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terça-feira, 3 de outubro de 2023

Como ser o melhor cliente interno de serviços de marketing


Há quase duas décadas, distante do meu primeiro cargo executivo, onde deixei minha posição de coordenador em Curitiba para assumir a gerência de marketing de um Centro Universitário no interior de São Paulo, muitas transformações ocorreram na disciplina de marketing e em mim.

Apesar das mudanças significativas que presenciei, uma coisa permaneceu inalterada ao longo desses anos: a postura de alguns clientes corporativos em relação aos processos de comunicação e marketing.

Durante esse período, acumulei diversas lições de gestão de marketing que gostaria de compartilhar aqui.

A primeira delas é que todos têm uma opinião sobre marketing, mesmo aqueles que afirmam não serem profissionais da área. Na realidade, não deveria haver um: "... não sou profissional de marketing, mas...". Se você não é um profissional de marketing, é importante reconhecer isso.


Outra lição crucial é que um simples "não gostei" não constitui um rebriefing adequado.

É fundamental fundamentar os feedbacks com orientações técnicas. Uma vez que cada ação de marketing deve ser respaldada por um pensamento estratégico, da mesma forma, qualquer negação de uma ideia deve ser baseada em uma análise estratégica sólida.


É vital lembrar que os profissionais de marketing são seres humanos.

A comunicação desperta desejos e emoções, mas é essencial manter a cortesia, resiliência e profissionalismo, mesmo nos momentos mais desafiadores de uma crise.

Um ponto importante a ser considerado é que “toda ação de marketing é a ação de marketing mais importante para alguém”.

Trabalhar em marketing requer paciência, pois cada dia amanhece com uma nova crise, com a pressão constante para entregar a "ação de marketing mais importante para uma pessoa". Os departamentos de marketing frequentemente enfrentam o desafio de priorizar entre ações importantes e urgentes, e os clientes nem sempre compreendem completamente essa gestão.


Outra realidade é que o trabalho de marketing tende a expandir até ocupar todo o tempo disponível.

Enquanto houver prazos, alguns executivos estarão solicitando "refações" e ajustes. É importante aceitar que a perfeição absoluta é uma ilusão, especialmente no marketing, e respeitar os prazos estabelecidos.

Marketing envolve muitas áreas, sendo duas das mais cruciais o prazo e o briefing.

Em relação ao prazo, é importante entender que campanhas precisam de tempo para amadurecer e gerar resultados. Até mesmo os velozes algoritmos precisam de tempo para otimizar conteúdos online. Quanto ao briefing, a clareza e especificidade são fundamentais para um trabalho eficaz.

Surpreendentemente, muitas demandas gráficas poderiam ser facilmente resolvidas através de textos, como ofícios e e-mails. Eu diria 80% delas. Evitar demandar solicitações criativas para informações que não requerem tal abordagem é uma prática sensata.


É essencial reconhecer que quase nada é adequado para redes sociais.

Cerca de 80% dos briefings incluem a orientação de utilizar Redes Sociais e o Site como canais de divulgação.

No entanto, essas mídias se tornaram mídias de massa, e mensagens específicas devem ser direcionadas para públicos relevantes. A superexposição de mensagens nas redes sociais pode saturar o canal e prejudicar a eficácia da comunicação.


Dar feedbacks é uma prática importante, mesmo quando são positivos.

Concentrar-se apenas em pontos de melhoria pode criar tensões nas relações. Portanto, elogiar a equipe responsável pelas entregas é igualmente fundamental.


Não existe um botão mágico para tornar o conteúdo viral. O engajamento de uma audiência e seu compartilhamento são imprevisíveis e difíceis de controlar. Embora existam boas práticas, a expectativa de que algo se torne viral pode ser frustrante.


Compreender o orçamento é fundamental para o sucesso. Oferta, tempo de campanha e orçamento para audiência são três fatores-chave. É importante reconhecer que recursos são limitados, e mesmo permutas envolvem custos.

Por fim ser acessível e envolvido é uma prática que acelera os processos internos e contribui para entregas mais rápidas. Responder a ligações, e-mails e mensagens de WhatsApp de forma eficiente reduz o tempo de deliberação interna, permitindo que as equipes criativas, fornecedores e canais de mídia entreguem resultados mais rapidamente.

Em resumo, ser um bom cliente corporativo de serviços de marketing envolve reconhecer a expertise dos profissionais de marketing, fornecer feedbacks construtivos, entender a importância do tempo e do briefing, evitar a sobrecarga de redes sociais com mensagens irrelevantes, valorizar a comunicação clara e ser consciente do orçamento disponível. Ao adotar essas práticas, é possível construir relacionamentos mais produtivos e obter resultados mais eficazes nas estratégias de marketing.

