Obter êxito na execução de projetos de software é o objetivo de toda empresa. Entretanto, para conquistar esse resultado, é fundamental ter explícito aspectos importantes que guiem essa jornada, desde o cálculo de um orçamento adequado até a elaboração de uma visão das funcionalidades(roadmap) aderente as reais necessidades. Certamente, deixar claro todos esses pontos pode ser uma tarefa complexa, o que reforça a importância da utilização de métodos adequados, como é o caso do discovery.
Antes da realização de qualquer projeto, é
necessário compreender a fundo quais as dificuldades que precisam ser supridas
por meio deste trabalho. Sendo assim, o Discovery, ou descoberta, trata-se do
processo de imersão exploratório que antecede a fase de desenvolvimento, e tem
como missão principal descobrir qual o problema mais importante a ser resolvido
para que, a partir disso, se consiga formular a melhor solução a ser adotada.
Por mais que possa parecer uma atividade simples a
ser seguida, muitas organizações têm dificuldades quanto a aplicação dessa
prática. Isso é, na maioria das vezes, se tem o entendimento da importância de
melhorias que precisam ser feitas na empresa, mas não é determinado, com
clareza, três pontos fundamentais para essa assertividade: o que, por que, e
como isso precisa ser feito.
Quando falamos de discovery, sua
aplicação é comumente relacionada ao uso na área de tecnologia. Sendo assim, se
uma empresa possui um time de TI, logo a área pode se encarregar da gerência de
tais projetos, certo? Na verdade, a realidade comprova que não é bem
assim. Até porque, de nada adianta desenvolver algo com um viés puramente
tecnológico, mas que não se enquadre na expertise do negócio e não atenda os
objetivos esperados.
Por isso, o discovery destaca-se como abordagem
eficaz, uma vez que além de ajudar no aprofundamento das dores enfrentadas pela
companhia, também são intrínsecos em sua aplicação as fases de experimentar,
idear, inovar, prototipar e testar. Assim, a empresa pode compreender o que
realmente precisa, bem como avaliar aquilo que irá trazer o melhor custo x
benefício.
Claramente, os ganhos que essa metodologia pode
render no processo de desenvolvimento de projetos, brilham os olhos. Porém,
para que sua prática seja assertiva, é primordial estabelecer um processo
democrático, em que os membros da equipe sejam envolvidos por meio de reuniões
e alinhamentos, abrindo espaço para que exponham e compartilhem ideias,
participando de todo o processo de desenvolvimento.
Até porque, segundo o Chaos Report 2020
do Standish
Group, a adoção de metodologias ágeis no desenvolvimento de
software, tem resultado em média, três vezes a mais de sucesso quando comparado
a metodologias tradicionais de desenvolvimento. Isso se deve, justamente, a
adoção de processos iterativos, com etapas mais curtas e com a participação
ativa do cliente, tanto na ideação, quanto na validação das hipóteses e
entregas. E o discovery é justamente um dos principais pilares dessa
mentalidade, que potencializa o sucesso por meio de um processo colaborativo e
eficaz.
É importante enfatizar que o discovery
não é realizado do dia para a noite, uma vez que diversos aspectos da companhia
precisarão ser visitados para a formulação do documento final que irá nortear o
projeto. Nessa jornada, ter o apoio de uma consultoria especializada nesse tipo
de abordagem, é um importante passo rumo ao sucesso.
Afinal, o time terá apoio de profissionais que irão
ajudar a empresa em cada etapa, a alinhar os objetivos adequadamente, bem como
equiparar os resultados que farão a diferença no final, que levarão em conta as
dificuldades e dores que precisam ser sanadas – tudo isso, alinhado às melhores
práticas do mercado, eliminando os riscos e chances de erros.
Toda empresa almeja obter o sucesso nos seus
projetos, mas isso dependerá de qual o caminho será seguido e de que forma isso
irá acontecer. Tendo em vista essa relação, o discovery se
destaca como um dos principais elementos que contribui para a maior e melhor
assertividade, garantido um retorno rápido e favorável que vem ao encontro do
buscado pela companhia, unificando três alicerces: tecnologia, negócio e o
cliente.
Ao conciliar esses pilares, é possível traçar metas
e objetivos com agilidade e eficiência, e garantir assertividade em toda
execução do projeto. Afinal, mais do que ajudar a desenvolver, o discovery
tem a missão de guiar a descoberta, e favorecer o encontro do caminho da
excelência.
Viceri-SEIDOR
www.viceri.com.br
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