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sexta-feira, 17 de maio de 2024

Boleto bancário contribui para aumentar a segurança nas transações e ajuda a dobrar as vendas

Limitar pagamentos a cartão de crédito pode afetar negativamente a performance comercial das empresas e de infoprodutores


Aproximadamente 80% das pessoas deixam de comprar por não ter limite no cartão. Soma-se a esse cenário, aqueles que possuem receio de expor seus dados na internet, essa é a realidade das empresas que oferecem apenas esse método como forma de pagamento.

Ao ampliar as opções e incluir boleto, as empresas e infoprodutores por exemplo podem alcançar um público mais amplo, particularmente aqueles que não possuem cartão de crédito ou têm limites baixos. A tradicional solução, ao permitir parcelamento, torna produtos digitais mais acessíveis para uma camada significativa da população, o que segundo o Reinaldo Boesso, especialista financeiro e CEO da fintech TMB Educação, pode ser fundamental para impulsionar as vendas e diversificar a base de clientes.

Além disso, o boleto bancário pode contribuir para aumentar a segurança nas transações, uma vez que muitos consumidores se sentem mais confortáveis com esse método devido à menor exposição de dados pessoais e financeiros. “A possibilidade de parcelar ajuda a distribuir os custos ao longo do tempo, permitindo que mais pessoas adquiram produtos digitais de alto valor, aumentando assim as receitas das empresas”, explica Boesso.

Deixar de oferecer boletos como opção de pagamento representa uma perda significativa de oportunidades de venda. Ao ignorar uma parcela considerável do mercado que poderia contribuir para dobrar o faturamento, as empresas limitam seu potencial de crescimento. “Adicionar essa opção pode ser uma estratégia eficaz para aumentar o alcance e o impacto das vendas como um todo”, aponta Reinaldo.

No cenário do comércio eletrônico do ano passado, em um universo de quase 280 milhões de pedidos de compra, 3,7 milhões de tentativas de fraude foram registradas, resultando em prejuízos potenciais de R$ 3,5 bilhões.

Apesar de representarem apenas 1,4% do total de transações, esses golpes demonstram a magnitude dos desafios enfrentados, de acordo com o mais recente "Mapa da Fraude", elaborado pela empresa ClearSale, que considerou apenas pagamentos via cartão de crédito. “A sofisticação das tentativas de fraude reforça a necessidade de estratégias avançadas para proteger empresas e consumidores, evidenciando a importância de investimentos contínuos em segurança digital. Para garantir que não haja dor de cabeça, as empresas que oferecem o boleto analisam diversos documentos, elaboram contrato e possuem um rigoroso controle de inadimplência”, aponta Reinaldo.

O CEO da TMB lembra que os infoprodutos são a bola da vez. Com baixo custo de produção, simples distribuição e um universo para escalar, são muitas as oportunidades para quem quer compartilhar conhecimento através de cursos, palestras, ebooks e outras opções. “No Brasil, apenas em 2023, mais de 20 milhões de pessoas compraram algum produto digital, segundo dados da Hotmart. São muitas as alternativas para quem compra e muitas as oportunidades para quem vende. Só é preciso lembrar que, ao vender, o infoprodutor tem que pensar nas facilidades de pagamento para este público”, orienta. 

O investimento em tráfego e compra de leads que é feito pelo infoprodutor ajuda a atingir pessoas que querem o produto, mas que, muitas vezes, não o compram devido a forma de pagamento.

De acordo com o especialista, é possível dobrar o faturamento do negócio digital com o boleto, que também pode ser parcelado. “O limite médio do brasileiro no cartão de crédito é de R$ 1400,00 e 80% das pessoas deixam de comprar na internet por falta de limite. É uma parcela considerável que é deixada de lado e que poderia trazer uma escala de vendas significativa”, conclui. 

 

TMB
Para mais informações, acesse o site
@tmbeducacao


A integração entre crianças no espaço escolar

A escola, mais do que um simples espaço de ensino, desempenha um papel essencial na formação social das crianças. Ela atua como um cenário primordial para o desenvolvimento de habilidades sociais fundamentais e para a assimilação dos variados papéis sociais que desempenhamos ao longo da vida. Além da transmissão de conhecimentos tradicionais, a escola serve como um microcosmo da sociedade, onde as crianças aprendem a interagir entre si de maneira construtiva, colaborar em projetos comuns, e acima de tudo, cultivar o respeito pelas inúmeras diferenças individuais e culturais. Neste ambiente, os alunos são incentivados a desenvolver empatia e compreensão mútua, habilidades essas que são indispensáveis para o sucesso não só no ambiente escolar, mas em todas as esferas da vida adulta.

Este ambiente coletivo fomenta a interação entre crianças de diversas origens, com diferentes experiências de vida, sociais e culturais. Na convivência diária e nas interações com seus pares, as crianças desenvolvem habilidades sociais essenciais, como empatia, tolerância e respeito mútuo. Identificam suas diferenças e semelhanças, conseguindo dessa forma a formarem seus grupos a partir de seus interesses. 