 

Rafael Villas Bôas - Marketing I Comercial I Inovação


A Personalização do atendimento é a chave para ganhos de competitividade

Foram-se os dias em que as pessoas estavam limitadas a estabelecimentos físicos ou às prateleiras virtuais da internet. Hoje, os consumidores desfrutam da liberdade de selecionar os canais por meio dos quais preferem realizar suas compras, possuindo uma compreensão aprofundada de suas próprias preferências, optando pelos modos de interação que melhor se alinham com seus perfis únicos e locais de transação preferidos. Como resultado, o campo de batalha pela lealdade do cliente intensificou-se, com empresas competindo para oferecer a mais envolvente variedade de serviços e produtos. 

De acordo com o estudo Tendências do Varejo 2023, divulgado em março pela Opinion Box e Dito, impressionantes 84% dos brasileiros agora preferem experiências de compra integradas, que mesclam perfeitamente os mundos físico e online. Entre os entrevistados, 72% expressaram a expectativa de serem reconhecidos como indivíduos distintos, antecipando que as empresas decifrarão habilmente seus interesses únicos e 73% dos consumidores manifestaram preferência por empresas que já adotam essa abordagem. 

Nesta luta contínua pela aquisição de clientes, dois fatores críticos destacam-se como os pilares do sucesso: um atendimento excepcional ao cliente e uma experiência personalizada para o consumidor, especialmente quando esses fatores são adaptados às necessidades e preferências individuais. 

O atendimento bem-feito desempenha um papel indispensável na confiança entre os clientes e as empresas. Consequentemente, o atendimento emerge como o pilar para obter uma vantagem competitiva, já que os clientes se inclinam para empresas nas quais confiam. 

A experiencia personalizada, impulsiona as vendas oferecendo produtos e serviços que estejam alinhados com as preferências individuais. Compradores satisfeitos se transformam em defensores da marca, promovendo fervorosamente aspectos positivos por meio de diversos canais e inspirando outros a seguirem o mesmo caminho. Afinal, quem entre nós nunca buscou a sabedoria de colegas e comentários antes de fechar uma compra? 

As empresas que buscam se destacar nesse cenário altamente competitivo devem adotar cada vez mais as seguintes abordagens estratégicas:

 

·         Segmentação Automática de Clientes: utilizando o poder da inteligência artificial, as empresas podem aprofundar sua compreensão do comportamento e das preferências dos consumidores, aprimorando seu atendimento para alinhar com seu público-alvo.

·         Plataformas Omnichannel com Integração de IA: dada a crescente interconectividade dos consumidores e seu fácil acesso às inovações do mercado, a interação multicanal tornou-se imperativa para o sucesso empresarial. A tendência é que as empresas adotem plataformas que integrem de maneira transparente sua comunicação e ofertas de serviços em diversos canais.

·         Suporte Proativo e Acompanhamento Personalizado: a jornada de interação com os clientes deve ser construída usando os insights derivados do entendimento das suas necessidades. Soluções inteligentes de chatbot surgem como uma necessidade, adaptando-se à linguagem dos usuários e oferecendo uma variedade de ações, desde a resolução de problemas até a assistência ou o acompanhamento de clientes durante o processo de compra. 

Nesse percurso, onde as empresas reconhecem cada vez mais o cliente como o ponto focal de suas operações, a relação entre consumidores e marcas adquirirá novas dimensões. A variedade de escolhas disponíveis para os clientes continuará expandindo, e a qualidade dos serviços das empresas será submetida a uma análise cada vez mais intensa. As empresas que se destacarão serão as que verdadeiramente compreendem e satisfazem as necessidades do seu público.

 

Cristiane Reis - Chief Business Officer da Robbu


Mentoria Virtual: Muita luz, pouca Ação!

Em um mundo onde as redes sociais são o palco principal da vida moderna, uma nova febre parece ter tomado conta dos holofotes digitais: a mentoria online. Todos querem ser mentores, todos buscam mentores, num frenesi de sabedoria compartilhada que, paradoxalmente, parece gerar mais estagnação do que progresso.

Vivemos na era do conhecimento livre e compartilhado, onde um oceano de saberes se abre diante de nossos olhos com um simples clique. Proliferam-se infinitas lives, webinars e workshops prometendo desbloquear o potencial criativo e profissional que, supostamente, jaz adormecido em cada um de nós. Entretanto, será que tanta mentoria tem, de fato, levado a ações concretas e transformações palpáveis? Ou será apenas mais uma cortina de fumaça na grande ilusão digital?

 

Mestres do nada, aprendizes de tudo

Ao analisarmos mais de perto o fenômeno das mentorias online, percebemos uma profusão de “gurus” oferecendo conselhos, dicas, truques e segredos para o sucesso. No entanto, muitos destes autoproclamados mestres nunca pisaram fora do cálido conforto do teórico, do hipotético, do ideal. São profetas do saber, mas não do fazer, mestres da retórica, mas não da prática.

