
Iniciativa
inovadora que integra a campanha da Prefeitura de São Paulo é um anúncio
veiculado durante as noites mais frias exclusivamente aos usuários do serviço
de navegação por satélite Waze, para que acionem o acolhimento de quem acharem
que está passando frio pela cidade
Diante das previsões de recorde de frio para 2019
na Região Sudeste do Brasil nos próximos dias, com temperaturas em um dígito na
capital paulista, a Prefeitura
de São Paulo
começa a veicular na cidade a segunda fase de uma campanha publicitária, criada
pela agência Lua
Propaganda, com o
objetivo de conscientizar a população paulistana sobre como as baixas
temperaturas do inverno afetam as pessoas que vivem em situação de rua.
Intitulada “Não Seja Frio”, a ação mostra o trabalho de acolhimento que é feito
por agentes municipais por meio do número 156 de telefone, que está entre os
principais canais de comunicação da população com a Prefeitura.
Na sua primeira fase, a campanha chamou a atenção
da população porque utiliza fotos de verdadeiros moradores da cidade
que vivem em situação de rua em relógios de rua, cartazes em
abrigos de ônibus e no metrô paulistano – um modal de mídia denominado out of
home (OOH). Agora, uma iniciativa inovadora que integra a campanha é um
anúncio veiculado durante as noites de frio mais intenso, divulgando mensagens
para alertar usuários do serviço de navegação por satélite Waze
no sentido de que acionem, pelo telefone 156, os agentes de acolhimento da
prefeitura, sempre que virem alguma pessoa em situação de rua que possa estar
passando frio pela cidade.
Mensagens por telefone celular também serão
enviadas, durante as madrugadas, a taxistas e motoristas de veículos
compartilhados que atuam por
meio de aplicativos. Acordos nesse sentido já estão sendo negociados entre a
prefeitura e a SP Taxi, bem como com empresas de aplicativos de transporte. A
campanha conta ainda com comercial para televisão, spot para rádio e ações em
redes sociais. Tudo com o intuito de despertar a solidariedade da população
paulistana para que ligue para o telefone 156 a fim de que seja feito, durante
os períodos mais frios do ano, o acolhimento dos cidadãos que se encontram
vivendo em situação de rua, um público altamente heterogêneo e com diferentes
níveis de vulnerabilidade.
As baixas temperaturas durante o inverno se tornam
pesaroso problema para aqueles que se encontram em situação de rua e isso se
agrava quando a cidade registra níveis inferiores a 13 graus Celsius. “Um dos
três pilares definidos como prioritários pelo Prefeito Bruno Covas é o de
proteger as pessoas que vivem em São Paulo. Essa campanha vai exatamente nesse
sentido”, afirma Marco Antônio Sabino, Secretário de Comunicação da Prefeitura
de São Paulo.
A nova etapa da campanha está prevista para ser
deflagrada na mídia todas as vezes que as previsões do tempo sejam de que o
frio do inverno se intensifique na cidade, entrando no que o poder público
municipal chama de “Estado de Alerta”. O frio moderado, mais comum na cidade, é
considerado como “Estado de Atenção”.
Ficha Técnica
Anunciante: Prefeitura de São Paulo
Agência: Lua Propaganda
Título: Operação Baixas Temperaturas
Criação: Bertone Balduíno, Marcelo Diniz e Leandro Sanches
Produção: Thiago Lira
Mídia: Zezé França e Caroline Gomes
Atendimento: João Brito e Vitória Lima
Produtora/filme: Madre Mia
Direção/filme: Rafa Damy
Direção de fotografia: Bruno Zotto
Produtora de Som: Cabaret Produções
Aprovação/cliente: Marco Antônio Sabino e Isabel Amorim