Além disso, no contexto escolar, elas aprendem a desempenhar diferentes papéis sociais e a se relacionar de maneira construtiva com os demais. Ao participar em atividades diversificadas e em projetos de grupo, as crianças têm a oportunidade de explorar seus potenciais e interesses, o que contribui para o desenvolvimento de uma autoconsciência mais aprofundada e uma compreensão ampliada do mundo à sua volta. Essas experiências promovem habilidades vitais como liderança, cooperação, flexibilidade em alternar funções, trabalho em equipe e comunicação eficaz. São nesses momentos, que alternam a vivência de liderar e serem liderados, de poder auxiliar e serem auxiliados, por exemplo.  

Por exemplo, em projeto interdisciplinares, em que a matemática pode se encontrar com a arte, as crianças não só aplicam conceitos numéricos em contextos criativos, mas também aprendem a valorizar a perspectiva e as habilidades uns dos outros, fomentando um ambiente de respeito mútuo e apreciação da diversidade. Assim como aprendem com as trocas entre si, entre os pares. 

Em todo esse processo, os educadores atuam como verdadeiros mediadores. Ao identificarem situações de conflitos, a intervenção é crucial para orientar as crianças a resolverem problemas de forma construtiva e pacífica, ampliando assim o repertório de habilidades sociais. Ao facilitarem a integração e mediar interações, os educadores capacitam os alunos a expressar sentimentos e necessidades de maneira assertiva, promovendo um ambiente escolar pautado pelo respeito mútuo e pela convivência harmoniosa.

Essa abordagem não só resolve desavenças momentâneas, mas também ensina lições valiosas sobre empatia, escuta ativa e negociação, preparando as crianças para se tornarem adultos conscientes e responsáveis em suas futuras interações sociais.

Os educadores precisam ter um olhar e acompanhamento atento para além das aprendizagens formais e de conceito. É necessário acompanhar o desenvolvimento das crianças de forma integral, é proporcionar ações e vivências que tenham o objetivo de trabalhar e desenvolver os aspectos socioemocionais e coletivos. 

 

Michelle Cristina Norberto Martins - especialista em Psicologia Educacional e Educação Inclusiva do Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPP) dos colégios do Grupo Positivo.


Desenrola para pequenos negócios: tire suas dúvidas sobre a renegociação de dívidas

MEI, ME e EPP podem renegociar débitos em atraso há mais de 90 dias; não há limite de valor e nem tempo máximo de atraso

 

Iniciado nesta semana, o programa Desenrola Pequenos Negócios, voltado à renegociação de dívidas de microempreendedores individuais (MEIs), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), é uma oportunidade importante de regularizar a situação financeira da empresa para alçar voos maiores. Para auxiliar os empreendedores do país, o Sebrae produziu um breve “perguntas e respostas”. Confira:


O que é o Desenrola Pequenos Negócios?


Um dos pilares do programa Acredita Brasil, a iniciativa permite que MEIs (microempreendedores), ME (microempresas) e EPP (empresas de pequeno porte) -- que são os negócios com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões -- possam renegociar suas dívidas em atraso com instituições financeiras. O programa do governo federal tem como objetivo fortalecer o ambiente de negócios e impulsionar o crescimento econômico do país, contribuindo com a regularização de negócios endividados e que enfrentam dificuldades estruturais para restabelecer as suas finanças, o que vai gerar mais renda e inclusão.


Como posso participar?


As suas dívidas devem estar em atraso há mais de 90 dias, contados a partir do dia 23 de abril de 2024. Empresas com débitos antigos, independentemente dos valores, podem participar! Basta procurar a instituição financeira e verificar quais são as condições específicas para a sua empresa. Os descontos poderão atingir até 90% da dívida. Portanto, é importante verificar a proposta com o banco e analisar suas vantagens para poder regularizar o cadastro, reequilibrar as finanças e dar o próximo passo na sustentabilidade e crescimento da empresa.


Como obter apoio e suporte para fazer o planejamento e buscar uma renegociação de fato vantajosa?


O Sebrae pode te ajudar! É fundamental planejar para realizar uma boa renegociação na instituição financeira. Na plataforma
www.sebrae.com.br/creditoconsciente, você poderá baixar gratuitamente a calculadora de Planejamento Financeiro Empresarial. De forma simples, essa ferramenta vai fazer com que você analise a situação financeira do seu negócio e projete os valores das parcelas da renegociação com o objetivo de descobrir se elas estarão compatíveis com o movimento financeiro da sua empresa. Além de identificar a capacidade de pagamento das parcelas futuras, proporcionará uma gestão dos principais dados financeiros do seu negócio: custos, receitas, fluxo de caixa, capital de giro e muito mais. O Sebrae te ajuda a planejar com mais segurança e consciência para que você possa tomar as melhores decisões para o seu negócio.


Meu banco não está cadastrado no programa. E agora?


O Desenrola também é positivo para as instituições financeiras, pois receberão estímulos do governo para participar. Mas, caso seu banco ainda assim não aderir, você pode pedir portabilidade e renegociar com outras instituições.


Como buscar renegociações mais vantajosas?