É claro, a transmissão de conhecimento é vital e necessária, mas quando se torna um fim em si mesma, corre-se o risco de criar uma geração de sonhadores improdutivos, de criativos sem criação, de profissionais sem profissão. A ação, a experiência prática, o “aprender fazendo” são deixados em segundo plano, sufocados por uma avalanche de teorias, conceitos e palavras bonitas.

 

A Inércia digital

O excesso de informação e de mentoria parece criar, paradoxalmente, uma paralisia, um estado de inércia digital. É como se, inundados por tantas possibilidades, tantos caminhos e tantas vozes, nos perdêssemos em um mar de indecisão e inação. O potencial criativo e profissional, ao invés de ser liberado, parece ficar ainda mais enclausurado, prisioneiro de um ciclo interminável de aprendizado teórico sem aplicação prática.

 

A chama da ação

A crítica aqui não é à mentoria em si, mas ao desequilíbrio entre o aprender e o fazer, entre o saber e o agir. Precisamos reacender a chama da ação, equilibrar a balança entre a teoria e a prática, entre a mentoria e a experiência. É tempo de colocar a mão na massa, de transformar palavras em atos, de fazer com que o potencial adormecido desperte e se manifeste no mundo real.

É fundamental questionarmos: os conselhos, as dicas, as orientações que recebemos estão sendo convertidos em ações concretas? Estão, realmente, nos levando a um crescimento real e a uma transformação efetiva? Ou estão apenas alimentando nosso ego e nosso intelecto, enquanto nossa capacidade de agir e criar permanece adormecida?

 

Conclusão: equilíbrio e transformação

A mentoria online tem seu valor e seu lugar, mas não pode substituir ou obscurecer a importância da ação e da experiência prática. É preciso equilibrar o saber e o fazer, transformar o potencial em poder, a teoria em prática, a mentoria em ação. Só assim poderemos, verdadeiramente, deslanchar nossos potenciais criativos e profissionais e construir um futuro mais rico, mais diverso e mais autêntico.

É o momento de sermos não apenas aprendizes e mestres do saber, mas também agentes e arquitetos da transformação. É o tempo de transcendermos a mentoria virtual e abraçarmos a ação real. É a hora de transformarmos não apenas nossas mentes, mas também nosso mundo

 

Francisco Carlos - CEO Mundo RH


Especialista explica 5 erros que afastam investidores do seu negócio

Evane Arthur destaca que evitar esses erros comuns pode aumentar suas chances de conquistar investidores 

 

Conquistar investidores é um passo crucial para o crescimento de qualquer negócio. No entanto, muitos empreendedores cometem erros que afastam potenciais apoiadores financeiros. Para evitar esses obstáculos e atrair investidores, Evane Arthur Oliveira, consultor em administração financeira, destaca os cinco erros mais comuns que afastam investidores e os conselhos para evitá-los.



Erro 1: Falta de um plano de negócios sólido

Investidores procuram empresas bem estruturadas com planos de negócios sólidos. Evane enfatiza a importância de um plano de negócios detalhado, que inclua análises de mercado, estratégias de crescimento, projeções financeiras realistas e um plano de saída.



Erro 2: Ignorar o mercado e a concorrência

Investidores desejam entender como sua empresa se destaca no mercado e como ela se compara à concorrência, “Recomendo realizar uma análise de mercado aprofundada, identificar pontos fortes e fracos da concorrência e mostrar como sua empresa se posiciona de forma única”, afirma o especialista.



Erro 3: Não demonstrar rentabilidade a longo prazo

Os investidores procuram retornos financeiros sustentáveis, “É precisou demonstrar como sua empresa planeja alcançar lucratividade a longo prazo. Isso pode incluir estratégias de redução de custos, diversificação de receitas e estratégias de crescimento bem pensadas”, destaca o profissional.



Erro 4: Negligenciar a transparência financeira

A falta de transparência financeira é um erro grave, “É imprescindível manter registros financeiros precisos, mostrar um histórico de desempenho sólido e estar preparado para responder a perguntas detalhadas sobre as finanças da empresa”, acrescenta Arthur.



Erro 5: Não valorizar relacionamentos com Investidores

Os investidores não se limitam a injetar dinheiro; muitas vezes, eles trazem experiência e conexões valiosas, “Precisamos valorizar os relacionamentos com investidores, mantendo uma comunicação constante, compartilhando atualizações e sendo receptivo a conselhos e orientações”, acrescenta.

