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segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

SP terá ações conjuntas contra o Aedes e vai integrar Samu e Resgate




Processo de integração na área da Saúde contará com participação ativa dos conselhos superiores de gestão do Estado e do município


As secretarias de Estado e municipal de Saúde de São Paulo irão trabalhar de forma totalmente integradas a partir de 1º de janeiro de 2017, com iniciativas em parceria para aperfeiçoar a assistência prestada aos paulistanos. 

Uma das medidas será na área de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Os agentes estaduais da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) irão deflagrar ações conjuntas de controle de vetores, com mutirões e visitas domiciliares. 

Também está prevista a realização de campanhas conjuntas, de conscientização da sociedade, com participação de parceiros de empresas e instituições públicas e privadas.

Na área de atendimento pré-hospitalar, o Samu municipal e o Resgate estadual, que hoje recebem chamados pelos números 192 e 193, respectivamente, serão unificados em uma única central, que irá designar as viaturas e equipes conforme a gravidade e urgência de cada caso. 

Também haverá integração entre as centrais municipal e estadual de regulação de vagas, o que proporcionará maior resolutividade nos processos de referência e contrarreferência, isto é, de encaminhamento dos pacientes para serviços especializados e, ao término do tratamento, o retorno à unidade municipal de origem. Assim, casos de baixa complexidade ficarão a cargo da rede básica do município, como as Unidades Básicas de Saúde, UPAs e AMAs, e aqueles mais complexos serão recebidos pelos hospitais e ambulatórios da rede estadual. 

O processo de integração na área da Saúde contará com participação ativa dos conselhos superiores de gestão do Estado e do município, ambos presididos pelo secretário de Estado da Saúde de São Paulo, David Uip.
“A maior proximidade entre as duas secretarias permitirá fortalecer os programas de saúde, bem como a assistência oferecida à população pelos diferentes equipamentos de saúde, municipais e estaduais, de forma integrada e hierarquizada, beneficiando a todos os usuários do Sistema Único de Saúde”, afirma o secretário.






Poupatempo muda cadastro de cidadãos para oferecer serviços mais ágeis e personalizados



Com informações mais completas e seguras, sistema permitirá no futuro oferecer serviços sem necessidade de presença física do cidadão

Para ampliar a prestação de serviços eletrônicos de forma mais interativa, abrindo novas possibilidades de relacionamento com os cidadãos por meio dos diversos canais de atendimento, o Poupatempo informa que a partir desta segunda-feira, 12, algumas melhorias foram introduzidas no sistema de cadastro de usuários no portal da internet e no aplicativo para celulares ‘SP Serviços’.

O objetivo da mudança é garantir total segurança nos serviços virtuais, com maior economia de tempo dos cidadãos e serviços mais ágeis, inteligentes, personalizados e diversificados.

Conhecendo melhor cada cidadão que acessa os seus serviços por meios eletrônicos, o Poupatempo poderá enviar alertas, por exemplo, sobre data de vencimento da CNH ou necessidade de atualizar outros documentos. Também será possível oferecer outras facilidades pela internet, como o pagamento online de taxas para emissão ou renovação de documentos.

No futuro muitos serviços poderão ser oferecidos pela internet, equipamentos de autosserviços ou aplicativo de celular, sem a necessidade de comparecimento presencial nos postos Poupatempo.

O cadastro usado até hoje tinha 11 campos, sendo 7 de preenchimento obrigatório. O novo cadastro a partir de hoje passa a ter 18 campos, sendo 12 de preenchimento obrigatório.

Os novos campos serão: CEP, Endereço Residencial, nº, Bairro, UF e Cidade. Se o CEP informado for localizado, os campos Endereço Residencial, Bairro, UF e Cidade serão preenchidos automaticamente.

Quem já tem cadastro no portal poderá completar os dados da próxima vez que precisar agendar atendimento ou consultar informações sobre serviços.

A mudança no cadastro também garantirá informações mais completas para o planejamento do futuro do Programa Poupatempo, que vai completar 20 anos em 2017. Além disso, o sistema de informações vai permitir que o programa preste atendimento personalizado, com base no histórico de cada cidadão.

Criado em 1997 pelo ex-governador Mario Covas, o Poupatempo sempre buscou a excelência no atendimento. Atualmente o programa busca modernizar-se diante do novo perfil dos usuários, cada vez mais conectados por meio de plataformas móveis, especialmente pelo telefone celular.

"O Poupatempo já é reconhecido pelo público pelo excelente atendimento e as pesquisas comprovam isso", comenta Ilídio Machado, superintendente de Novos Projetos. "Agora o Poupatempo quer melhorar o relacionamento com o cidadão e levar os serviços e informações até onde ele estiver pela internet ou pelo celular”.