Na calculadora disponível no Portal Sebrae Crédito Consciente [www.sebrae.com.br/creditoconsciente], é possível avaliar se a oferta do banco é interessante diante das suas condições de custo e faturamento. Basta projetar o valor das parcelas, lançar as informações financeiras gerais de sua empresa e analisar se na projeção futura o seu negócio terá condições de suportar o valor das novas parcelas propostas pelo banco. Se não for, a portabilidade também vale nesse caso. Só não se esqueça de fazer um bom planejamento financeiro para aproveitar essa oportunidade de forma duradoura.


Tem diferença negociar no banco, no Serasa ou no Desenrola?


O Desenrola tende a ofertar condições especiais, com possibilidades de descontos e outras vantagens, já as instituições financeiras recebem estímulos do governo federal para participar. Os descontos poderão variar de 40 a 90% do valor do endividamento. Portanto, procure o seu banco e veja qual é a condição proposta para o seu negócio.


Descarte correto de lâmpadas fluorescentes: compromisso com um agora mais sustentável

 

As mudanças climáticas são um dos maiores problemas enfrentados pela sociedade atual, e a má gestão de resíduos também contribui com essa problemática causando a poluição atmosférica, hídrica e do solo, além de ocasionar danos à saúde das pessoas. 

Mas, o que é gestão de resíduos? 

De forma simples, é o processo pelo qual um resíduo passa desde sua geração até sua disposição final. Isso inclui atividades como coleta, transporte, tratamento, reciclagem e disposição final, seja de pessoas jurídicas ou pessoas físicas. O objetivo é garantir a proteção ao meio ambiente, a promoção da sustentabilidade e a minimização de impactos negativos para o meio ambiente e a sociedade. 

Hoje, a gestão de resíduos, enfrenta desafios complexos que exigem, entre outras ações, maior conscientização, integração, fiscalização e aumento na capacidade de coleta. Por outro lado, novas tecnologias e sistemas, surgem rapidamente permitindo que os processos sejam otimizados e modernizados, reduzindo a quantidade de resíduos que vão para aterros, estimulando a inovação, economizando energia e minimizando os impactos ambientais. 

As entidades gestoras, responsáveis por realizar a gestão de diversos tipos de resíduos como, por exemplo, eletrônicos, óleo de cozinha, pilhas, baterias de chumbo ácido, entre outros, têm o papel fundamental de garantir o cumprimento da legislação por todos os envolvidos no ciclo de vida do resíduo e garantir a sua coleta e destinação ambientalmente correta. 

Quando se trata de lâmpadas fluorescentes, que contêm metais pesados como o mercúrio, o descarte inadequado pode levar à contaminação do solo, dos lençóis freáticos, do ecossistema dos rios e até mesmo prejudicar a saúde humana caso seja consumido algo contaminado. 

Importância da destinação ambientalmente correta de lâmpadas fluorescentes 

  • Redução da contaminação ambiental: As lâmpadas fluorescentes, quando descartadas no lixo comum ou coleta seletiva, podem ter seu destino final em algum lixão ou aterro inadequado para resíduos perigosos. O descarte ambientalmente correto é essencial e garante que todos os componentes sejam descontaminados, evitando a contaminação do meio ambiente; 
  • Reaproveitamento de recursos: Quando descontaminados, os componentes da lâmpada, a depender das legislações estaduais, podem retornar à cadeia produtiva, evitando a extração de novos recursos naturais, além de promover a economia circular. O reaproveitamento de recursos, em conformidade com as devidas regulamentações, não apenas ajuda a proteger o meio ambiente, mas também garante a conformidade legal das empresas e organizações envolvidas no processo de reciclagem; 
  • Prevenção de impactos negativos na saúde: Ao dar o destino certo para lâmpadas fluorescentes, evita-se a contaminação do solo, da água, do ecossistema, de alimentos e recursos que podem ser consumidos por pessoas. Os efeitos do mercúrio na saúde podem variar dependendo da quantidade e do tipo de exposição, e incluem impactos no desenvolvimento infantil, problemas neurológicos e respiratórios, danos renais, problemas cardiovasculares entre outros. 

A Reciclus, entidade gestora responsável pela logística reversa de lâmpadas com mercúrio no Brasil, atua na implementação de pontos de entrega para que pessoas físicas possam descartar suas lâmpadas gratuitamente. E, atualmente, conta com mais de 3,9 mil pontos em todo o país, localizados em estabelecimentos de fácil acesso para os consumidores, como lojas de materiais de construção, supermercados e lojas de iluminação. Os endereços podem ser consultados no site da entidade, clicando em “Onde Descartar”. 

Além da logística reversa de lâmpadas, a Reciclus trabalha de forma contínua a educação ambiental por meio de suas campanhas, com grande foco nas crianças e jovens por meio do programa Reciclus Educa, que tem por objetivo oferecer gratuitamente materiais educativos para professores e alunos de escolas públicas e privadas. 

 



Camilla Horizonte – Gerente de Operações e Marketing da Reciclus.



Reciclus – Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação –
Site: https://reciclus.org.br/
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6 dicas para mulheres que sonham em abrir o próprio negócio


Quando o assunto é universo feminino, infelizmente a sociedade tende a romantizar as escolhas e as fases de vida de uma mulher. No Brasil, grande parte das mulheres empreende por necessidade e não por opção. Pesquisas mostram que 50% delas deixam o mercado de trabalho após terem filhos. Desse total, três em cada quatro empreendem. No entanto, a taxa de sucesso é bem menor. E isso se deve muitas vezes pela falta de planejamento.  