Atrair investidores é um desafio que exige preparação e atenção aos detalhes. Evane destaca que evitar esses erros comuns pode aumentar significativamente suas chances de conquistar investidores para o seu negócio, “Com um plano de negócios sólido, transparência financeira, e um foco no relacionamento com investidores, você estará no caminho certo para atrair o apoio necessário para o crescimento da sua empresa”, finaliza o profissional.
  



Evane Arthur Oliveira - consultor em administração financeira, auxiliar de pesquisa no CPAH - Centro de Pesquisa e Análises Heráclito e ex-membro da Mensa, sociedade de pessoas com alto QI. Atualmente estudante de neurobusiness e antropologia. Também professor de artes marciais, o especialista se dedica ao uso da inteligência e da doutrina no mundo dos negócios.


Novos rumos profissionais: 25% dos brasileiros pretendem trocar de emprego

 Um estudo revela que 44% dos entrevistados se sentem sobrecarregados em suas funções

 

Um recente estudo da PwC, intitulado "Global Hopes and Fears 2023", trouxe à tona um cenário preocupante para o mercado de trabalho no Brasil. A pesquisa revelou que um expressivo 25% dos brasileiros planejam trocar de emprego nos próximos 12 meses. Esse dado chama a atenção para um crescente sentimento de insatisfação entre os trabalhadores do país em relação aos cargos que ocupam.

 

Motivos da Insatisfação

 

Segundo os especialistas, as principais razões que levam os brasileiros a considerar a mudança de emprego são de natureza financeira e profissional. Cerca de 21% dos trabalhadores no Brasil relatam dificuldades para pagar suas contas mensais, um número que supera a média mundial, que é de 17%. Para André Minucci, mentor de empresários, isso indica que a pressão financeira está motivando muitos a buscar alternativas de emprego para melhorar sua situação econômica. 

Além disso, muitos funcionários não enxergam oportunidades de crescimento dentro de suas empresas atuais, o que os leva a buscar novas oportunidades em outros lugares. “A falta de perspectiva de desenvolvimento profissional é um fator determinante na decisão de trocar de emprego para muitos brasileiros”, comenta.


Equilíbrio Pessoal e Profissional

 

Outro fator que contribui para a insatisfação no trabalho é a sobrecarga de tarefas. O estudo revela que 44% dos entrevistados se sentem sobrecarregados em suas funções, o que afeta negativamente o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. 

Para lidar com esse problema, muitos profissionais estão buscando maneiras de desenvolvendo habilidades visando gerenciar melhor o estresse e os conflitos no ambiente de trabalho. André observa que começar um treinamento de inteligência emocional, pode capacitar os profissionais a aprimorar suas habilidades de lidar com emoções e gerenciá-las de maneira saudável.


O Impacto do Turnover nas Empresas

 

O fenômeno do turnover, que se refere à alta rotatividade de funcionários nas empresas, é uma realidade que muitas organizações brasileiras estão enfrentando. De acordo com um levantamento realizado pela Robert Half, o Brasil lidera o ranking mundial de turnover. Essa constante saída de colaboradores pode causar prejuízos significativos para as empresas, incluindo custos com recrutamento e treinamento de novos funcionários.

 

Como Evitar o Turnover

 

Para evitar o problema do turnover e manter talentos essenciais em suas equipes, as empresas podem adotar várias estratégias:

 

Flexibilidade com Horários: Oferecer horários flexíveis aos funcionários pode ajudar a equilibrar suas vidas pessoais e profissionais, reduzindo o estresse e melhorando a satisfação no trabalho.

 

Plano de Carreira: Estabelecer planos de carreira claros e oportunidades de desenvolvimento profissional pode incentivar os funcionários a permanecerem na empresa a longo prazo.

 

Política de Benefícios: Oferecer uma política de benefícios competitiva, pode ser um fator importante na retenção de talentos.

 

Feedbacks: Fornecer feedbacks regulares aos funcionários, destacando seus pontos fortes e áreas de melhoria, ajuda a criar um ambiente de trabalho mais positivo e produtivo.

 

Treinamento com as Equipes: Investir em treinamento e desenvolvimento da equipe pode melhorar o desempenho e a satisfação dos funcionários, tornando a empresa mais atraente como local de trabalho.

 

De acordo com André, o aumento da insatisfação no trabalho no Brasil, evidenciado pela pesquisa da PwC, exige que as empresas adotem estratégias para reter talentos e criar ambientes de trabalho mais saudáveis e produtivos. “O alto índice de turnover no país é um alerta para a importância de investir na satisfação e no desenvolvimento de seus funcionários”, finaliza.

 

 


Facebook e instagram: @minuccirp e @andreminucci



Discovery: como fazer a diferença na gestão de projetos?

