a semana, em horários estratégicos (de pico na estação), a Cia.
dos Livros terá também em seu stand uma vitrine virtual, acompanhada por
promotores, que poderão orientar a todos que desejarem comprar um livro e
recebê-lo em casa, acessando um simples QR Code. A estante virtual ficará na estação
até o próximo dia 21 de setembro.
“Nossa ideia é, por meio da tecnologia,
facilitar o acesso dos usuários do metrô de SP a um grande acervo,
proporcionando a eles a oportunidade de uma excelente companhia durante as
viagens nos vagões. E assim, de alguma forma contribuímos para o aumento do
interesse dessas pessoas à leitura”, comenta Eduardo Acácio da Cunha, diretor
comercial do Grupo BOOKPartners.
Para participar da ação, é necessário apenas
que o usuário possua um smartphone com 3G. Dessa forma, a organizadora da ação
terá melhor controle sobre a distribuição, fazendo com que ela seja justa, sendo
um livro por pessoa.
A aquisição de qualquer livro no stand,
durante todo o mês da ação, ainda contará com 10% de desconto, para pedidos
mínimos de 80 reais, utilizando um código específico entregue pelos promotores.
Os livros-cortesia serão entregues dos dias 1
a 5 de setembro, a partir das 17h30, e no dia 6, a partir das 15h30. A
distribuição vai ocorrer enquanto durar o estoque do dia.
BRASILEIROS LEEM MAIS
“Nosso país, que atualmente possui cerca de 200 milhões de
habitantes e tem uma nova diversidade de políticas sociais, apresenta maior
facilidade em crédito e investimentos, aumentando, assim, o consumo familiar.
Tal consumo, acrescido ao desejo por entretenimento, também fez com que a
indústria livreira angariasse mais leitores, pois o livro vem sendo visto como uma das
diversões ou viagens mais baratas e, ainda, que elevam a cultura”,
explica Eduardo, baseado em uma pesquisa realizada recentemente pela Nielsen.
O mercado livreiro brasileiro
ainda é pequeno em comparação a outros países, como os Estados Unidos, mas é
vasto internamente e tende a crescer. Há picos de vendas, como na volta às
aulas (início e meio de ano) e em datas comemorativas (Natal e Dia das
crianças), mas a consciência de “cultura ao seu dispor e de fácil acesso” já
está mais presente em todas as classes socioeconômicas e ascende muito nas
classes C e D.
“Outros
fatores que contribuem para a expansão do mercado são o Vale Cultura e as redes
sociais tem influenciado para alavancar as vendas e têm tido muito sucesso em
suas viralidades, principalmente quando o assunto é um best-seller. E não podemos
esquecer do aquecimento nas vendas quando um filme é lançado baseado na
história de um livro”, lembra o diretor.
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