Portanto, se você é mulher e sonha em empreender, confira algumas lições importantes para entrar na potência do empreendedorismo.  


Qualificação 

Esteja sempre aberta a aprender e a se adaptar. O mundo dos negócios está em constante evolução e as empreendedoras bem-sucedidas são aquelas que estão dispostas a se manterem atualizadas. Há inúmeros cursos gratuitos e pagos na internet, assim como iniciativas oferecidas pelo Senai e Sebrae. Contratar uma mentoria ou uma conselheira também pode ser uma ótima alternativa. O importante é munir-se de ferramentas ricas em informação e educação.  

  

Inspiração e conexão  

Busque inspiração em outras mulheres empreendedoras que alcançaram o sucesso. Aprenda com as histórias e os desafios, e use os aprendizados como motivação para empreender. Conecte-se com pessoas que podem agregar e contribuir para o sucesso do negócio, além de entender e valorizar a sua ideia.  


Seja uma vendedora  

Tenha em mente que todos nós somos vendedores. Coloque paixão no seu negócio, mostre que acredita no seu produto ou serviço e concretize o seu discurso e a sua ideia. Mostre dados, números e exemplos para fixar o conteúdo no seu potencial cliente.  


Acredite em você e no seu negócio 

Confie no seu negócio e no que está fazendo. Sem isso, não vai conseguir vender. Acredite nas suas habilidades e na sua visão. O empreendedorismo muitas vezes exige tomar decisões difíceis e enfrentar desafios, por isso a confiança em si mesma é fundamental para superá-los. 


Desenvolva competências 

Empreender também significa liderar equipes e tomar decisões difíceis. Invista em desenvolver suas habilidades de liderança, comunicação e resolução de problemas. A empreendedora precisa se posicionar de forma clara, mostrando o quanto é capaz e merecedora de estar onde está. Não permita que ninguém te diminua por ser mulher. Trace limites e se imponha de maneira firme.  


Tenha paciência  

Saiba aonde quer chegar, entenda o seu propósito e tenha paciência diante dos obstáculos. O empreendedorismo é uma jornada desafiadora e nem sempre os resultados surgem rapidamente. Persista em sua visão e continue trabalhando duro. 



Carolina Gilberti - CEO da Mubius Womentech Mubius WomenTech Ventures, a primeira WomenTech do Brasil. – mubiusventures@nbpress.com.br


Mubius WomenTech Ventures
https://mubius.ventures/.

 

Fragmentação dos gastos desempenha papel essencial na recuperação de consumo na América Latina

 Estudo da Kantar aponta principais tendências de compras no mercado de bens de consumo massivos durante primeiro trimestre de 2024

 

A América Latina se encontra no melhor momento para a indústria de bens não duráveis desde 2017. Prova disso é que, no primeiro trimestre deste ano, a região completou sete trimestres consecutivos de expansão no consumo. É o que aponta o levantamento Consumer Insights Q1 2024, produzido pela Kantar, líder em dados, insights e consultoria. 

O cenário positivo é consequência de determinados fatores. A economia, por exemplo, continua a se apresentar sólida e resiliente após os reveses gerados pela pandemia de Covid-19 e pela inflação, que também começa a se estabilizar. Ainda vale destacar que o crescimento do PIB é positivo, e o baixo nível de desemprego (em perspectiva histórica) é fundamental. 

Nesse contexto, o omnichannel é responsável por desempenhar papel determinante na recuperação de consumo. “Com condições econômicas favoráveis, os latino-americanos têm mais capacidade para fazer compras maiores e escolher melhor os canais. Em média, visitaram nove canais no primeiro trimestre de 2024. Cada um deles oferecendo um mix de atrações diferentes em termos de categorias, marcas, tamanhos e preços”, explica Marcela Botana, Market Development Director Latam  da Kantar. 

A grande maioria dos canais se beneficia dessa tendência, sendo E-commerce (+37%), Lojas de Conveniência (+29,7%), Lojas de Descontos (+25,3%) e Atacadistas (+21,8%) os líderes no aumento dos gastos dos compradores. Também vale apontar que, juntas, Lojas de Descontos e Atacadistas ganharam 3% de participação no quesito desde 2022. Cada participação de 1% representa US$ 2 bilhões em vendas de bens de consumo massivo. 

No primeiro trimestre de 2024, os latino-americanos compraram, em média, 56 categorias. Aqui, os Hipermercados se enquadram como o canal com compras de mais categorias – 31, no total. “Isso mostra que, hoje, não existe um único canal que as famílias usam para comprar todas as categorias. Cada loja cumpre seu papel e compõe a carteira do consumidor”, comenta Marcela. 

Ainda em relação às categorias, três vêm se beneficiando do omnicanal: Tratamentos Capilares (+4,9 p.p. em penetração e crescimento em 17 canais), Chocolates (+3,9 p.p. em penetração e alta em 15 canais) e Isotônicos e Bebidas Esportivas (+5,6 p.p. em penetração e ascensão em 12 canais). 