Obter êxito na execução de projetos de software é o objetivo de toda empresa. Entretanto, para conquistar esse resultado, é fundamental ter explícito aspectos importantes que guiem essa jornada, desde o cálculo de um orçamento adequado até a elaboração de uma visão das funcionalidades(roadmap) aderente as reais necessidades. Certamente, deixar claro todos esses pontos pode ser uma tarefa complexa, o que reforça a importância da utilização de métodos adequados, como é o caso do discovery.

Antes da realização de qualquer projeto, é necessário compreender a fundo quais as dificuldades que precisam ser supridas por meio deste trabalho. Sendo assim, o Discovery, ou descoberta, trata-se do processo de imersão exploratório que antecede a fase de desenvolvimento, e tem como missão principal descobrir qual o problema mais importante a ser resolvido para que, a partir disso, se consiga formular a melhor solução a ser adotada.

Por mais que possa parecer uma atividade simples a ser seguida, muitas organizações têm dificuldades quanto a aplicação dessa prática. Isso é, na maioria das vezes, se tem o entendimento da importância de melhorias que precisam ser feitas na empresa, mas não é determinado, com clareza, três pontos fundamentais para essa assertividade: o que, por que, e como isso precisa ser feito.

Quando falamos de discovery, sua aplicação é comumente relacionada ao uso na área de tecnologia. Sendo assim, se uma empresa possui um time de TI, logo a área pode se encarregar da gerência de tais projetos, certo?  Na verdade, a realidade comprova que não é bem assim. Até porque, de nada adianta desenvolver algo com um viés puramente tecnológico, mas que não se enquadre na expertise do negócio e não atenda os objetivos esperados.

Por isso, o discovery destaca-se como abordagem eficaz, uma vez que além de ajudar no aprofundamento das dores enfrentadas pela companhia, também são intrínsecos em sua aplicação as fases de experimentar, idear, inovar, prototipar e testar. Assim, a empresa pode compreender o que realmente precisa, bem como avaliar aquilo que irá trazer o melhor custo x benefício.

Claramente, os ganhos que essa metodologia pode render no processo de desenvolvimento de projetos, brilham os olhos. Porém, para que sua prática seja assertiva, é primordial estabelecer um processo democrático, em que os membros da equipe sejam envolvidos por meio de reuniões e alinhamentos, abrindo espaço para que exponham e compartilhem ideias, participando de todo o processo de desenvolvimento.

Até porque, segundo o Chaos Report 2020 do Standish Group, a adoção de metodologias ágeis no desenvolvimento de software, tem resultado em média, três vezes a mais de sucesso quando comparado a metodologias tradicionais de desenvolvimento. Isso se deve, justamente, a adoção de processos iterativos, com etapas mais curtas e com a participação ativa do cliente, tanto na ideação, quanto na validação das hipóteses e entregas. E o discovery é justamente um dos principais pilares dessa mentalidade, que potencializa o sucesso por meio de um processo colaborativo e eficaz.

É importante enfatizar que o discovery não é realizado do dia para a noite, uma vez que diversos aspectos da companhia precisarão ser visitados para a formulação do documento final que irá nortear o projeto. Nessa jornada, ter o apoio de uma consultoria especializada nesse tipo de abordagem, é um importante passo rumo ao sucesso.

Afinal, o time terá apoio de profissionais que irão ajudar a empresa em cada etapa, a alinhar os objetivos adequadamente, bem como equiparar os resultados que farão a diferença no final, que levarão em conta as dificuldades e dores que precisam ser sanadas – tudo isso, alinhado às melhores práticas do mercado, eliminando os riscos e chances de erros.

Toda empresa almeja obter o sucesso nos seus projetos, mas isso dependerá de qual o caminho será seguido e de que forma isso irá acontecer. Tendo em vista essa relação, o discovery se destaca como um dos principais elementos que contribui para a maior e melhor assertividade, garantido um retorno rápido e favorável que vem ao encontro do buscado pela companhia, unificando três alicerces: tecnologia, negócio e o cliente.

Ao conciliar esses pilares, é possível traçar metas e objetivos com agilidade e eficiência, e garantir assertividade em toda execução do projeto. Afinal, mais do que ajudar a desenvolver, o discovery tem a missão de guiar a descoberta, e favorecer o encontro do caminho da excelência.

 

José Augusto Lunardelli ´- Product Owner da Viceri-Seidor.

Viceri-SEIDOR
www.viceri.com.br


A Marca é o maior ativo da empresa


Vivemos num mundo caracterizado pelo estresse do dia a dia, pela rapidez com que tudo acontece, pela permanente mudança de hábitos e atitudes, pela competitividade dos recursos financeiros e humanos, pela instabilidade e incerteza, e pela constante exigência com o sucesso.

 

É neste contexto que as marcas se assumem como o ativo mais relevante e valioso nas organizações. As marcas constituem a principal garantia de confiança, de reconhecimento de qualidade e ainda o símbolo mais expressivo das decisões de compra e consumo de produtos e serviços.

