Com
informações mais completas e seguras, sistema permitirá no futuro oferecer
serviços sem necessidade de presença física do cidadão
Para ampliar a prestação de serviços
eletrônicos de forma mais interativa, abrindo novas possibilidades de
relacionamento com os cidadãos por meio dos diversos canais de atendimento, o
Poupatempo informa que a partir desta segunda-feira, 12, algumas melhorias
foram introduzidas no sistema de cadastro de usuários no portal da internet e
no aplicativo para celulares ‘SP Serviços’.
O objetivo da mudança
é garantir total segurança nos serviços virtuais, com maior economia de tempo
dos cidadãos e serviços mais ágeis, inteligentes, personalizados e
diversificados.
Conhecendo melhor
cada cidadão que acessa os seus serviços por meios eletrônicos, o Poupatempo
poderá enviar alertas, por exemplo, sobre data de vencimento da CNH ou
necessidade de atualizar outros documentos. Também será possível oferecer
outras facilidades pela internet, como o pagamento online de taxas para emissão
ou renovação de documentos.
No futuro muitos
serviços poderão ser oferecidos pela internet, equipamentos de autosserviços ou
aplicativo de celular, sem a necessidade de comparecimento presencial nos
postos Poupatempo.
O cadastro usado até
hoje tinha 11 campos, sendo 7 de preenchimento obrigatório. O novo cadastro a
partir de hoje passa a ter 18 campos, sendo 12 de preenchimento obrigatório.
Os novos campos
serão: CEP, Endereço Residencial, nº, Bairro, UF e Cidade. Se o CEP informado for localizado, os
campos Endereço Residencial, Bairro, UF e Cidade serão preenchidos
automaticamente.
Quem já tem cadastro
no portal poderá completar os dados da próxima vez que precisar agendar
atendimento ou consultar informações sobre serviços.
A mudança no cadastro
também garantirá informações mais completas para o planejamento do futuro do
Programa Poupatempo, que vai completar 20 anos em 2017. Além disso, o sistema
de informações vai permitir que o programa preste atendimento personalizado,
com base no histórico de cada cidadão.
Criado em 1997 pelo
ex-governador Mario Covas, o Poupatempo sempre buscou a excelência no
atendimento. Atualmente o programa busca modernizar-se diante do novo perfil
dos usuários, cada vez mais conectados por meio de plataformas móveis,
especialmente pelo telefone celular.
"O Poupatempo já
é reconhecido pelo público pelo excelente atendimento e as pesquisas comprovam
isso", comenta Ilídio Machado, superintendente de Novos Projetos.
"Agora o Poupatempo quer melhorar o relacionamento com o cidadão e levar
os serviços e informações até onde ele estiver pela internet ou pelo celular”.
O Poupatempo pede
desculpas por eventuais transtornos que a mudança possa causar aos usuários e
destaca que vem trabalhando diariamente para simplificar a vida dos cidadãos e
aumentar a eficiência do setor público por meio de soluções tecnológicas
inovadoras
Programa
Poupatempo
O Poupatempo é um
programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão
da Prodesp – Tecnologia da Informação, que, desde a inauguração do primeiro
posto, em 1997, já prestou mais de 516 milhões de atendimentos. Atualmente
conta com 72 unidades, instaladas em todas as regiões administrativas do
Estado, que atendem mais de 175 mil cidadãos por dia. Em 2016, o
Poupatempo foi eleito pelo segundo ano consecutivo o ‘melhor serviço público de
São Paulo’ pelo Instituto Datafolha. Em pesquisa anual de satisfação, o
Poupatempo obteve 97% de aprovação dos usuários. A Prodesp, que administra o
Poupatempo desde a sua criação, foi eleita em 2016 a ‘melhor indústria digital
do Brasil’, no ranking Melhores &
Maiores da revista Exame.
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