Um fator-chave que reforça a natureza estrutural dessa mudança é que ela ocorre em todos os grupos demográficos: níveis socioeconômicos altos e baixos, compradores jovens e mais velhos, famílias pequenas e numerosas. Todos aumentam a proporção dos gastos com a tendência do omnichannel”, acrescenta especialista da Kantar. 

Grande parte dessa democratização vem com o incremento do uso de mais métodos de pagamento para compras desses produtos, que permitiram às famílias ter acesso a compras maiores. O principal exemplo é que nos formatos Modernos, como Hiper e Supermercados, 40% dos carrinhos são pagos com cartões de débito ou crédito. Os métodos permitem um tíquete 50% maior em comparação com compras em dinheiro. 



Kantar
www.kantar.com/brazil


Advogados especializados são fundamentais para o sucesso no processo de imigração aos Estados Unidos

De acordo com Daniel Toledos e Kris Lee, fundadores do escritório LeeToledo PLLC, é essencial contar com o auxílio de profissionais que tenham experiência e conhecimento técnico


Mudar-se de um país para outro se tornou uma realidade comum para muitas pessoas em busca de novas oportunidades, seja por motivos de trabalho, estudo ou pessoais. No entanto, os processos de imigração podem ser complexos, confusos e intimidadores. É nesse cenário que a importância de um advogado especializado e qualificado se destaca, transformando uma jornada potencialmente turbulenta em uma transição suave e segura.

Um estudo da American Immigration Lawyers Association - AILA, aponta que a presença de um advogado pode aumentar significativamente as chances de sucesso em casos de imigração. Os solicitantes que utilizam serviços de advogados especializados têm taxas de aprovação até 30% mais altas do que aqueles que não utilizam.


A especialização como pilar central

De acordo com Daniel Toledo, advogado que atua na área do Direito Internacional, fundador da Toledo e Associados, escritório de advocacia internacional com unidades no Brasil e nos Estados Unidos, é fundamental entender o valor de profissionais que se especializam na área de imigração. “Essa formação não apenas aprofunda o conhecimento jurídico específico necessário para navegar pelas leis de imigração, mas também desenvolve habilidades cruciais para a prática, como a capacidade de interpretar regulamentos complexos e a adaptabilidade para lidar com as frequentes mudanças na legislação”, relata. 

Toledo acredita que a especialização garante que o advogado possa oferecer o melhor aconselhamento ao solicitante, além de fornecer estratégias personalizadas. “Dessa maneira, maximizam-se as chances de sucesso durante o processo de imigração”, pontua.

Para Kris Lee, sócia-gerente e advogada americana da LeeToledo PLLC, com mais de 30 anos de prática em Direito, a experiência é tão importante quanto a formação acadêmica. Os advogados de imigração que têm muitos anos de prática acumulam um conhecimento vital para lidar com uma variedade de casos. A experiência permite a antecipação de problemas e a preparação de soluções eficazes, tornando o processo mais rápido e menos estressante para os clientes”, declara. 


Credenciais e reconhecimento

Ter um advogado com credenciais de instituições prestigiadas, como Harvard, por exemplo, adiciona uma camada extra de confiança para os clientes. “Os currículos são um testemunho de dedicação e excelência, indicando que o profissional está no topo de seu campo”, revela a especialista.

Para Toledo, optar por um advogado especializado em imigração com boas credenciais e anos de experiência não é apenas uma escolha prudente; é uma decisão que pode definir o futuro de um imigrante. “Ao escolher um profissional qualificado, os solicitantes têm maior segurança e tranquilidade, sabendo que seu processo de imigração está nas mãos de alguém que oferece conhecimento técnico e uma abordagem personalizada”, finaliza.

 

Daniel Toledo - advogado da Toledo e Advogados Associados especializado em Direito Internacional, consultor de negócios internacionais, palestrante e sócio da LeeToledo PLLC. Para mais informações, acesse o site. Toledo também possui um canal no YouTube com mais 240 mil seguidores com dicas para quem deseja morar, trabalhar ou empreender internacionalmente. Ele também é membro efetivo da Comissão de Relações Internacionais da OAB Santos, professor honorário da Universidade Oxford - Reino Unido, consultor em protocolos diplomáticos do Instituto Americano de Diplomacia e Direitos Humanos USIDHR.



Kris Lee - Sócia-gerente e Advogada americana da LeeToledo PLLC licenciada nos Estados Unidos, no Distrito de Columbia e no Estado de New York. Com mais de 30 anos de prática do direito, Kris se especializou em aconselhar e representar peticionários perante o USCIS e tratar de questões jurídicas de clientes perante outras agências governamentais ou tribunais federais.

Toledo e Advogados Associados
Para mais informações, acesse o site.

Youjin Law Group e Toledo e Advogados Associados
Para mais informações, acesse o site.


Conheça 5 trends implementadas pela Gen Z no mercado de trabalho que podem te ajudar a garantir a sua saúde mental

 

Brasil é o segundo país no mundo com mais casos diagnosticado de burnout e psicóloga ensina como equilibrar produtividade e bem-estar

 

Cerca de 70% dos trabalhadores brasileiros têm sido afetados por altos níveis de estresse, enquanto 30% sofrem com a síndrome do burnout — distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema — de acordo com levantamentos feitos pela  ADP Research Institute e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Essas estatísticas colocam o Brasil em segundo lugar no ranking mundial de casos de esgotamento mental decorrente de dinâmicas laborais e refletem as consequências negativas de um mundo corporativo que valoriza cada vez mais a eficiência e a produtividade.