 

A própria gestão das marcas mudou. Ontem o foco residia no cliente, hoje a visão é mais ampla e contempla os diferentes stakeholders porque todos podem ser embaixadores ou detratores. O foco apontava para a miopia da teoria dos tradicionais 4P’s, hoje tem de ser considerado todo um storytelling e uma experiência de 360º.

 

Hoje existem diferentes soluções para diferentes necessidades devendo ser considerada a multiplicidade e sinergia de touchpoints; os colaboradores eram catalogados como recursos humanos, mas são capital humano e como tal um fator decisivo pelo alinhamento, compromisso e impacto nos resultados; se ontem o investimento nas marcas estava do lado dos custos, hoje é uma fonte de proveitos e com valor financeiro associado.

 

O novo mundo e a nova economia trouxeram a exigência de um gestor de marca com competências globais e multidisciplinares, e a implementação de um modelo de gestão de marca integrado, consistente, transversal e dinâmico. O reconhecimento e a certificação deste modelo de gestão e de gestor de marca são uma realidade, e quem não evoluir e não se adaptar esta nova realidade não vai sobreviver (Darwinismo).

 

Este modelo de gestão de marca permite analisar, construir e avaliar a força e o valor financeiro das marcas, obedecendo a um conjunto de normas sob a certificação das ISO20671 e ISO10668, que identificam e exploram diferentes dimensões e métricas científicas de análise.

 

Partilhando uma visão macro deste modelo, são apontados três grandes desafios e competências para a construção de força e valor financeiro das marcas:

 

1.  Identificar, mapear e dimensionar todos os stakeholders que têm impacto na construção da força de marca (não só para os clientes e consumidores, mas para todos os stakeholders; há setores de atividade em que a rede de stakeholders é tão complexa que o peso direto de clientes e consumidores pode não ultrapassar os 40%), definindo também os seus hábitos, atitudes, expetativas e comportamentos.

2.  Identificar todas as variáveis e indicadores quantitativos de suporte a uma correta análise daquilo que é externo às marcas, nomeadamente o ambiente político, econômico e social; tratam-se de dimensões que não são controláveis pela gestão mas que podem ter um enorme impacto na performance da economia, das diferentes indústrias, empresas e marcas (próprias e concorrentes).

3.  Mapear, dimensionar e monitorizar de uma forma contínua as dimensões e atributos de controlo interno: relação emocional e comportamental com os diferentes stakeholders, reputação (percepções), experiência (realidade), resultados da atividade no mercado (proteção legal, quotas de mercado e comunicação, cobertura geográfica, logística, preço, touchpoints, equipe e saúde financeira).

 

Como ponto de partida, há que ter em atenção que a importância e os pesos das diferentes dimensões e dos seus atributos são diferentes entre setores de atividade e mudam também com alterações de contexto. E como ponto de conclusão, há que considerar também que a análise isolada de qualquer um destes conceitos, dimensões ou atributos sem que seja no modelo integrado pode incorrer em enormes riscos de decisões incorretas e com elevados impactos no valor financeiro dos negócios e das marcas.

 

Os líderes das organizações, que são os reais gestores das marcas através da sua visão, conduta e capacidade de comunicação, têm a capacidade influenciar os stakeholders moldando as suas percepções e experiência. Mais do que nunca, têm de ter agilidade e capacidade de tomar decisões rápidas, têm de assegurar o alinhamento e o compromisso de todos os colaboradores e dos demais stakeholders.

 

Precisam estar familiarizados com todos os detalhes de estrutura e processos de forma a avaliar toda a organização e gerir simultaneamente planos de continuidade e alterações profundas que permitam fazer emergir marcas e negócios mais fortes.

 

É necessário colocar no radar que definir ou reforçar a cadeia de comando e responsabilidades, além de procurar e reforçar soluções que estejam alinhadas com o propósito da organização e do negócio, têm de abraçar as obrigações das marcas com a sociedade, assegurar a sustentabilidade da organização com horizontes onde a estratégia e o talento interno. 

Ter um foco conjunto, promover uma comunicação clara e eficaz, e por fim têm de ter uma atitude transparente e ética.


Pedro Tavares - CEO da OnStrategy - https://www.onstrategy.com.pt


Poupatempo funciona normalmente nesta terça-feira, 3 de outubro

           

Os postos do Poupatempo da capital e Região Metropolitana funcionarão normalmente na terça-feira, dia 3 de outubro. 

Em decorrência do anúncio de greve dos metroviários e trabalhadores da CPTM, a recomendação aos usuários com horário agendado, que não conseguirem comparecer presencialmente aos locais de atendimento, é reagendar os serviços para uma nova data ou realizar as solicitações pelos canais digitais, sem sair de casa.  