O Poupatempo pede desculpas por eventuais transtornos que a mudança possa causar aos usuários e destaca que vem trabalhando diariamente para simplificar a vida dos cidadãos e aumentar a eficiência do setor público por meio de soluções tecnológicas inovadoras


Programa Poupatempo
O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação, que, desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, já prestou mais de 516 milhões de atendimentos. Atualmente conta com 72 unidades, instaladas em todas as regiões administrativas do Estado, que atendem mais de 175 mil cidadãos por dia. Em 2016, o Poupatempo foi eleito pelo segundo ano consecutivo o ‘melhor serviço público de São Paulo’ pelo Instituto Datafolha. Em pesquisa anual de satisfação, o Poupatempo obteve 97% de aprovação dos usuários. A Prodesp, que administra o Poupatempo desde a sua criação, foi eleita em 2016 a ‘melhor indústria digital do Brasil’, no ranking Melhores & Maiores da revista Exame.




domingo, 11 de dezembro de 2016

5 dicas para economizar e não começar 2017 no vermelho



Todo começo de ano é a mesma coisa: resoluções de ano novo, aquela dieta, e claro, o desespero já conhecido devido às contas. Além do IPTU, IPVA e as matrículas escolares, somam-se os gastos do natal e do réveillon no orçamento.

Segundo Fábio Yamamoto, sócio da Tiex, os brasileiros já sabem que inicio do ano é o período onde se concentram as contas mais pesadas. “Mesmo sabendo que o orçamento vai ficar apertado, a maioria não tem o costume de se programar para essas despesas”, explica.
Mas não há motivo para pânico! Com um pouquinho de planejamento e disciplina nesse final de 2016 é possível começar 2017 sem sufoco. Veja abaixo cinco dicas do especialista para superar o aperto das contas e se planejar:


1.     1.Reservar recursos

Se planejar para o aumento das despesas nesse período do ano é essencial.  Um jeito fácil de fazer isso é ir acumulando reservas, como o décimo terceiro.  Para isso, é preciso fazer uma estimativa da quantidade necessária para honrar estes compromissos, e tentar reservar recursos todo mês. É muito importante estabelecer uma meta para que gastos supérfluos não interfiram nesta “poupança”.
Esta dica também vale para qualquer gasto excessivo que se pretenda fazer. “Planejar é o caminho mais curto para atingir qualquer meta”, afirma Yamamoto.

2.     2.Parcelar os pagamentos

Muita gente vê com negatividade o parcelamento de despesas e a contratação de empréstimos ou financiamentos, mas o endividamento não deve ser encarado como um vilão. Desde que seja feito com uma avaliação criteriosa, não há porque temer o parcelamento de contas.
No caso das empresas, o retorno obtido ou o custo evitado com o investimento e/ou aplicação efetuada dos recursos captados devem ser superiores ao custo do endividamento. Já no caso das pessoas físicas, essa conta não é tão simples, mas as premissas são similares, por exemplo, contratar um empréstimo para evitar pagamento de juros do cartão de crédito ou do cheque especial é sempre mais vantajoso. Mas cuidado, sempre se pergunte: “será possível eu honrar o pagamento das prestações de um empréstimo?”

3.     3.Postergar os gastos
Sabe aquela promoção imperdível? Ou aquela liquidação de natal? Ou até mesmo aquela viagem maravilhosa? Tudo isso pode ser adiado! Exceto se você se planejou para efetuar tais gastos, nesta época do ano a hora é de controle e economia.
“Avaliar os gastos atuais e evitar compras desnecessárias, não só ajudará neste início de ano estressante, mas trará uma economia permanente, possibilitando, no futuro, aquela viagem dos sonhos”, continua.

4.     4.Priorizar
Saber diferenciar os gastos inevitáveis, daqueles não tão urgentes é muito importante. Priorize sempre os gastos essenciais. Lembrando que pesquisas de preço podem e devem ser feitas.
Também é importante saber qual a melhor forma de pagamento para o seu bolso. Por exemplo, apesar de ser interessante pagar o IPVA e o IPTU em uma única parcela, devido à vantagem dos descontos concedidos, “zerar” as contas pagando a vista pode ser muito perigoso, uma vez que podem surgir imprevistos.  
Por isso vale refletir bastante antes de escolher a forma de pagamento. O cartão de crédito com pagamento do mínimo ou parcelado deve sempre ser evitado graças às multas abusivas. Esse, na verdade, é o principal fator de descontrole financeiro das famílias brasileiras!

5.     5.Aproveitar as Oportunidades
Sobrou dinheiro? Viaje! Curta as férias e aproveite! Caso não tenha sobrado muito é possível divertir-se com programas baratos ou até gratuitos: um piquenique no parque, uma visita aos museus da cidade, um cineminha... Use sua imaginação e não se esqueça de planejar-se ainda mais para o próximo ano.






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