 

De acordo com a profissional de Psicologia da rede AmorSaúde, Dra. Jaine Melo, o ambiente corporativo e suas dinâmicas podem influenciar a saúde mental dos colaboradores de diversas maneiras ao focar apenas nos resultados e utilizar da pressão para alcançá-los, reduzindo assim a produtividade das equipes e gerando desmotivação, irritabilidade e falta de engajamento. 

 

“Isso acontece porque — ao utilizar a pressão como recurso para o atingimento de metas — os líderes acabam deixando os funcionários sem repertório emocional para lidar com demandas cada vez mais pesadas, o que afeta as equipes tanto em sua esfera pessoal quanto profissional”, explica a Dra. Jaine Melo.

 

A Geração Z, no entanto, tem colocado o atual cenário do mercado de trabalho nacional em xeque. Composta por aqueles nascidos entre meados dos anos 90 e início dos anos 2010, a chamada Gen Z está redefinindo as prioridades no local de trabalho, demonstrando uma consciência crescente sobre a importância da saúde mental e demandando ambientes laborais que valorizem o equilíbrio entre a performance e o bem-estar. 

 

De acordo com a psicóloga, especialista em Pessoas e Cultura e sócia-diretora da Refuturiza, ecossistema de educação e empregabilidade, Renata Fonseca, as trends da Gen Z que podem ser implementadas por esse segmento e que podem te ajudar a proteger sua saúde mental no ambiente corporativo são: 

 

Flexibilidade no trabalho: 


A geração Z reconhece a importância de uma agenda flexível para o bem-estar mental. Eles valorizam a capacidade de ajustar horários de trabalho de acordo com suas necessidades pessoais, o que pode ajudar a evitar o esgotamento e a promover uma melhor gestão do tempo.

 

Cultura de feedback construtivo: 


Em vez de encarar o feedback como uma crítica negativa, a geração Z vê isso como uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Implementar uma cultura de feedback construtivo pode ajudar a reduzir a ansiedade no trabalho, ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento contínuo dos colaboradores.

 

Priorização do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal:

 

Os membros da geração Z entendem a importância de separar o trabalho da vida pessoal para preservar sua saúde mental. Eles defendem uma abordagem equilibrada, onde o tempo dedicado ao trabalho seja complementado com atividades que promovam o bem-estar, como hobbies, exercícios físicos e tempo com a família e amigos.

 

Uso de tecnologia para o bem-estar: 


A geração Z é altamente familiarizada com o uso de tecnologia para melhorar a qualidade de vida. Eles adotam aplicativos de meditação, ferramentas de gerenciamento de estresse e outras soluções digitais que promovem o bem-estar mental. Integrar essas tecnologias no ambiente de trabalho pode ajudar os colaboradores a lidar com o estresse e a ansiedade de forma mais eficaz.


 Criação de ambientes inclusivos e de apoio:  


A geração Z valoriza a diversidade e a inclusão e espera que seus empregadores criem ambientes de trabalho onde todos se sintam valorizados e respeitados. Promover uma cultura de apoio mútuo e oferecer recursos para lidar com questões de saúde mental no local de trabalho pode contribuir para um ambiente mais acolhedor e saudável para todos.


Assédio eleitoral é crime; Eleições 2024 deixam empresas em alerta

O advogado Rafael Galle, do GMP I GC Advogados Associados, explica como coibir o comportamento no ambiente corporativo


O Brasil tem mais de 156 milhões de eleitoras e eleitores, dos quais 52,65% são mulheres e 47,33% são homens, de acordo com os dados das Eleições 2022. Em 2024, acontecem as eleições municipais e a prevenção ao assédio eleitoral no ambiente de trabalho é uma realidade que preocupa as empresas. Com o acirramento das disputas ideológicas, é cada vez mais comum que empregadores, desprovidos de orientação adequada, abusem de seu poder econômico sobre os funcionários, buscando influenciá-los a votar em candidatos de sua preferência.  

A crescente preocupação de órgãos como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Justiça do Trabalho (JT) reflete-se na realização, ao longo dos últimos anos, de diversos acordos, portarias e resoluções visando facilitar a detecção e punição dos assediadores. Em 2023, por exemplo, o TSE emitiu a Resolução nº 23.679, que estabelece diretrizes específicas para a prevenção do assédio eleitoral, incluindo a criação de canais de denúncia mais acessíveis e a intensificação da fiscalização em empresas durante o período eleitoral. O objetivo é garantir a livre escolha de candidatos por parte de todos os eleitores e promover um ambiente de trabalho saudável. 