Os agendamentos podem ser feitos no portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento ou ainda pelo WhatsApp, no número (11) 95220-2974. 

Atualmente, o Poupatempo disponibiliza mais de 280 opções de serviços eletrônicos, como a renovação de CNH, pesquisa de débitos e pontos na CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho Digital, seguro-desemprego, Atestado de Antecedentes Criminais, entre outros.


segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Outubro Rosa no West Plaza terá programação especial de apoio e conscientização sobre o câncer de mama



Shopping na zona oeste de São Paulo lança campanha em parceria com o Instituto Amor em Mechas. Durante o mês de outubro, o empreendimento terá corte de cabelo solidário, roda de conversas, oficinas artesanais, entre outras atividades temáticas


O mês de outubro é internacionalmente reconhecido como “Outubro Rosa”, período dedicado à conscientização sobre o câncer de mama e a promoção da importância da detecção precoce da doença. Segundo dados do INCA – Instituto Nacional de Câncer, no Brasil, são esperados 704 mil casos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025, com destaques para as regiões sul e sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência. Visando propagar a importância do assunto, o West Plaza, tradicional shopping na zona oeste de São Paulo, terá uma programação especial repleta de atividades que apoiam pacientes e conscientizam sobre a importância da prevenção durante todo o mês de outubro. 

Desde o dia 1º, o shopping, em parceria com o Instituto Amor em Mechas, terá diversas ações gratuitas em uma loja temporária e exclusiva. Serão oferecidos consultoria sobre direitos de pacientes oncológicos, onde será possível ter mais informações e tirar dúvidas relacionadas ao tratamento e aos recursos disponíveis; aula sobre confecção de brincos grandes e de cachecol, permitindo aos participantes expressarem a criatividade na produção de diferentes peças; rodas de conversas; corte de cabelo solidário para arrecadação de mechas que podem compor perucas, entre outras atividades.

A ideia é promover a interação entre pacientes de quimioterapia e pessoas que se solidarizam, com o objetivo de conscientizar sobre a importância do checkup para prevenção do diagnóstico da doença.

O espaço no West Plaza estará no 2º Piso do Bloco B e a expectativa é receber dezenas de visitantes durante a programação ao longo de todo o mês de outubro. “Este é o segundo ano em parceria com o Instituto Amor em Mechas. Em 2022, a ação atendeu dezenas de pessoas e contribuiu para elevar a autoestima de muitas mulheres, além de propagar informações relevantes sobre um assunto tão relevante. Mais do que apenas um espaço de programação gratuita, a proposta é terapêutica para quem participa, já que existe troca de informações, acolhimento e conforto”, comenta Geraldo Carvalho, superintendente do West Plaza.

É importante ressaltar que o câncer de mama não afeta somente as mulheres, mas também os homens, embora seja menos comum. O Outubro Rosa desempenha um papel crucial na conscientização e educação sobre a doença e na promoção da importância da detecção precoce, o que pode salvar vidas.

 

Outubro Rosa no West Plaza

Quando: até 31 de outubro

Loja social:  2º Piso – Bloco B

 

Agenda de atividades e horário de funcionamento do espaço:

Corte solidário -14h às 17h

  • 03/10 – 10h às 20h
  • 05/10 – 10h às 20h

Consultoria sobre Direitos de Pacientes Oncológicos com a especialista Dra. Edna Patriota –  10h às 12h

  • 06/10 – 10h às 20h
  • 07/10 – 10 às 20h

Aula de confecção de Brincos grandes com a Equipe de Jane Alves - 14h às 16h

  • 08/10 – 14 às 18h

Aula de Cachecol com as mãos com Yohan Hugger – 15h às 17h

  • 09/10 – 10h às 20h

Corte de cabelo solidário - 12h às 16h

  • 10/10 –16h às 20 h
  • 12/10 – Feriado: 14h às 18h
  • 13/10 –10h às 20h
  • 14/10 –10h às 20h

Roda de Conversa: Como seu pensamento pode melhorar a sua saúde. Com Douglas Rodrigues & Rodrigo Dantas @osmeninosdaconsciencia –15h às 17h

  • 15/10 –14 às 18h

Aula de Cachecol com as mãos com Yohan Hugger – das 15h às 17h

  • 16/10 –10h às 20h

Corte solidário das 14h às 17h

  • 17/10 –10 às 20h
  • 19/10 –10h às 20h

Roda de conversa – A importância do acompanhamento psicológico durante o tratamento quimioterápico – com a psicóloga Daiane Daumichen – das 18 às 20h

  • 20/10 –10h às 20h
  • 21/10 –10 às 20h

Aula de confecção de Brincos grandes com a Equipe de Jane Alves - das 14h às 16h

  • 22/10 –14 às 18h

Aula de Cachecol com as mãos com Yohan Hugger –15h às 17h

  • 23/10 –10h às 20h

Corte solidário 12h às 16h

  • 24/10 –10 às 20h
  • 26/10 –10h às 20h

Consultoria sobre Direitos de Pacientes Oncológicos com a especialista Dra. Edna Patriota –10h às 12h

  • 27/10 –10h às 20h
  • 28/10 –10 às 20h

Aula de confecção de Brincos grandes com a Equipe de Jane Alves - 14h às 16h

  • 29/10 –14 às 18h

Corte de cabelo solidário – das 15h às 18h

Aula de Cachecol com as mãos com Yohan Hugger – das 15h às 17h

  • 30/10 –10h às 20h

Corte de cabelo solidário –15h às 18h

  • 31/10 – 10h às 20h

 

Endereço do shopping: Avenida Francisco Matarazzo - Água Branca, São Paulo – SP

Site: www.westplaza.com.br

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Mutirão gratuito de mamografia é promovido pela ONG Américas Amigas, com apoio da Konica Minolta, em Paraisópolis - São Paulo

Divulgação
 

A ação Américas Amigas no Outubro Rosa estará entre os dias 03 e 07 de outubro em Paraisópolis, São Paulo, para doar exames de mamografia para pessoas em situação de vulnerabilidade social


No mês da Conscientização Sobre o Câncer de Mama, a ONG Américas Amigas, com apoio da Konica Minolta, promove entre os dias 03 e 07 de outubro, um mutirão de mamografia gratuito em Paraisópolis, São Paulo, na Rua Itamotinga, 100 - Paraíso do Morumbi, São Paulo, em frente o pavilhão do G10 Favelas.

A semana dedicada ao Coletivo Pink tem por objetivo promover acesso a exames de mamografia para as mulheres da comunidade. Os exames são realizados de terça-feira a sábado, das 7h às 17h.

No triênio de 2023 a 2025, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que ocorrerão cerca de 73 mil novos casos de câncer de mama no país. Infelizmente, parte desses casos só será diagnosticada tardiamente, o que pode levar a um tratamento mais agressivo e pior prognóstico. “Nosso intuito é promover o acesso a mamografia em diversas partes do Brasil e com isso contribuir para a diminuição da mortalidade de câncer de mama no país”, afirma Andréa de Veiga Pereira, presidente da Américas Amigas.

A carreta tem capacidade de realizar 80 exames de mamografia por dia. A expectativa deste ano é atender mais de 400 pessoas em Paraisópolis.

As imagens dos exames serão impressas em filmes Konica Minolta, na impressora DryPro da multinacional japonesa pioneira e referência no desenvolvimento de equipamentos médicos voltados à detecção e diagnóstico por imagem. “Estamos extremamente satisfeitos com essa parceria, que tem um papel crucial na redução da taxa de mortalidade por câncer de mama”, comenta Livia Magnani, coordenadora de produtos da Konica Minolta Healthcare do Brasil.

Para realizar o exame, é necessário preencher um cadastro no link https://www.americasamigas.org.br/mamografias-gratuitas e atender critérios médicos e sociais, entre os quais:

  • Idade: acima dos 40 anos;
  • Nunca ter feito mamografia ou ter realizado o exame há mais de 12 meses;
  • Ter histórico de câncer de mama em familiares de primeiro grau (mãe, pai, irmãos ou filhos).

Após realizar o cadastro, a equipe da Américas Amigas entrará em contato para realizar o agendamento do exame.  

 

Sobre a Konica Minolta Healthcare do Brasil

A jornada da Konica Minolta começou há 150 anos, com a visão de ver e fazer as coisas de maneira diferente. Inovamos para o bem da sociedade e do mundo. O mesmo propósito que nos manteve em movimento, nos mantém em movimento agora.

Saiba mais em: https://www.konicaminoltahc.com.br/

 

Sobre a ONG Américas Amigas

Fundada em 2009, a Américas Amigas é uma Organização da Sociedade Civil, que tem como propósito contribuir e promover a redução da mortalidade por câncer de mama, principalmente para a população em situação de vulnerabilidade social, por meio de conscientização, informação e promoção de acesso à detecção e ao diagnóstico precoce da doença. A atuação da Américas Amigas está estruturada em três programas principais: doação de equipamentos e insumos, capacitação e treinamento de profissionais de saúde e doação de exames, além de ações de conscientização e informação sobre a doença.

Entidade sem fins lucrativos, a Américas Amigas cumpre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e, em 2022, foi considerada uma das 100 melhores ONGs em atividade no Brasil. Suas ações e projetos são desenvolvidos por meio de doações de empresas e pessoas físicas, além de parcerias com outras ONGs e serviços de saúde.

Para mais informações, www.americasamigas.org.br  e @americasamigasoficial.


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