De acordo com o advogado Rafael Galle, do GMP I GC Advogados Associados, a Constituição Federal de 1988 resguarda a intimidade, vida privada, autodeterminação, liberdade, consciência e manifestação do pensamento. O especialista explica que é vedado privar alguém de seus direitos em razão de convicção política, sendo que no âmbito do direito do trabalho, a discriminação por opinião política é igualmente proibida. “Quando um empregador, valendo-se de seu poder diretivo, submete um empregado a pressão psicológica para impor-lhe um candidato nas eleições, restringindo seu direito de escolha e ameaçando-o com demissão ou outro tipo de punição, configura-se o assédio eleitoral, conduta esta passível de indenização por dano moral. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a Lei nº 9.029/95 também reforçam a proibição de práticas discriminatórias e de coerção política no ambiente de trabalho”, explica Galle. 

O advogado ressalta que cabe inicialmente ao empregador estabelecer regras e políticas internas que claramente coíbam o assédio eleitoral no ambiente de trabalho. “A criação de um código de conduta, a realização de treinamentos e workshops sobre ética e direitos dos trabalhadores, e a implementação de canais seguros e confidenciais para denúncia são algumas das medidas preventivas eficazes”, detalha.Além disso, é essencial promover a conscientização dos funcionários sobre seus direitos e os mecanismos de denúncia disponíveis, garantindo um ambiente de trabalho livre de intimidação política.

 

Assédio eleitoral é crime 

Em 2022, o MPT lançou a cartilha "Assédio Eleitoral é Crime", que oferece orientações práticas para trabalhadores e empregadores sobre como identificar e denunciar casos de assédio eleitoral. “Para identificar o assédio eleitoral, é importante estar atento a sinais de pressão psicológica, coerção, ameaças de retaliação ou favorecimento profissional condicionado ao voto em determinado candidato. Os métodos mais comuns incluem reuniões obrigatórias com discursos políticos, distribuição de material de campanha dentro da empresa, e-mails corporativos com orientações de voto, e até mesmo comentários e conversas informais que induzem a uma preferência política específica”, enfatiza Galle.

Promover a conscientização dos funcionários sobre seus direitos é fundamental. Informar sobre as leis que os protegem e os canais de denúncia disponíveis ajuda a criar um ambiente onde os trabalhadores se sintam seguros para relatar quaisquer irregularidades. As empresas devem garantir que qualquer denúncia seja investigada com seriedade e discrição, adotando medidas corretivas quando necessário. “As eleições municipais de 2024 trazem à tona a necessidade de intensificar as medidas de prevenção e combate ao assédio eleitoral no ambiente de trabalho, garantindo a liberdade de escolha dos eleitores, respeitando seus direitos constitucionais e trabalhistas e mantendo um ambiente de trabalho democrático e saudável”, finaliza.


Kantar: Geração Alfa valoriza mais a beleza do que nunca

O número dos que declaram que farão tudo o que puderem para parecer jovens aumentou 21% em um ano

 

Em todo o mundo o fenômeno é visível. Jovens nunca estiveram tão antenados em produtos de cuidados com a pele como agora. A expressiva entrada da geração alfa - grupo dos nascidos a partir de 2010 até os que nascerão em 2025 - no mundo dos cuidados com a pele é, no entanto, controversa e tem criado muitos ruídos de comunicação e fortes reações da sociedade. 

Com uma autopercepção aumentada das questões do envelhecimento, adolescentes vêm inserindo mais produtos à rotina de beleza e temem mais os impactos da idade na pele. A Kantar, empresa líder em dados, insights e consultoria, realizou um levantamento do comportamento de compra, perfil e anseios desses jovens a partir de um conjunto de dados do seu Painel de Uso, que captura o comportamento de cuidados pessoais de 49 milhões de membros da geração alfa em todo o mundo, em suas 246 milhões de ocasiões semanais de cuidados pessoais. São pessoas de 11 a 16 anos do Brasil, Inglaterra, Espanha, França, Alemanha e de 13 a 17 dos Estados Unidos. 

Entre as principais tendências detectadas nessa análise verificou-se que esse público está adicionando produtos auxiliares à sua rotina de cuidados, mostra uma autopercepção aumentada das questões do envelhecimento, e vem buscando soluções de cuidados com a pele mais cedo do que fazia no passado.  A geração alfa valoriza a beleza mais do que nunca. 

Embora o valor e a qualidade sejam os principais impulsionadores de compra do resto do mercado, esse público se destaca por priorizar a estética, a experiência e a compra recomendada. 

Os dados da Kantar mostram que de 2022 para 2023 houve aumento significativo do número de adolescentes usando produtos de beleza e momentos de uso semanais. O uso de máscara de cílios, por exemplo, foi adotado por um número de jovens 20% maior em 2023, e base para o rosto registrou um incremento de 5% no número de usuários de um ano para o outro. 

Alguns itens mostraram um salto estrondoso no número de usuários nesse período, como o sérum facial, com impressionantes 150% de aumento no número de adolescentes aderindo ao uso em suas rotinas, seguido de sombras para os olhos, com +33% e delineadores com +20%. O crescimento de sérum releva que a oportunidade para o setor de beleza entre consumidores dessa geração se conecta mais a produtos destinados a tratar problemas específicos de pele – característica comum desse tipo de produto. 

O número de respondentes que diz usar maquiagem para esconder as bolsas sob os olhos aumentou 17% em relação ao ano anterior. Esses jovens se mostram mais preocupados com os impactos da idade na pele, principalmente do rosto. O número dos que se preocupam com as rugas e linhas de expressão aumentou 21%, os que temem a pele cansada e sem brilho são 35% a mais do que eram em 2022 e 27% a mais querem evitar olheiras. 

Os que declaram que farão tudo o que puderem para parecer jovens são um número 21% maior do que eram em 2022 e os que procuram recomendações de itens produtos de beleza nas redes sociais cresceu 14% no período. 

O levantamento ressalta que as marcas já se mobilizam para campanhas educativas para esse público, focando no uso seguro, sempre respeitando as idades e reforçando a autoestima desses jovens. De acordo com a Kantar, campanhas divertidas tendem a conversar bem com a geração alfa. 

“O ponto ideal está no direcionamento ético com foco na educação da própria pele e dos produtos adequados para ela. As marcas devem falar com esses adolescentes de uma forma cautelosa e que aumente sua autoestima. Devem tornar próprio para a idade. Uma pele que já é jovem não tem que parecer mais nova. Cuidados com a pele para proteção ao sol, por exemplo, podem ser uma ótima oportunidade para essa geração.” comenta Jenifer Ferreira, gerente de Usage da Kantar. 



Kantar
www.kantar.com/brazil


Dominando o inglês do dia a dia: as expressões básicas que geram mais dúvida nos brasileiros

 

De acordo com levantamento da plataforma de idiomas Preply,
 expressões básicas como “oi”, “bom dia” e “boa noite” são as mais
buscadas pelos brasileiros na tradução para o inglês

A era digital em que vivemos trouxe, entre tantas mudanças no comportamento das pessoas, um crescimento na procura pela tradução de termos diversos, tornando-a uma atividade simples, imediata e acessível. Nesse contexto, a Preply, reconhecida plataforma de cursos de idiomas on-line, realizou um estudo detalhado sobre as tendências de pesquisa dos brasileiros para traduções em inglês no Google. Os resultados são curiosos e lançam luz sobre o nível de proficiência em inglês das pessoas no Brasil e o uso de mecanismos de busca para obter traduções.

 

Oi, bom dia e boa noite: as expressões mais procuradas são as mais básicas


De acordo com o estudo, as expressões mais pesquisadas pelos brasileiros são as mais básicas, o que demonstra o baixo conhecimento geral da língua inglesa. O termo "oi em inglês" lidera com quase 50 mil buscas mensais, seguido por "bom dia em inglês" e "boa noite em inglês", ambos com mais de 40 mil buscas cada. Expressões coloquiais como "alfabeto" e "cores" também estão entre as 5 mais buscadas para tradução ao idioma. Essa tendência aponta para uma necessidade em saber como são palavras muito simples e comuns em inglês, refletindo um desejo por compreensão imediata de termos fáceis para se comunicar, em detrimento de conceitos mais complexos.

 

Domingo é o dia da semana mais buscado

 

Além disso, o estudo revela uma tendência interessante na busca por nomes dos dias da semana, sendo domingo o mais pesquisado, com surpreendentes 18 mil buscas por mês. Uma das suposições para o grande interesse por tal dia é o fato de que o Brasil é um país em que há predominância da religião católica, e domingo é o dia da semana mais importante para os fiéis dessa doutrina. O segundo dia mais buscado é quinta-feira, o que pode ser atribuído, em parte, à dificuldade da grafia do termo em inglês, "Thursday", em comparação com outros dias da semana. 

 

Maio é o mês que mais aparece nas pesquisas


Já em relação aos meses do ano, maio ganha disparado nas buscas, somando mais de 4 mil no mês. Seria por que em maio se celebra o Dia das Mães no Brasil? Ou por ser conhecido como o mês das noivas? Ou, ainda, o termo aparece na tentativa de tradução da palavra maiô? São algumas das hipóteses…

 

Perfil em inglês

No âmbito das redes sociais, os números revelam que muitas pessoas se interessam em buscar frases em inglês para seus perfis. Para o Instagram, por exemplo, a pesquisa apontou uma soma de cerca de 19 mil buscas. Usar expressões nesse idioma já é uma prática bem comum no meio corporativo e, ao que parece, está chegando também na vida pessoal dos brasileiros — até mesmo daqueles que não têm nenhum domínio da língua inglesa. Será que as pessoas acham que soa mais bonito se apresentar em inglês do que em português no Instagram? Pode ser uma razão!

 

Made in Brazil

E o que dizer das expressões que só nós brasileiros temos? Palavras como saudade e cafuné despertam a curiosidade em relação às suas traduções, já que não há termos similares em outros idiomas. Para dizê-las em inglês, é necessário explicar o sentimento ou atos em frases mais extensas. Buscas por “saudade” ou “saudades” são campeãs, chegando a uma soma maior de 15 mil.

Para mais detalhes sobre o estudo realizado pela Preply e para acessar os resultados completos e classificações, visite este link

 

Metodologia da pesquisa:

O levantamento foi realizado com a utilização da ferramenta Semrush, considerando o volume de pesquisa no Brasil relacionado à tradução de termos específicos para o inglês. Os dados referem-se a abril de 2024.

 

Preply

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